Fala Fernando! tá joia?
Esse lugar fica perto do rio são Francisco no municio de Luz, tempos atras passando por lá, parei pra dar uma olhada e fiquei doido.... eu sou um cara louco por macrofitas aquaticas, quem gosta de aquarios plantados pode imaginar como fiquei na hora que vi um alagado do tamanho de uns 6 ou7 campos de futebol ( isso de cada lado da estrada) cheio de cabomba furcata, Eleocharis (varias), E. tenelus, Cyperus (varios), Utricularias, Bacopas dente outras.
olha só...

vcs já viram U.gibba vegetando na terra firme??

engraçado né nunca tinha visto isso....
olha só a flor da C. furcata

uma bacopa sp.

pessoal neste lugar foi onde encontrei U.breviscapa segundo a identificação do Rodolfo, nesta ultima visita não vi a danada.... mas coletei algumas cabombas, pra tentar achar as danadinhas no meio das mesmas.
já em casa, separando aquala moçoroca de gibba, cabomba e outra coisitas mais, observei que tinha uma utricularia diferente, parece a breviscapa, mais sem aqualas ramificações (será que no inverno elas ficam assim??).depois que separar tiro umas fotos e coloco aqui pra vcs me ajudarem a identifica-las.
pessoal pra quem gosta de saber sobre o habitat das carnivoras, fiz alguns testes que tinha em mãos, foram os seguintes:
temperatura do ar=28 graus isso as 11:00
temperatura da agua=26 graus na profundidade de aprox. 25cm
dureza total= coisa entre 40dh
ph= +ou- 4,00
mesmo com a dureza muito baixa, a terra do alagado teve ter altas consentrações se ferro, pois as cabombas cresem melhor e mais vermelhas devido ao fe.
eu não fiquei muito tempo lá pois eu tava sozinho, e nesse lugar provavelmente deve ter alguns jacares, sucuris, onças, etc.pq tem muita capivara lá..........

inté mais....