Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 06.05.2025(Ter)5:47

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Carbonita - Itacambira - Grão Mogol - Botumirim 1 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Carbonita - Itacambira - Grão Mogol - Botumirim 1
Este começo de ano viajei para estas 4 localidades procurando orquideas e pcs. Posso dizer que achei muitas e finalmente pude encontrar D. Grãomogolensis uma planta que sempre sonhei em ver na natureza.

Este primeiro post vai Cobrir Carbonita e Grão Mogol

Carbonita fica ao sul da região de Itacambira e de lá podemos até observar ao longe as serras. Tem uma altitude mais baixa (entre 600-900 mts), E é uma zona que ja foi quase que completamente tomada por plantações de eucalipto. Mesmo assim ainda reserva surpresas interessantes em suas interminaveis grotas e em seu terreno excessivamente ondulado.

As margens do Rio Soledade pude encontrar D. tomentosa crescendo em populações de tamanho consideravel, em um ambiente que nunca achei que fosse tão propicio para carnivoras. Na beira de um rio um tanto sombreado. Em grão mogol achei delas crescendo bem sombreadas tb então pude ver que não são tão assim exigentes com luz. Por vezes vegetavam encima de terra vermelha (como vi em Aiuruoca) e encima de quarzito como é mais comum.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As margens do rio pude encontrar outras plantas interessantes.

Imagem

Imagem

Aristolochia sp.

Imagem

Imagem

Aristolochia gigantea

Imagem

Imagem

Aristolochia galeata

Imagem

Passiflora coccinea

Imagem

Passiflora sp.

Imagem

apocynaceae

Imagem
Mayaca sp.

Em uma grota bem grande, que era atravessada por uma estrada que foi abandonada, achamos bastante D. montana crescendo tanto no campim dos desníveis quanto nas beiradas da estrada

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outras plantas encontradas na região

Imagem

Epistephium lucidum

Imagem
Imagem

leguminosae

Imagem
Imagem

asteraceae wunderlichia ?

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem

Nas matas muito sombreadas haviam estas Dioscorea aff. discolor que tinham as folhas mais bonitas que ja vi numa planta.

Em outro lugar achamos um pequeno lago e nas margens havia D. communis e uma utricularia que não soube identificar o que era. crescia como aquatica no meio de um grande emaranhado de mayacas

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

mayaca outra sp

Imagem

solanum sp

Imagem

Foto da região de Itacambira vista dos arredores de Carbonita.

Grão Mogol

Ja havia estado em Grão Mogol 2 anos e meio atrás em Julho, e desta vez tive oportunidade de ver outras plantas que não estavam floridas revisitando os lugares que havia passado.

Um exemplo é D. hirtella var hirtella, planta que geralmente some durante o inverno e a seca.

Imagem

Imagem

Imagem

As encontrei crescendo apenas como Rupicolas entre fendas minúsculas das rochas de Quartzito.

Havia Bastante utricularias por lá, coisa que praticamente não havia visto da ultima vez.

Imagem

Imagem

Imagem

U. purpureocaerulea

Imagem

Imagem

U. subulata

Imagem

Imagem

U. ametisthyna

Imagem

Alguém sabe que U. é essa? Crescia como aquatica em poças dágua.

Imagem

Imagem

U. nana

Imagem

U. neottioides

Imagem

Quem esta imitando quem???

Ao lado da trilha, bem escondida pela vegetação alta havia uma população bem grande de D. tomentosa. Bem mais vermelhas do que as de Carbonita.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Genlisea aurea, crescendo na menor altitude que eu conheço (900-1000 metros)

Imagem

Imagem

E por fim a planta mais bonita da região por onde andei, D. graminifolia. Foi bom notar que as populações que havia visto continuam bem preservadas, grandes e até parece que aumentaram de tamanho.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E claro, outras plantas da região são muito interessantes tb.

Imagem

Imagem

Stipecoma peltigera

Imagem

euphorbiaceae

Imagem

Pleurothalis ???

Imagem

Encyclia duveenii

Imagem

Constatia aff microscopica

Imagem

Cattleya rupestris

Imagem

velloziaceae

As cactaceae de Grão mogol são um show a parte

Imagem

Pilosocereus fulvilanatus

Imagem

Imagem

Micranthocereus auriazureus

Imagem

Cipocereus minensis

Imagem

Discocactus pseudoinsignis

Por enquanto é isso. Depois posto a segunda parte: Itacambira e Botumirim

Adilson

Editado pela última vez por Samoied (Adilson Peres) em 04.03.2010(Qui)12:29, em um total de 5 vezes.

14.01.2010(Qui)22:22
Destaque

Mensagem 
Muito bom Adilson, parabéns pelo relato. Lindas plantas, fotos e paisagens. Não é a toa que algumas pessoas acham que as Aristolochia são plantas carnívoras, essa Aristolochia galeata se parece com um ascídeo de Nepenthes lowii, com boa imaginação é claro. São lindas!

Citação:
E por fim a planta mais bonita da região por onde andei, D. graminifolia. Foi bom notar que as populações que havia visto continuam bem preservadas, grandes e até parece que aumentaram de tamanho.

Com certeza nós usuários do forúm ficamos felizes com essa sua mensagem, que bom que ela está sendo preservada.

Aguardo ansioso a postagem de Botumirim, e que venham as D. graomogolensis!

Abraços

14.01.2010(Qui)23:05

Mensagem 
eu acho que isso é um fungo.
Imagem
não podemos duvidar !!

15.01.2010(Sex)8:12
Site Admin

Mensagem 
Adilson,

as fotos são ótimas, localizadas com o relato ficaram ainda mais interessantes.
Nem sei por onde começar, na verdade sei sim :lol: ...
... D. graminifolia é show! Algo que ainda preciso ver na natureza (vou levar um
espelho para verificar o tamanho do sorriso :lol: ), parece uma população bem grande
mesmo. Agora, fale mais sobre elas, parece que cresciam em fendas onde escorria água,
um tipo de afloramento de lençol freático, confere? O que compunha o solo? Tens idéia da
variação de temperatura, umidade do ar, essas 'coisas'?
Bom, daí vem a D. tomentosa, adoro essas plantas ... ... ainda mais nessa profusão, preferi
as vermelhas, assim como as belas D. montana. Parece-me que não haviam flores (as minhas
ao menos floresceram faz tempo) ou o horário não era bom? D. hirtella var. hirtella é algo que ainda
confundo com outras ssp., essa é das plantas mais difíceis que eu conheço.
G. aurea é bem legal, com aranha na flor é mais ainda. As rosetas tinham aprox. quantos centímetros?
Ei, tem várias utricularias em flor nesse tópico, considere as mesmas perguntas que fiz para D. graminifolia
para as belíssimas U. laciniata e U. ametisthyna.
Ah, as orquídeas, taí um grupo de concorrentes à altura das PCs in habitat, muito legal as "Pleurothalis ???" e
Constatia aff. microscopica, show de rupícolas.

Novamente obrigado pelo relato, aguardo ansiosamente o próximo com 'você sabe quem' como estrela principal :lol:

Té.

15.01.2010(Sex)9:26
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Mto legal cara, qta foto linda!!!!!!!!!!!

A 1a amarela parece ser U.nervosa, apesar do ambiente não estar 100% certo. Seria talvez U.gibba? (não tô inspirado hj p/ Utrics amarelas, hehehe) A roxa é U.purpureocaerulea e não U.laciniata. A outra amarela em poças é U.trichophylla.

Abs e brigadao,
Fernando

Editado pela última vez por Fernando Rivadavia em 15.01.2010(Sex)15:31, em um total de 1 vez.

15.01.2010(Sex)12:04
Destaque

Mensagem 
Cara! Tem mais fotos de orquídeas e cactus, fiquei doido com elas.

15.01.2010(Sex)15:05
Destaque

Mensagem 
Povo, obrigado pelos comentários.

MAuricio, as Aristolochia galeata realmente lembram N. lowii na forma geral e também fiquei feliz em ver esses habitats bem preservados e indo bem.

Carlos - Se um dia você voltar a ter férias vamos combinar de dar um pulo lá na região. Terei prazer em mostrar os lugares que conheço.

O ambiente das D. graminifolia era bem quente e seco durrante o dia. Esta epoca chove pouco na região e tem uma sensivel diferença de temperatura entre dia e noite. No meio do ano é mais umido e ocorre muita neblina. Elas cresciam em solo quartzitico, na areia, encima das pedras ou em camada de turfa acumulada encima do quarzito. As vezes cresciam com raizes dentro de substrato encharcado e as vezes com elas em substrato bem mais seco. Em suma eram bem adaptaveis mas sempre cresciam perto de algum riachinho perene a variaveis distancias dele (não mais do que 2 metros) e também sempre sob sol pleno o dia inteiro.
As montanas ainda estavam preparando botões e não achei nehuma ja pronta pra florir. As tomentosa estavam todas sem hastes mas as vi com sementes lá no meio do ano .
As G. aurea eram relativamente pequenas, rosetas de uns 4 cm no maximo.
As utricuarias cresciam nesse substrato que lhe falei acima, areia de quartzo + um tanto de materia organica e ficavam todas nas partes mais umidas e encharcadas (menos U. subulata)

Rodolfo - Eu vi isso mesmo de cactus na viagem. Procurei o Discocactus horstii mas não achei, ele é bem raro mesmo no local. Tenho mais umas fotos de Orquideas, espere a parte 2 do meu post. :)

Fernando - Obrigado pelas identificações, mas, qual a diferença de U. laciniata pra U. purpureocoerulea?

Adriel - http://www.bolgernow.com/blog/wp-conten ... bvious.jpg ^_^

15.01.2010(Sex)19:34
Destaque

Mensagem 
Obrigado pelas fotos!

Essas D. graminifolia são um espetáculo mesmo. Interessante como essa especie não fica totalmente vermelha como as outras droseras.
Obirgado tambem pelas informaçoes do ambiente onde crescem, muito inportante para quem pretende ter essa maravilha.

Eu aguardo as D. graomogolensis!! :)

Abraço,

16.01.2010(Sáb)0:23
Moderador

Mensagem 
Citação:
Fernando - Obrigado pelas identificações, mas, qual a diferença de U. laciniata pra U. purpureocoerulea

As flores sao meio diferentes, mas não sei explicar direito. É o formato e a coloração. Só vendo fotos mesmo.

Mais facil p/ distingui-las sao as escamas na haste floral (especialmente abundante perto da base. Em U.purp. elas sao de margem lisa, enqto em U.lac. elas tem as bordas cheias de fru-frus, hahaha! Parece a sépala de U.simulans, sabe? Aliás, as sépalas de U.purp. tbm tem margem lisa, inteira, enqto q U.lac. é meio denteada se me lembro bem.

Abs, Fernando

16.01.2010(Sáb)5:06

Mensagem 
Adilson,

Parabéns pelo relato! Belíssimas plantas!!
Nossa a D. graminifolia é incrível! :shock:

O solo das D. montana parece ser tão seco...

Abraço,

"A Diversidade biológica tem valor intrínseco, merecendo respeito independentemente
de seu valor para o homem ou potencial para uso humano" D4339

19.01.2010(Ter)12:05
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo