Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 06.05.2025(Ter)2:34

Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Itacambira - Botumirim - D. grãomogolensis 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Itacambira - Botumirim - D. grãomogolensis
Fechando o relato da viagem, aqui vão as Pcs de Itacambira e Botumirim.

Itacambira

Na verdade não cheguei a explorar Itacambira, apenas estive lá de passagem pela estrada entre Carbonita e Botumirim. A região é muito bonita, com muitas montanhas e ja apresenta uma morfologia que ja prenuncia a flora de Botumirim e Grão mogol.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Rio jequitinhonha

Imagem

Iridaceae

Imagem

Bromeliaceae

Imagem

Melocactus?

Imagem

não Faço a minima idéia do que é isso

No Caminho entre Itacambira e Botumirim achei varias colonias de D. communis nas beiradas dos rios que atravessavam o caminho. ELas tinham uma forma excelente, com um colorido bem forte e eram plantas bem grandes e diferentes das que eu vejo normalmente qui por Brasília

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Também havia esta utricularia, que ja não me arrisco a dizer o que poderia ser.

Imagem

Tipico habitat das communis.

Botumirim

Podemos encontrar muitas Pcs e outras familias de plantas interessantes Nas partes altas (1000 - 1300 mts) e nas partes baixas (1000-700 mts) ao redor da cidade.

Nas partes mais altas temos

Imagem

Imagem

Imagem

Drosera tomentosa, vegetando sempre onde tem agua e pedras.

Imagem

Imagem

Drosera montana em lugares mais secos e em vegetação de campo rupestre.

Imagem

Imagem

Imagem

Utricularia tricolor crescendo nas beiradas dos rios onde crescia sphagnum vermelho.

Imagem

Imagem

Encontrei apenas uma planta de Drosera graminifolia crescendo nas partes altas (a aprox. 1.300 mts) na beirada de um riacho.

Outras plantas encontradas nas regiões altas:

Imagem

Imagem

Epistephium luccidum

Imagem

Imagem

Cattleya aff. itambana

Imagem

Imagem

Vistas da serra.

Nas partes baixas pude encontrar

Imagem

Imagem

Imagem

Raras D. hirtella var. hirtella

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mais Drosera graminifolia. Como podem ver na ultima foto, algumas plantas conseguiam sobreviver sobre a rocha praticamente nua com muito pouca umidade, demonstrando o quão adaptaveis são na natureza.

Mas a maior surpresa da viagem estava entremeada junto com as D. graminifolia. Uma planta que eu sempre quis ver ao vivo e em habitat e que é uma das Drosera mais bonitas do Brasil. Depois de ve-las ao vivo conclui que é a mais bonita do mundo (ooooooo exagero)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Drosera grãomogolensis !!!

Planta endemica dessa região, tive sorte de encontrar uma população nova com uma quantidade de plantas muito grande e saudavel.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

De todas as Droseras que conheço a grãomogolensis, pelomenos nessa população, é a que apresenta o crescimento mais agressivo, tomando conta de tudo ao redor delas, ja que são plantas grandes e que produzem uma quantidade de folhas consideravel. Tirando uma ou outra isolada a maior parte delas tinha este comportamento "gregário" de empurra-empurra total.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cresciam de formas variadas também: encima da pedra nua em ranhuras minúsculas, Encima de areia pura, De bogs de sphagnum ou em amontoados de matéria organica, sempre umidos mas nunca encharcados.

A maior parte da população apresentava uma cor vermelho-sangue intenso, mas achei um clone (que formou uma colonia ao redor dele) de individuos vermelho-vinho, belíssimos

Imagem

Imagem

Imagem

Esta população não formava individuos com caule de folhas altas e ramificadas como o Fernando observou no Local tipo delas em Grão mogol, apesar das plantas mais antigas formarem um caule aparente mas não tão exagerado.

Imagem

Imagem

Imagem

Havia por lá também G. repens e uma utricularia sem flores. Mas confesso que acabei não prestando muita atenção nelas....... ou ela seria a tal genlisea que o Fernando anda procurando feito louco em Itacambira????

Imagem

Por fim é isso, foi uma viagem ótima com muitas pcs e muitas surpresas. Espero voltar em Breve na região pra procurar mais D. grãomogolensis e voltar a admirar essas plantas tão fantásticas.

Um abraço a todos

Adilson

Imagem

Editado pela última vez por Samoied (Adilson Peres) em 16.01.2010(Sáb)12:57, em um total de 2 vezes.

16.01.2010(Sáb)0:57
Moderador

Mensagem 
Que espetáááááááculo cara!!!!!!

Que bom q vc conseguiu achar aquele local em Botumirim q o Paulo "descobriu" na internet uns meses atras (http://www.forum.clickgratis.com.br/vie ... ivor#83568)!

É realmente uma população incrível de D.graomogolensis! Aliás, foi só uma população ou vc viu mais? E esta é a 1a vez -- q eu saiba -- q esta espécie é vista crescendo com D.graminifolia. Agora só falta encontrar um híbrido entre elas, imagina??? :)

Parabens por encontrar tbm pela 1a vez D.montana & D.hirtella var.hirtella em Botumirim e Grão Mogol! Sabia q estavam por lá, só faltava achar mesmo. Aliás, outra q deve estar por lá em algum lugar é D.tentaculata... E quem sabe D.chrysolepis tbm? As D.hirtella estavam bem robustas, quase com cara de D.spatulata!

Eu não vou me arriscar mto a identificar aquela Utric amarelinha (pusilla? subulata deformada?), mas a roxinha não é U.amethystina e sim U.tricolor. Bom, é uma forma menorzinha do complexo tricolor, hehehe! Crescendo em Sphagnum na beira de rio já mata a charada q é tricolor e não amethystina... A G.sp. Itacambira cresce num ambiente bem diferente deste aquático, não era ela não. Mas, vc viu flroes? Tem certeza de q era G.repens e não G.guianensis? :)

Adorei as lindas fotos das paisagens, pois sempre q fui a estas bandas tava sempre nublado. Aliás, uma vez eu tentei fazer este caminho de Carbonita a Itacambira, mas de tanto q chovia a agua literalmente COBRIA a ponte da tua foto sobre o rio Jequitinhonha!! não tive coragem de atravessar com o carro e tive que dar a maior volta pelo outro lado da serra pra chegar em Itacambira!

Parabens Adilson! Eu morri de inveja com a última foto! ;)

Abs, Fernando

16.01.2010(Sáb)5:37
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
caramba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 1rocker q população enooooorrrrme!!!!!!!!!
parabens cara! ainda to emprecionado com o tamanho da população de Drosera grãomogolensis, nunca imaginei tal coisa. :lol:

16.01.2010(Sáb)12:50
Destaque

Mensagem 
D. graminifolia + D. graomogolensis? Que coisa mais linda. A foto que mostra a diferença de coloração entre vermelho-intenso e vermelho-vinho tá maravilhosa, mas eu particularmente prefiro as Droseras com vermelho-vinho. Como já disseram, que população de graomogolensis enoooorme :shock:. A primeira foto desse posto que mostra a estradinha e no fundo as montanhas está linda, visual fantástico. Obrigado pelo relato Adilson, tá de parabéns cara.

Abraços

16.01.2010(Sáb)13:14

Mensagem 
Nossa que população grande ²
Isso é magnifico, a cor delas são lindas. E o melhor estão seguras em um lugar repleto de outras especies!!!
Parabens pela descoberta!!

16.01.2010(Sáb)14:20

Mensagem 
Rapaz...mais uma vez nos brindando com este espetáculo!!! Show!

16.01.2010(Sáb)20:53

Mensagem 
:D Excelentes fotos!!! Verdadeiro espetáculo de cores.

16.01.2010(Sáb)21:05

Mensagem 
Show de fotos! Essa população de D. graomogolensis não lembra uma colônia de anêmonas? :o

16.01.2010(Sáb)22:14
Destaque

Mensagem 
Bacanaço suas fotos, muito interessante todas, realmente a D. graomogolensis é a D. graminifolia são um espetáculo a parte.

Provavelmente o Melocatus é um ernesti, muito comum nesse região.

Editado pela última vez por rodolfo palis em 17.01.2010(Dom)19:38, em um total de 1 vez.

17.01.2010(Dom)9:23
Destaque

Mensagem 
Povo, thanx pelos comentários :)

Rodolfo - Valeu pela identificação do Cactus, pois são plantas que eu gosto muito também :)

Fernando:

Eu pelomenos vi apenas essa populaçao (que era composta por algumas dezenas de colonias de plantas descendo um desnivel, por uns, digamos, 80 metros) Na verdade não tive tanto tempo pra explorar o resto do curso dagua mas com certeza deve ter muito mais por lá seguindo adiante. Eu me espantei também de ver as duas juntas tanto pelo efeito quanto por aquela expectativa de "não vou nunca achar duas grandonas juntas, só em sonho" heheh. Acho que hibrido não deve ser o caso, aparentemente elas são bem distantes pra terem capacidade de hibridar, não? Realmente as D. montana e hirtella eram bem infrequentes por lá talvez pela falta dos tipos de solo que elas geralmente gostam pois a maior parte da região é quase só pedra e areia. No primeiro momento fiquei com duvida pra identificar as D. hirtella pois estavam com uma apresentação bem diferente das que tem (aos montes) aqui por Brasília, especialmente por estarem sem hastes florais.

heheh isso que da fazer post as 3 da manhâ, eu vi tricolor e escrevi amethystina.

Humnnn agora que você falou da genlisea (que estavam sem flores) começei a pensar: repens nunca vi crescer embaixo do sol nem em lugar com muita movimentaçao de agua............ mas aquelas folhas lá não eram muito iguais as G. guianensis que eu vi......... voltar lá pra conferir :)

O clima ajudou pois não choveu nehum dia da viagem (enquanto o resto do sudeste e sul se desmanchavam). Notei que quando estive no meio do ano lá, era bem mais umido e com muito mais neblina.

17.01.2010(Dom)9:31
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo