Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)14:45

Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Ciro // Novato de Curitiba 
Autor Mensagem

Mensagem Ciro // Novato de Curitiba
Olá a todos, descobri o fórum esses dias depois de muito fuçar na internet sobre PCs, e depois de, acidentalmente, ter encontrado uma Dionaea à venda. Desde criança sempre fui muito fascinado por elas, mas nunca imaginei que poderia criá-las, até esse dia, há uns 3 meses, e a partir daí começou a virar quase uma obsessão, hehehe, no entanto ainda sou uma pessoa muito crua na relação com estas plantas e pretendo aprender, me aperfeiçoar e cultivar esse amor que elas me despertam.

Pra terem uma noção do ambiente: moro em Curitiba, uma cidade em que, não sei por qual desgraça, praticamente não tem sol! Existe uma nuvem cinza eterna e deprimida sobre nossas cabeças... disso as plantinhas não gostam nem um pouco! Além de tudo ainda moro em apartamento, pretendo coonstruir uma estufa indoor mais pra frente (as janelas são bem grandes e entra bastante sol - quando tem heheh), portanto não há muitos insetos pra elas, além da temperatura e umidade não terem controle.

Tenho 3 plantas:
Dionaea muscipula
Nepenthes Alata
Sarracenia Alata (?)

Seguem fotos e descrições:

Dionaea:
Por falta de sol ela está se espreguiçando pra fora do vaso e nem esboça uma coloração avermelhada, e isso que deixo ela na parte onde mais bate sol do quarto (mas como é raro ter sol por aqui...). Faz uns dias ela soltou a haste floral, e pelo que vi, devo cortá-la, certo? No mais ela tem muita água à disposição, sempre descansada por 24h e que fica entre o vaso e aquele baldezinho (apesar disso estou achando ela meio murcha):
Imagem
Imagem

Nepenthes:
Tenho esta Nepenthes há uns 2 meses e meio / 3 meses, ela praticamente não tinha jarros (tinha 2 ou 3), está crescendo bem bonita, mas de umas duas semanas pra cá, não sei porque, parece meio paralisada... Quando viajei no ano novo deixei ela com uma vizinha (não tinha como levá-la) e ela voltou sequinha mas já está recuperada, borrifo ela bastante quando estou em casa. Estão saindo mais 2 jarrinhos, mas que andam demorando pra crescer.
Imagem
Imagem
Imagem

Sarracenia:
Esta é a mais novinha, devo ter há quase 1 mês, mas me parece ser a mais problemática até agora... Ela anda muito seca, os tubos maiores estão ficando meio amarelados (não sei se é precoce isso ou se é natural), apesar de que tem vários novos crescendo (uns 4, 5), além disso esses dias percebi este brotinho crescendo no vaso e gostaria de tirar uma dúvida: é um broto de sarracenia? (3ª imagem)
Imagem
Imagem
O broto (sarracenia?):
Imagem

É isso, gente, espero aprender muito aqui com vocês, tenho lido bastante, mês que vem irei adquirir novas espécies e começar o projeto da estufa indoor, vamos ver no que vai dar!

Abraços a todos

23.01.2010(Sáb)15:01
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Olá Ciro, seja bem vindo!

A Dionaea realmente parece não estar lá muito saudável. Tente ver se tem sphagnum no substrato, se não tiver seria melhor providenciar.

A sua N. alata está bem bonita, e é normal elas darem uma paralizada após sofrerem mudança de ambiente, dependendo da espécie essa paralizada pode levar meses. Como já passei por isso muitas vezes, hoje tento não ficar mudando muito de lugar.

Sua Sarracenia não é uma alata. É um híbrido de S. purpurea, talvez com S. leucophylla ou S. flava. Essas folhas novas meio retorcidas é um pouco preocupante... pode ser a simples falta de sol, ou aqueles terríveis ácaros que sofro para combatê-los por aqui... :evil:

Ah... e aquilo não parece ser um broto da Sarra. É uma plantinha bem comum nos vasos de PC's, só não sei o nome da espécie.

Abraços

23.01.2010(Sáb)20:40
Destaque

Mensagem 
A Dionaea parece estar desenvolvendo uma haste floral...

24.01.2010(Dom)0:41
Destaque

Mensagem 
Alex Moura escreveu:
Ah... e aquilo não parece ser um broto da Sarra. É uma plantinha bem comum nos vasos de PC's, só não sei o nome da espécie.

Mato... :roll:

Minha Grow List

24.01.2010(Dom)1:49

Mensagem 
Olá Ciro!! Eu também moro em Curitiba... que tempinho neste mês de janeiro, hein!!!
Belas plantas!!! Corte a haste floral da Dionaea, sim! Se quiser, pode até tentar replantá-la no musgo e tentar obter uma nova planta! Tem alguns tópicos sobre isso no Forum!
Abraços! Boa sorte!
Roberto

24.01.2010(Dom)10:02

Mensagem 
Eu também sou de Curitiba!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: e eu de Santa Felicidade e você ?

24.01.2010(Dom)11:04
Destaque

Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Alex Moura escreveu:

Mato... :roll:

rsrsrs nunca deixei essa aí se desenvolver para ver se seria algo mais nobre...

24.01.2010(Dom)15:20
Site Admin

Mensagem 
Olá Ciro,

moro perto de Curitiba, mas já morei por aí. O casionalemente aparecem umas PCs sofrifdas no M. Municipal, vale uma olhada.

Sobre a dionaea: Curitiba é perfeita para ela, razoavelmente quente no verão e fria no inverno. Pode mantê-la fora de casa sem problemas, mas exponha ao sol gradualmente, aumentando hora a hora, diariamente. Inicie pela manhã (7h) e siga a exposição, quando chegar ao dia que ela fica até o meio dia pode deixar lá fora permanentemente.

Sobre a Nepenthes: N. alata ou híbrido de N. alata, eu não sei identificar ao certo. Além da mudança de local ela se ressente com a chegada do inverno, seria melhor deixar em um beiral de janela ou em uma estufa. Ela não vai morrer se você deixar fora, mas também não vai crescer (no inverno).

Sobre a sarracenia: Praticamente impossível definir o que há nesse híbrido, pode ter S. leucophylla, S. rubra, S. purpurea ... ... e por aí vai. Curitiba também é ótima para ela pois necessita de dormência tal qual a dionaea. Mantenha fora de casa.

Seja bem vindo e bom cultivo, cá no sul precisamos de mais aficcionados por PCs. Lembre de te informar sobre as plantas nas salas do fórum,
há salas para cada gênero, além de projetos e técnicas de cultivo que lhe serão muito úteis.

Um abraço.

25.01.2010(Seg)8:17
Destaque

Mensagem Re: Ciro // Novato de Curitiba
ciro.maccord escreveu:
... moro em Curitiba, uma cidade em que, não sei por qual desgraça, praticamente não tem sol! Existe uma nuvem cinza eterna e deprimida sobre nossas cabeças...

... É isso, gente, espero aprender muito aqui com vocês, tenho lido bastante, mês que vem irei adquirir novas espécies e começar o projeto da estufa indoor, vamos ver no que vai dar! ...

Olá, Ciro! Seja bem vindo! :D
Manda essa nuvam pra cá!! Aqui o sol é de "cozinhar os miolos"!!

Bem, o que tenho a dizer sobre suas PC's:

Dionaea muscipula: eu desisti dessa planta aqui... No norte do ES não existe inverno, e cultivar uma planta que necessita de dormência onde não há frio hora nenhuma é um tormento...

Neps: sua planta é uma N. alata legítima, originária das regiões baixas das Filipinas, logo não conhece frio... Você terá que mantê-la constantemente em local razoavelmente aquecido. Seu exemplar está excelente, com o "pescoço" do jarro bem cor-de-tijolo!

Sarra: é, com certeza um híbrido que envolve a S. purpurea! É a que mais vai sofrer com a sua eterna nuvem cinza, pois é a que mais precisa de sol forte! Portanto, prepare-se para lutar contra ácaros, pulgões e assemelhados...

E eu queria parabenizá-lo pelo bom início! Fico à disposição para suas dúvidas, principalmente no que se refere às Nepenthes!

Grande abraço!

MIGUEL ANGELO PANDINI

Editado pela última vez por Miguel Pandini em 25.01.2010(Seg)9:37, em um total de 1 vez.

25.01.2010(Seg)9:36
Destaque

Mensagem 
Bem vindo Ciro...

se eu fosse vc não retirava a haste floral da sua Dionaea, pq quando a minha nasceu eu cortei e depois arrependi pq elas são monoicas e com esta haste vc pode tirar sementes e tb pode ver a flor da plantinha que é muito bonitinha... e posteriormente vc pode plantar as sementes... essa e a minha ideia para que vc não se arrependa depois comoi eu :roll:

25.01.2010(Seg)9:36
Perfil ICQ YIM
Responder   [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo