Autor |
Mensagem |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Não arranca o mato ainda, espera um pouco pra ter certeza.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
18.05.2010(Ter)13:11 |
|
 |
Alessandro
Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12 Mensagens: 342 Localização: Laranjal Paulista
|
E as minhas sementes até agora NADA!!!!! Nem sinal de germinação.
|
18.05.2010(Ter)13:55 |
|
 |
Penna_im
Registrado em: 05.05.2010(Qua)13:53 Mensagens: 6 Localização: Aracaju / SE
|
 Em busca do substrato perfeito.
Ta parecendo filme de Indiana Jones!  Por falar nisso, hoje tive um susto. Fui pesquisar sobre os substratos para minhas sementes e na loja de jardins aqui em Aracaju, a "dona" da loja, (muito experiente com plantas), me disse ue eu podia plantar minhas plantas carnívoras em húmos de minhoca (acreditem), por via das dúvidas achei melhor não confiar. Então fui atrás de outra loja para achar o substrato adequado, em uma delas a moça me mostrou um substrato dizendo que era o que estava substituindo o pó de xaxim. (o troço parecia terra preta, tinha até uns besourinhos caminhando dentro do saco, pra variar não comprei com medo) kkkk Alessandro escreveu: E as minhas sementes até agora NADA!!!!! Nem sinal de germinação. Pois é Alessandro, estou pra receber as minhas sementes de Dionaea esta semana, mas já sei que vou ter o msmo problema de ansiedade! quando receber as sementes vou ver se consigo fazer um passo a passo para as criticas. abs, penna
|
19.05.2010(Qua)9:31 |
|
 |
Lanzarin
Registrado em: 19.04.2010(Seg)17:43 Mensagens: 62 Localização: Porto Velho - RO
|
Alessandro escreveu: E as minhas sementes até agora NADA!!!!! Nem sinal de germinação. Eu recebi minhas sementes de dionaea, dorsera intermedia,D.spatulata,D. burmannii e drosera ''?'' ontem, já plantei elas em sphagnum com bem pouquinho de areia de rio lavada e coloquei garrafas pet por cima dos vazinhos, estou dando umas 3 horas de sol da manhã pra elas ! Agora vem a parte mais CHATA ! ESPERAR Talvez posto fotos depois das minhas estufinhas básicas. Abçs !
|
19.05.2010(Qua)10:12 |
|
 |
Alessandro
Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12 Mensagens: 342 Localização: Laranjal Paulista
|
Lanzarin escreveu: Eu recebi minhas sementes de dionaea, dorsera intermedia,D.spatulata,D. burmannii e drosera ''?'' ontem, já plantei elas em sphagnum com bem pouquinho de areia de rio lavada e coloquei garrafas pet por cima dos vazinhos, estou dando umas 3 horas de sol da manhã pra elas ! Agora vem a parte mais CHATA ! ESPERAR Talvez posto fotos depois das minhas estufinhas básicas. Abçs ! A semente de Dionaea talvez precise de estratificação a frio, eu também tinha sementes de Drosera"?" e claro, não nasceu. Também usei musgo e um pouco de areia, usei só musgo na primeira vez, depois musgo moido, musgo moido e areia; E NADA. Só nasceu D. burmannii!!
|
19.05.2010(Qua)11:03 |
|
 |
Penna_im
|
Alessandro escreveu: Lanzarin escreveu: Eu recebi minhas sementes de dionaea, dorsera intermedia,D.spatulata,D. burmannii e drosera ''?'' ontem, já plantei elas em sphagnum com bem pouquinho de areia de rio lavada e coloquei garrafas pet por cima dos vazinhos, estou dando umas 3 horas de sol da manhã pra elas ! Agora vem a parte mais CHATA ! ESPERAR Talvez posto fotos depois das minhas estufinhas básicas. Abçs ! A semente de Dionaea talvez precise de estratificação a frio, eu também tinha sementes de Drosera"?" e claro, não nasceu. Também usei musgo e um pouco de areia, usei só musgo na primeira vez, depois musgo moido, musgo moido e areia; E NADA. Só nasceu D. burmannii!! Como assim estratificação a frio???
|
19.05.2010(Qua)11:56 |
|
 |
Alessandro
|
Penna_im escreveu: Como assim estratificação a frio???
Se as sementes forem bem frescas não precisa mas se elas já tiverem sido colhidas há um tempo tem que estratificá-las. Tem um texto que achei num site faz um tempo, mas não encontro o link pra te passar, em todo caso pesquisa sobre estratificação aqui no fórum ou espera a opinião de alguém mais experiente. ESTRATIFICAÇÃO À FRIO : · A ESTRATIFICAÇÃO É UM PROCESSO PELO QUAL AS SEMENTES SÃO EXPOSTAS AO FRIO E A umidade SEMELHANTES A DE UM INVERNO QUE MUITAS ESPÉCIES DE PC’S PASSAM EM SEU HABITAT NATURAL AFIM DE ACIONAR O RELOGIO BIOLÓGICO DAS MESMAS E AVISAR QUE FALTA UM PERÍODO “X” PARA A PRIMAVERA, OU SEJA, A ÉPOCA DE DESPERTAR E BROTAR. · PARA SIMULAR ESSE INVERNO VOCÊ PODER USAR O COMPARTIMENTO PARA LEGUMES DE SUA GELADEIRA. · COLOQUE SUAS SEMENTES EM SACOS ZIP LOCK PREVIAMENTE LIMPOS COM UMA MISTURA DE ÁGUA E FUNGICIDA, ADICIONE UM POUCO DE MUSGO E DEIXE TUDO BEM ÚMIDO, BORRIFE A MESMA ÁGUA COM FUNGICIDA DENTRO DO SACO. · COLOQUE SEUS SAQUINHOS COM AS SEMENTES NA GELADEIRA E AGUARDE DE 6 À 8 SEMANAS, VERIFIQUE SEMANALMENTE A POSSÍVEL APARIÇÃO DE FUNGOS. · DEPOIS DO PERÍODO DESCRITO ACIMA, LEVE SUAS SEMENTES PARA UM LOCAL MAIS QUENTE(25-30°C) E BEM ILUMINADO,ABRA OS SAQUINHOS LENTAMENTE APÓS RETIRAR DA GELADEIRA PARA EVITAR QUALQUER CHOQUE TÉRMICO. DEPOSITE AS SEMENTES EM VASINHOS OU ORGANIZADORES PLÁSTICOS JÁ COM O SUBSTRATO PREPARADO E AGUARDE A GERMINAÇÃO SEMPRE MANTENDO AS CONDIÇÕES DE LUZ E CALOR SATISFATÓRIAS. · NO CASO DA DARLINGTONIA CALIFORNICA ALGUNS HOBBYSTAS COLOCAM AS SEMENTES EM UM POTE COM ÁGUA LIMPA(TRATADA PARA PC’S) E O COLOQUE NUM FREEZER OU CONGELADOR POR 24 HORAS, DEPOIS DISSO COLOCAM O GELO COM AS SEMENTES DENTRO DIRETAMENTE SOBRE O RECIPIENTE COM O SUBSTRATO ONDE SE DESEJA GERMINAR AS SEMENTES, APÓS ISSO EXPONHA O RECIPIENTE AS MESMAS CONDIÇÕES DE LUZ E CALOR CITADAS ACIMA.
|
19.05.2010(Qua)12:03 |
|
 |
Penna_im
|
Ah!! Entendi!! Significa contar uma mentira para a semente e esperar que ela coloque a "cabecinha" de fora!! Legal! Valeu mesmo!
|
19.05.2010(Qua)17:56 |
|
 |
Arthur Vinicius
Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41 Mensagens: 181 Localização: Brasilia - DF
|
Eu plantei as minhas sementes de Dionaea no dia 09/05/10 e até agora 2 semanas depois ainda não germinaram ,mas continua com confiança que germinaram. Fiquei com medo de as sementes terem morridos por causa do exesso de sol pq na primeira semana so deixava ela tomar sol do 12:00 as 13:30-14:00, mas notei o q o substrato secava muito rapido entao tinha q joga agua toda hora, entao montei uma mini estufa onde ela passou essa segunda semna so que ai eu deixava o dia inteiro, agora sei q não pode, percebi até que o substrato tava ficando com aspecto de que tava morrendo.
|
22.05.2010(Sáb)14:12 |
|
 |
tfat98
EM OBSERVAÇÃO
Registrado em: 24.04.2010(Sáb)17:29 Mensagens: 330 Localização: Recife - PE
|
 burani
rodrigobad escreveu: essa questao de sol nas sementes eu não sei, apenas uma coisa q aconteceu cmg: esqueci de tirar as sementes de 2 burmannii aqui, elas cairam em cima do proprio vaso da planta. como eu estou mantendo algumas plantas com nivel de agua alto para evitar uma praguinha de formiga q vem fazendo ninho dentro dos vasos, a burmannii esta com agua quase q encostando nas folhas Oo, axo q a agua fica 1cm abaixo da planta, fica tudo muito encharcado e elas estao nascendo normalmente (uns 20 dias e ja vejo muitas germinações). fico pensando tbm pq digamos na natureza, ngn fica tampando o sol pra não torrar as sementes.. sei la. soh um pensamento  essas burani crecem até em adubo,acho que cresem até em sal,vou tentar,talves(99,99999999999% de chance) elas germinem
_________________ ♂PLANTAS CARNIVORAS♂ Minha growlist(clique em qualquer lugar)
|
23.05.2010(Dom)21:29 |
|
 |
|