Bruno Millan escreveu:
espero que nascam brotinhos dos toquinhos da cultura de tecido caseira, por que você não colocou ela em cima de uma assadeira com água ou coisa do tipo enquanto viajava?

Pior é que eu acho que foi uma fatalidade mesmo, sabe!? Quando eu saí eu pedi pro meu irmão colocar água nela para mim.. acho que ele fez isso, pois quando cheguei a água estava no nível normal..
Vou enumerar os erros que acho que cometi e que corroborou para o surgimento do fungo!
1 - há um mês coloquei sphagnum sem ferver por cima do substrato para ver se brotava. Um erro que não cometo mais. Na próxima se eu quiser sphagnum planto à parte e depois de brotado passo pro vaso da planta. =(
2 - Quando eu fui mudar ela de vaso (há mais de mês atrás) eu preparei o substrato e cavei um buraquinho com o dedo para as raízes ficarem normais. O problema é que eu criei um buraco muito grande e acabei fechando só por cima, ficando um "oco" perto da raiz. Eu achava que tinha feito isso, mas nunca me preocupei em arrumar. Hoje paguei o preço da preguiça/desleixo.
3 - Acho que o que segurou legal o desenvolvimento do fungo é que ela tava sempre com água pouco abaixo da borda do vaso, ou seja, quase 100% enxarcada. Aí alguém aqui em casa falou que ela ia morrer com tanta água, aí comecei a baixa o nível da água, deixando ela na altura de 1/4 do vaso + ou -, ou seja, o "buraco" no meio do substrato deixou de ficar submerso e passou a ficar somente úmido. E ainda debaixo do sol, pronto.. fiz uma criadouro de fungo: quente, úmido e protegido do sol direto (embaixo do substrato).
Uma pena que a gente só se dá conta do erro depois que comete. =/
Vlw meu povo!!