Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)20:10

Responder  [ 8 mensagens ] 
 A semeadura de uma Nepenthes, passo a passo. 
Autor Mensagem

Mensagem A semeadura de uma Nepenthes, passo a passo.
Olá amigos fagofitófilos (hehe, essa eu aprendi recentemente :lol: )!

Dessa vez eu estou passando aqui pra deixar um pequeno guia para iniciantes de como fazer a semeadura passo a passo, neste caso, de uma Nepenthes Bicalcarata. Além de ensinar aos que estao comecando eu adoraria receber, sugestoes, criticas e opinioes sobre o metodo que eu usei para poder torna-lo mais eficiente.

Entao vamos lá.

Esta foto mostra os "ingredientes" que eu usei para semear e fazer uma mini-estufa bem simples e economica.
Imagem

Lista do que usei:
1- Dois vasos numero 1 (de violeta) com seus respectivos pratinhos
2- Musgo sphagnum triturado e inteiro
3- Um aquario de peixe Betta
4- Uma luminaria com presilha
5- Uma lampada LDD de cor 865, 15w, 61lm/W, 6500K. (Luz do dia, 15 watts, 61 lumens por watt e de cor 6500k)
6- Temporizador de tomada

Essas sao as sementes, um tanto quanto diferente do que eu esperava!

Imagem

Primeiramente eu esterelizei o sphagnum inteiro num microondas por 2 vezes de 10 minutos, eu revirei o sphagnum da primeira pra segunda vez. (Foto do sphagnum fumegante logo após sair do microondas)
Imagem[/URL]

Depois de esfriar o sphagnum eu o coloquei dentro do vaso até encher uns 90% do vaso.
Imagem

Por cima do sphagnum inteiro eu terminei de encher o vaso com sphagnum triturado e previamente esterelizado também.
Imagem

Com o sphagnum inteiro que sobrou, eu fiz o forro da mini-estufa, a funcao do sphagnum no fundo do aquario é de reter a água e manter o ambiente úmido.

Imagem

Feito isto, eu joguei a maioria das sementes por cima do vaso e o coloquei dentro da mini-estufa com o pratinho por baixo. Botei tambem um termometro digital bem preciso dentro da mini-estufa, tendo em vista que um dos principais pontos da germinacao de nepenthes é de fato a temperatura do ambiente em que as sementes se encontram. Creio que algo em torno dos 30 graus celcius seja o ideal.

Imagem

O proximo passo foi garantir uma boa luminosidade para a mini-estufa, para isso eu acoplei a luminaria com a lampada no aquario vizinho a mini-estufa (o aquario da Tortuguita) e compartilhei o temporizador para que tanto a minha tartaruga quanto as sementes tenham um fotoperíodo de 13 horas. Das 7:00 as 20:00 horas. A lampada fica a 10 centimetros das sementes.

Imagem

Outro ponto importantissimo é a ventilacao, entao botei a tampa no aquario de modo que ela deixasse uma fresta para a circulacao do ar. Se houver a necessidade de mais ventilacao ou menos para reter mais umidade no ambiente, um simples giro na tampa resolve, tendo em vista que a tampa é triangular.

Imagem

A maneira que eu vou usar para manter a temperatura em torno de 30 graus é despejando água quente pela fresta diretamente no fundo do aquario (sem entrar em contato com as sementes ou o pratinho), na esponja de sphagnum. (

Eu repeti o processo de semeadura em outro vaso e salpiquei o restante das sementes por cima e botei no parapeito da minha janela, pra ver qual dos vasos se sai melhor.

Vale lembrar que a água utilizada nas regas e nos pratinhos é destilada.

Consideracoes finais:
Enfim, esta é a minha receita para quem está comecando no cultivo das plantas carnívoras e queria entender melhor o processo de semeadura. Lembrando que eu moro em apartamento entao é válido pra quem não tem espaco também. Acredito que seguindo esses passos não tem como errar. =)
É isso ae pessoal! Bom cultivo e boa semeadura!

PS: Feito baseado em pesquisa no forum e de muita ajuda dos amigos Miguel Pandini, Clayton e Adilson! Um abraco!
PS2: Falta ainda o higrometro pra mini-estufa que ja está a caminho, a fim de controlar a umidade da estufa.

Editado pela última vez por Raul Valverde em 22.06.2010(Ter)22:03, em um total de 1 vez.

22.06.2010(Ter)19:46
Moderador

Mensagem 
Oi Raul!

Gostei do post. Principalmente porque tenho a caminho sementes de N. truncata. O processo de semeadura é o mesmo? Eu não tenho como preparar uma estufa tão boa. Mas... Aqui onde moro a temperatura média é, por natureza, em torno dos 30ºC, sendo que à noite (madrugada) esfria um pouco. Posso manter a umidade dos seedlings dentro de casa, sem estufa, ou seria arriscar demais?

Um abraço e até breve.

22.06.2010(Ter)20:28
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Ótimo post!!MUUUUUUUUITO útil e simples.
Caio, use algo para manter a umidade das sementes, como um saco plástico furado por cima do vaso. Acho que com isso já não tem problema e pode semear, mas espere alguém mais experiente com sementes te falar.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/

22.06.2010(Ter)21:09
Destaque

Mensagem 
Fantástico! Vai ajudar a todos! Se der certo, vou pedir aos mods ou admins para pôr o tópico como fixo!

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

22.06.2010(Ter)21:26

Mensagem 
Obrigado =) Eu realmente espero que seja de boa ajuda a todos. Caio, eu fiz um segundo vaso sem estufa nem nada para justamente fazer a comparacao dos resultados, porem não posso te dar nenhuma informacao concreta no momento, mas eu acredito que é possivel germinar nepenthes sem estufa sim. O segredo de germinar essas plantas é manter a temperatura, umidade e ventilacao... tendo esses tres você germina. Agora depende da sua criatividade :lol: . Um abraco!
PS: Cuidado com a incidencia direta de sol sobre as sementes, isso pode levar ao fracasso da semeadura, claridade sim, sol direto por muito tempo, não! =)

22.06.2010(Ter)22:09
Destaque

Mensagem 
Legal Raul, espero que de tudo certo, so fico na duvida se a ventilação seria o suficiente, o resto acho que está tudo certo, à... a lampada tmb, eu não sei se é a correta, ainda não pesquisei isso concretamente.
Mas vai dar tudo certo... quando nascerem poste fotos viu :D
Boa sorte

22.06.2010(Ter)22:26

Mensagem 
Felipe_Pinho escreveu:
Legal Raul, espero que de tudo certo, so fico na duvida se a ventilação seria o suficiente, o resto acho que está tudo certo, à... a lampada tmb, eu não sei se é a correta, ainda não pesquisei isso concretamente.

Olá Felipe, realmente a ventilacao é algo que me deixa receoso mesmo, porém vamos ter que esperar germinar pra poder afirmar qualquer coisa. Em relacao a lampada, pelo o que eu consultei com gente que cultiva nepenthes em terrarios, me disseram que é o suficiente, porém não é o ideal e perfeito, o certo seria mesclar os espectros de luz com uma outra LDD e uma Grolux, para 100% de eficiencia.

Obrigado pelos conselhos e pela torcida =) Um abraco!
Raul.

24.06.2010(Qui)12:36
Moderador

Mensagem 
Olá!

As sementes de N. truncata chegaram! 1yahoo
Vou realizar o processo todo, porém, ainda não tenho uma estufa. Vou improvisar. A temperatura aqui varia entre cerca de 25 (noite) a 32 (dia) graus celsius, atualmente.

Vou usar sphagnum inteiro e triturado, ambos esterelizados.

Aguardo opiniões.

Um abraço!

03.07.2010(Sáb)8:53
Responder   [ 8 mensagens ]