Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)4:30



Responder  [ 5 mensagens ] 
 Como fazer herbário? 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.03.2009(Sáb)20:26
Mensagens: 117
Localização: Curitiba-PR
Mensagem Como fazer herbário?
Olá pessaol,

Apesar de ter visitado habitats de pcs aqui no PR algumas vezes, nunca fiz herbário pois não tinha a noção da importância e muito menos de como fazer.

Peço então para que aqueles que entendem do assunto que posten aqui um tutorial de como deve ser feito e quais os materias necessarios para fazer o herbario, assim ajundando eu e aos outros que encontram pcs na natureza.

Qualquer ajuda será bem vinda. :)

Um abraço.

PS. Pesquisei na internet e encontrei essa informação http://www.cienciaviva.pt/projectos/pulsar/herbario.asp Não parece ser algo muito prático para ser usado em campo. A busca no forum não trouxe resultados...


15.09.2010(Qua)15:19
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
hum.. essa maneira que ensinaram ai é bem bonita mesmo se vc conseguir fazer igual otimo... eu quando fiz eu coloquei dentro do catalogo telefônico e debaixo de um lugar bem pesado... o problema que vc tem que ficar de olho para não dar fungos...

Herbário é um bem para todos os pesquisadores e curiosos... sendo que sempre é bom mater a coleção em um lugar acessivel a todos.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


15.09.2010(Qua)18:49
Perfil ICQ YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello Anderson,

Mto importante sim fazer o registro atraves do herbario!!

O 1o passo é fazer uma boa coleta. É importante tentar coletar a planta inteira, com folhas, raízes, flores e frutos. E tbm é important mostrar um pouco da variação numa população: eu geralmente tento pegar a menor, a maior e algumas plantas medianas em tamanho. Umas 5 sao suficientes no geral, mas cuidado se a populacao for pequena. Se a populacao é bem grande, eu herborizo umas 10-15.

Como nossas plantas sao frágeis e dificeis de separar do lodo/areia, eu mtas vezes coleto, levo pra casa, coloco numa peneira, e uso o jato forte de uma mangueira pra lavar as impurezas e deixar apenas a planta na peneira. Esta eu coloco pra secar imediatamente. Mas dependendo do tempo q vai demorar entre a coleta no campo e esta lavagem, é melhor tentar limpar a planta numa poça d'água em campo mesmo, pois a planta pode murchar, as flores fecharem, etc.

Pra secar as plantas, eu geralmente uso papel toalha daquele tipo que vem em rolos pra cozinha. Coloco as plantas dentro de uma ou mais folhas deste papel absorvente e coloco sob algum peso como um livro grande, p/ q elas sequem bem na horizontal. O importante é secar rápido pra manter as cores (e DNA p/ futuros estudos), portanto bastante papel e bastante peso é melhor. No campo levamos algo chamado "prensa de herbário", q nada mais é do que quadrados de papelao grosso intercalados com folhas de jornal ou papel absorvente, amarrados com corda. Assim, no campo memso podemos abrir, colocar as plantas dentro e continuar a coleta.

Eu tinha uma pequena prensa tamanho A4 q sempre carregava comigo dentro da mochila. Mas pra não gastar tempo tirando e abrindo, eu sempre andava com uma pochete contendo um caderno e folhas de papel absorvente. Assim, ia tacando tudo no caderninho e depois quando ficava cheio, eu parava e abria a prensa de herbario p/ transferir tudo de uma vez.

Uma vez seca a planta, vc entrega p/ alguma instituicao como o dep. de botânica da USP, UFPR, etc. Pode mandar pro Paulo Gonella q ele deposita no herbario da USP pra vc, se quiser. Mas pra cada planta vc tem q incluir informacao como: tipo de ambiente onde crescia (seco ou úmido, sombra ou sol, tipo de solo), abundância da espécie, cor da planta e da flor, outras plantas q cresciam juntas, data da coleta, local exato em detalhes (km da estrada, municipio, etc.), altitude e GPS se possivel.


Abs,
Fernando Rivadavia


17.09.2010(Sex)13:11
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.03.2009(Sáb)20:26
Mensagens: 117
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Muito obrigado!

Não tenho GPS, as informaçoes do GoogleEarth podem ser utilizadas?

Um abraço.


19.09.2010(Dom)21:49
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Claro!!! Portanto q vc consiga achar o local exato no Google Earth, a referencia de latitude e longitude estará correta. Até altitude, em geral, é bastante confiável no Google Earth.

Abs,
Fernando


19.09.2010(Dom)22:02
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB