Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)18:57



Responder  [ 5 mensagens ] 
 Trabalho com micropropação 
Autor Mensagem
Apadrinhado
Avatar do usuário

Registrado em: 18.01.2012(Qua)9:07
Mensagens: 112
Localização: Itapecerica da Serra - São Paulo
Mensagem Trabalho com micropropação
Olá Pessoal!

Estou caminhando para o meu ultimo ano da faculdade de Ciências Biológicas e, como obrigação, tenho que fazer estágio.

Atualmente eu tenho bolsa de IC pelo PIBIC/CNPq trabalhando com resposta imune em peixes, mas sinto que isso ainda não é o que eu queria pra mim, até que tive a matéria de Fisiologia Vegetal e o meu professor me falou sobre trabalhar com micropropagação, tanto de ornamentais como frutíferas.

Numa rápida pesquisa pela internet eu vi que o IB/USP trabalha com micropropagação, então eu pensei remotamente em ir fazer meu estágio lá e, talvez, engatar um mestrado nessa área.

Como eu sei que aqui é um grupo muito diversificado, eu queria saber das pessoas mais experientes como que é trabalhar nessa área, como que anda o mercado de trabalho, se a remuneração é boa, enfim, se "dá futuro" investir nessa área.


Abraços a todos!

_________________
Minha galeria - viewtopic.php?f=9&t=10394


05.02.2013(Ter)16:37
Perfil
Destaque

Registrado em: 10.02.2011(Qui)7:46
Mensagens: 107
Localização: São Paulo- SP
Mensagem Re: Trabalho com micropropação
Olá André.
Vou falar sobre alguns pesquisadores em micropropagaçãoq ue conheço.
No IB-USP você pode conversar com o professor Gilberto Xavier que trabalha com orquídeas, Professora Helenice Mercier que trabalha com bromélias. Os dois podem fazer projetos com outros grupos vegetais se acharem o projeto interessante.
No IBot (Instituto de Botânica), também conhecido como jardim botânico de São Paulo também há o núcleo de plantas ornamentais no qual os Professores Shoey, Vivian Tamaki, Catarina Nievola e Armando fazem seus projetos com micropropagação de plantas ornamentais.
A USP de Piracicaba é um forte núcleo de estudos em plantas ornamentais e melhoramento de plantas, como por exemplo o CENA (Centro de Estudo Nuclear na Agricultura).
Há o IAC em campinas que é muito forte também, todo ano lançam novas cultivares de plantas de interesse econômico.
Há também hoje um grande centro para estudos de Cana-de-açúcar (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol) encabeçado pelo professor Marcos Silveira Buckeridge que também é professor do IB-USP.
Se tem futuro? Acredito que estes profissionais não reclamam. rs
Trabalhar nessa área é gostoso se você gosta de ficar dentro de uma laboratório, para você ter uma ideia tem gente que faz laboratório caseiro e utiliza como hobbie.
Como anda propriamente o mercado de trabalho eu não sei, de vez em quando eu vejo vagas abertas, mas, são raras em sites de recrutamento profissional, acredito que o mais indicado é mandar seu currículo direto para empresas que estão dentro destes ramos de atividade.
Há também como trabalhar como pesquisador em alguma universidade brasileira, qualquer universidade pública que tenha um curso de ciências biológicas ou agronomia vai ter um laboratório de micropropagação vegetal.
Mas em qualquer área do conhecimento há os que se destacam e os que ficam à margem. Muitas empresas no interior precisam de profissionais nesta área, principalmente, em pólos de produção de flores como Holambra, Arujá, pólos sucro-alcoleiros e pólos de produção de papel e celulose.
De qualquer modo é uma área que você terá que estudar bastante, publicar bastante e conseguir novas titulações acadêmicas o que é um processo trabalhoso, mas, muito gostoso pra quem tem o perfil.
Dependendo de sua experiência e titulação acredito que a base de salário deve estar entre 2.000-12.000 reais de ganhos mensais, dependendo se você será um profisisonal júnior ou um diretor de pesquisa.
Se encaixar em uma boa vaga depende de grande esforço e um bom timming para estar na hora certa no lugar certo.
Abraço
Cleber

_________________
Desejo forte esse de colecionar Droseras!
minha grow/wish list: viewtopic.php?f=24&t=10542


06.02.2013(Qua)9:14
Perfil
Apadrinhado
Avatar do usuário

Registrado em: 18.01.2012(Qua)9:07
Mensagens: 112
Localização: Itapecerica da Serra - São Paulo
Mensagem Re: Trabalho com micropropação
Muito obrigado mesmo Cleber!!!

Vou tentar entrar em contato com alguns desses pesquisadores que você mencionou aqui e ver se eles aceitam alunos para estágio voluntário, uma vez lá eu posso conversar sobre projetos e ter uma ideia mais aprofundada de onde eu possa me especializar.

A minha preocupação com o "dá futuro" é justamente por não ver muitas vagas em sites sobre essa área, mas acho que a sua ideia de distribuir curriculos diretamente nas empresas que trabalham comigo, mas enfim toda e qualquer especialização requer muito estudo e dedicação, se for algo de que gostamos acho que isso facilita muito.

Mas muito obrigado pela contribuição, é muito valioso pra mim!

Abraços!

_________________
Minha galeria - viewtopic.php?f=9&t=10394


06.02.2013(Qua)10:49
Perfil
Apadrinhado
Avatar do usuário

Registrado em: 18.01.2012(Qua)9:07
Mensagens: 112
Localização: Itapecerica da Serra - São Paulo
Mensagem Re: Trabalho com micropropação
Consegui fazer estágio com a Helenice Mercier, excelente pessoa e muito simpática!
O bom é terei contato com muitos pesquisadores la dentro do IB.

Cleber, vc conhece o Prof. Marco Aurélio Mayworm?

_________________
Minha galeria - viewtopic.php?f=9&t=10394


14.03.2013(Qui)8:22
Perfil
Destaque

Registrado em: 10.02.2011(Qui)7:46
Mensagens: 107
Localização: São Paulo- SP
Mensagem Re: Trabalho com micropropação
andrekoga escreveu:
Consegui fazer estágio com a Helenice Mercier, excelente pessoa e muito simpática!
O bom é terei contato com muitos pesquisadores la dentro do IB.

Cleber, vc conhece o Prof. Marco Aurélio Mayworm?


Acredito que já ouvi falar, ou até mesmo conheça, mas, não estou ligando o nome à pessoa.
Abraço

_________________
Desejo forte esse de colecionar Droseras!
minha grow/wish list: viewtopic.php?f=24&t=10542


16.03.2013(Sáb)21:52
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB