Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 10.05.2024(Sex)7:42



Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Abelhas indígenas 
Autor Mensagem

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Vitor B. escreveu:
Gostei da Jataí porque ela não tem ferrão e não atacaria os meus vizinhos.


huahuauhauhauhauhauhhua :D

Abração

_________________
Imagem


26.01.2008(Sáb)22:15
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem 
Vitor, as abelhas europeias são muito melhores que as abelhas africanas ou africanizadas....
A maioria das abelhas "nativas" do brasil, são uma mistura de todas as europeias, com as africanas, ficando uma raça intermediaria, já que não é tao agressiva como as africanas....

As raças de abelhas são:
-Apis mellifera mellifera (abelha real, alemã, comum ou negra)
Nervosas e irritadas, tornam-se agressivas com facilidade caso o manejo seja inadequado.
Produtivas e prolíferas, adaptam-se com facilidade a diferentes ambientes.
Propolisam com abundância, principalmente em regiões úmidas.

Apis mellifera ligustica (abelha italiana)
Essas abelhas têm coloração amarela intensa; produtivas e muito mansas, são as abelhas mais populares entre apicultores de todo o mundo.
Apesar de serem menores que as A. m. mellifera, têm a língua mais comprida (6,3 a 6,6 mm).
Possuem sentido de orientação fraco, por isso, entram nas colmeias erradas freqüentemente.
Constroem favos rapidamente e são mais propensas ao saque do que abelhas de outras raças européias.

Apis mellifera caucasica
Originárias do Vale do Cáucaso, na Rússia.
Possuem coloração cinza-escura, com um aspecto azulado, pêlos curtos e língua comprida (pode chegar a 7 mm).
Considerada a raça mais mansa e bastante produtiva.
Enxameiam com facilidade e usam muita própolis.

Apis mellifera carnica (abelha carnica)
Assemelham-se muito com a abelha negra, tendo o abdome cinza ou marrom.
Pouco propolisadoras, mansas, tolerantes a doenças e bastante produtivas.
São facilmente adaptadas a diferentes climas e possuem uma tendência maior a enxamearem.

Apis mellifera scutellata (abelha africana)
Originárias do Leste da África, são mais produtivas e muito mais agressivas.
Possuem visão mais aguçada, resposta mais rápida e eficaz ao feromônio de alarme. Os ataques são, geralmente, em massa, persistentes e sucessivos, podendo estimular a agressividade de operárias de colmeias vizinhas.
Ao contrário das européias que armazenam muito alimento, elas convertem o alimento rapidamente em cria, aumentando a população e liberando vários enxames reprodutivos.
Migram facilmente se a competição for alta ou se as condições ambientais não forem favoráveis.

Abelha africanizada

A abelha, no Brasil, é um híbrido das abelhas européias (Apis mellifera mellifera, Apis mellifera ligustica, Apis mellifera caucasica e Apis mellifera carnica) com a abelha africana Apis mellifera scutellata.

A variabilidade genética dessas abelhas é muito grande, havendo uma predominância das características das abelhas européias no Sul do País, enquanto ao Norte predominam as características das abelhas africanas.

Espero ter auxiliado... embora todas estas abelhas tenham ferrão, ao contrário das Jatais e Mirins, algumas são muito doceis e dá para lidar com elas sem uso de mascaras e roupas especiais....(abelha italiana)....


29.01.2008(Ter)9:41
Perfil ICQ
Avatar do usuário

Registrado em: 05.02.2008(Ter)22:49
Mensagens: 12
Localização: Recife/PE
Mensagem ahuahuahuhua
Adorei essa: "é bom pq n atacaria meus visinhos" huahuahuahuauhahuuahuha

Cristiano.. eu cria abelhas Jataí, e posso te dizer, o mel delas é um dos mais puros q existe (pelo q li ate´agora) quanto ao gosto.. varia muito com a safra.. depende da flor q estiver desabroxando.. E particularmente acho muito saboroso. No entanto, a produção é mínima.. Com um bom manejo vc pode conseguir extrair 1.. 1,5 Litros em um ano. Daí vc precisa de muitas comeias. Sempre desconfie de quem estiver vendendo "mel de Jataí" muito barato..

Pretendo começar a veder... DAqui pro fim do ano.. no momento meu plantel esta pequeno ainda.. estou reproduzindo elas e dividindo as caixas aos poucos.. Quando tiver pronto te dou um toq.

Comecei criando por hob mesmo.. Tinha uma comeia na tomada da minha casa (da pra acreditar? uhahuahuahuahu) Dai retirei e coloquei numa caixinha de papelão.. pesquisei e tals.. estudei.. esperimentei.. Aprendi a criar.. Achei outras comeias em minhas trilhas, até de outras espécies.. É muito legal, divertido, saboroso e sem falar q uso elas pra alimentar alguns de meus pets! huauhauhauhauhauh

Se alguem souber de quem venda Jataí pela net me avisa.. Preciso variar a genética de meu plantel.

Forte abraço 8-)

_________________
Alimentos vivos para suas plantas
"Devemos reprimir os impulsos e dominar o caráter!"


07.02.2008(Qui)0:25
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Aqui vai uma foto (com o "canudo" não original)

Imagem

Gostaria de saber que modelo vocês usam, ou qual o nome desse

Imagem

Me disseram que vendem abelhas aqui:
http://br.groups.yahoo.com/group/Abena/


08.02.2008(Sex)19:06
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 05.02.2008(Ter)22:49
Mensagens: 12
Localização: Recife/PE
Mensagem 
Minhas caixas são iguaisinhas a essa, no mesmo estilo.. sendo q eu chamo de caixa.. apiário.. eu n conheço outro nome.. muito bom esse site.

Digaê q massa.. o cara ter plantas carnivoras.. e criar abelhas indigenas.. q ajudam na reprodução das plantas.. é uma boa combinação. 8-)

_________________
Alimentos vivos para suas plantas
"Devemos reprimir os impulsos e dominar o caráter!"


09.02.2008(Sáb)1:09
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Socooooooooooooooorrrrro, um tipo de mirim com cheiro de limão esta atacando a colmeia, elas entraram e tomaram conta, não tem nem cinal das antigas moradoras, elas entram e saem com um pouco de cera, nãosei o que fazer, não sei se elas vieram só roubar cera, ou se eu perdi um enxame e ganhei outro.

Imagem


09.02.2008(Sáb)10:46
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
é uma merd* quando isso acontece :evil:
tenta espanta las e esperar que as antiga voltem :roll:

_________________
Imagem


09.02.2008(Sáb)13:13
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 05.02.2008(Ter)22:49
Mensagens: 12
Localização: Recife/PE
Mensagem 
Cara.. vc pode usar fumaça pra espantar as abelhas.. deixa queto.. se tiver condiç~eos elas vão voltar.. por via das dúvidas deixa a caixa no mesmo lugar ate a primavera.. se elas n voltarem até la.. pode tirar.. ou fazer uma isca nova pra "capturr" uma comeia nova q esteja enxameando...

è chato quando isso acontece.. sei como é..

_________________
Alimentos vivos para suas plantas
"Devemos reprimir os impulsos e dominar o caráter!"


10.02.2008(Dom)23:11
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Dês da ultima pastagem já fui atacado por iratins de novo, matei elas a unha, mas eu gostaria mesmo de mostrar a colmeia dessa Plebeia sp, ou ainda um outro genero, sei lá, ninguém esta sabendo dizer quem ela é.

Imagem

Imagem


26.04.2008(Sáb)18:01
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem 
Quero entrar na conversa:

1- Eu gostaria de saber se no Brasil não existem abelhas com ferrão nativas?

2- Pelo que entendi as nossas é uma mistura de um monte de raças vindas de outros países, é isso mesmo?

3- Quer dizer que algúm apicultor descuidado é o culpado de eu ter levado mais de 50 ferroadas quando andava no mato aqui em Uberaba?

4- Aqui em Uberaba é muito comum uma abelha verde metálica muito bonita, ficam rondando constantemente meus catasetuns quando floridos, alguém sabe se são do Brasil ou vindas de outro país também, ferroam?

5- E aqueles baitas abelhões pretos que furam as madeiras podres para morarem dentro são abelhas ou besouros, picam?

Tô cheio de curiosidade, me ajudam?

Cristiano, sua abelinha até que é bonitinha, deixa as bichinhas morarem na colméia ha ha ha!


26.04.2008(Sáb)23:08
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB