Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)23:19



Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Fracionamento celular 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Citação:
Golgi, não Malpighi, hehehe! Malpighi é um orgao de insetos se me lembro bem.


Olá Fernando ! com certeza vc deve estar certo e eu, redondamente errado ! hehehehehehe mas juro que me lembro de ter estudado algo como "glomérulos de malpighi" ou "complexo de malpighi" em biologia celular, no então segundo grau. Só não posso conferir se estou errado porque, como bom samaritano que tento ser, doei os livros escolares a uma instituição que os recebe para estudantes carentes... já estou preocupado... se o erro foi do livro, então não é da minha memória e eu fiz um desfavor ao donatário dele... rsrsrsrsrsrsrsrsrs ! Grande abraço.

Citação:
Rapaz, prefiro memorizar o nome dessas estruturas a ficar decorando nome de autor que participou de grupo literário.
Abraço


Olá Pedro ! vc tem razão, gosto não se discute, cada um na sua ! mas eu não me limito a conhecer os nomes dos autores não, na verdade me especializei na época nos elementos componentes das estruturas dos textos, pelos períodos literários e por autor, analisando a sintaxe própria do estilo do período e das variantes constantes no estilo de cada autor dentro dele. Assim, era normal que eu soubesse, lendo um trecho de uma poesia, por exemplo, não apenas que era barroca, mas que era do Gregório de Mattos e não do Padre Vieira, pelo estilo presente nos versos - ainda quando não os conhecesse inteiramente - o que, modéstia à parte, era difícil ocorrer... assim, a carga de leitura era grande e muito mais que simplesmente decorar... não é desculpa por não ter estudado biologia mais a fundo, é simplesmente uma constatação de que priorizei outro tipo de conhecimento, aliás muito mais afim com a minha área de estudo e de pesquisa.
Mas, como nada é estanque no mundo, hoje tenho de rever aquilo que li anteriormente e aprender aquilo que deixei de aprender, porque as chamadas ciências humanas cada vez mais se aproximam das chamadas ciências médicas ou ciências biológicas - por exemplo, o caso do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, da constitucionalidade do dispositivo da lei a respeito da utilização de embriões humanos congelados para fins de pesquisa. Outro exemplo foi a crescente onda eugênica que varreu os sistemas jurídico - penais desde Lombroso até hoje... enfim, o conhecimento das ciências humanas me proporcionou a maturidade da noção de seus próprios limites - o que demanda conhecimentos específicos de áreas supostamente não - afins... mas isso é parte do processo de aprendizagem, basta ter vontade de crescer intelectualmente...
Grande abraço.


04.04.2009(Sáb)8:05
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Obrigado pela ajuda, e aproveitando esse tópico quero dizer que passei em biologia com enfase em controle ambiental na Feevale, daqui a pouco tem mais um biologo aqui no forum.


04.04.2009(Sáb)14:57
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem Áreas de interesse
Francisco,
Concordo plenamente contigo e admiro quem possui alto grau de aprofundamento em determinados assuntos. Apenas lamento que, para passar no vestibular, tenha que decorar muitos nomes que certamente esquecerei logo após a prova. Pior que isso é decorar e não ter questão sobre isso. Não me refiro a Gregório de Matos, Álvares de Azevedo, Machado de Assis, Rachel de Queiroz, mas a autores locais que tiveram pouca expressividade a nível nacional. Tudo bem, é um mal necessário.
Não foi minha intenção te criticar ou ofender, apenas expor o meu ponto de vista. Desculpe-me se o fiz.
Abraço.
Pedro Emidio.

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


04.04.2009(Sáb)17:37
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Pedro ! é claro que vc não me criticou e nem ofendeu ! por favor nem pense nisso ! eu respondi com um texto longo porque escrevo demais mesmo - é um hábito. Me desculpe se te pareceu agressivo, não foi a minha intenção.


05.04.2009(Dom)6:51
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB