Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)13:03



Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Planta carnívora prospera se usada como banheiro... 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07
Mensagens: 224
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagem Planta carnívora prospera se usada como banheiro...
Citação:
Planta carnívora prospera se usada como banheiro

As plantas carnívoras tropicais estão entre as mais estranhas espécies do planeta, digerindo formigas e outros insetos que escorregam e caem em seus bojos. Mas a Nepenthes lowii, uma planta carnívora encontrada em Bornéu, é ainda mais estranha. Ela obtém sua nutrição não de insetos, mas de tupaias, roedores que vivem em árvores e utilizam as plantas carnívoras como banheiro.

Jonathan Moran, da Universidade Royal Roads, no Canadá, com Charles Clarke, da Universidade Monash, da Malásia, e colegas descrevem essa "nova estratégia de retenção de nitrogênio" em estudo publicado pela revista Biology Letters. Usando análise isotópica, estimam que as fezes de tupaias que se depositam no bojo da planta representem uma fonte significativa do nitrogênio que ela consome.

A N. lowii é encontrada em altitudes mais elevadas, onde formigas e outros insetos são menos abundantes, disse Moran, que estuda plantas carnívoras há duas décadas. Em seu estágio imaturo, a planta desenvolve um bojo posicionado perto do solo, e sobrevive com as poucas formigas disponíveis.

Mas quando madura a planta produz cúpulas com bojos elevados, e as tupaias visitam as plantas para comer o néctar que elas excretam, o que as deixa posicionadas sobre o bojo.

"A função dita a forma", afirma Moran. "Os bojos da planta parecem vasos sanitários, ainda que nós sejamos educados e não façamos essa afirmação no relatório".

(Fonte The new York Times - noticia retira de http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 47,00.html )


Bom pessoal eu como estudante de biologia e um membro bem participativo dos trabalhos científicos da minha faculdade e ainda estagiário da clinica de animais silvestres de lá onde so temos casos das doenças mais bizarras possíveis (no estilo House mesmo)...Tenho que dizer que tenho visto uma INFINIDADE de trabalhos TOSCOS e ridicularizantes (se é que essa palavra existe) sinceramente o comentário "Os bojos da planta parecem vasos sanitários..." é uma das piores coisas que eu podia ler nessa noticia ainda mais do pesquisador, como se o animal ligasse ao formato dela a um VASO SANITARIO, ta certo que a planta pode sim se nutrir dos excrementos depositados no jarro, mas do jeito que esta essa noticia daqui a pouco tem gente fazendo suas necessidades em qualquer carnívora que comprar por ai em supermercados.
Um exemplo:
Ontem foram há clinica onde eu faço estagio alguns reportes para fazer uma matéria com dois urubus filhotes que eu estou cuidando..(para resumir tudo) a repórter me perguntou se seria fácil cuidar dos filhotes....eu disse que sim, MAS que ela não devia dizer isso pois incentivaria as pessoas a pegarem esses bichos e tentarem cuidar em casa...As pessoas leem e entendem da maneira mais fácil...Café aumenta os riscos de enfarto (Café mata)...Planta carnívora prospera se usada como banheiro (Planta carnivora pode ser usada como banheiro)

Abraços


17.06.2009(Qua)14:52
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Kato, se não for encomodo, pode colocar +/- essas pesquisas que vc diz que são ridiculas?
seria legal ver elas, para dar umas risadas ou não :P


17.06.2009(Qua)16:55
Perfil

Registrado em: 28.02.2007(Qua)17:15
Mensagens: 109
Localização: Santa Maria - RS
Mensagem 
não vi nada absurdo como o que você diz neste texto. Fica claro que são as necessidades dos tupaias, e de certa forma, os vasos são sim parecidos com vasos sanitários.

Imagem

talvez seja uma questão de interpretação... a minha é diferente.

Abraços


17.06.2009(Qua)16:59
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem Artigo
Gostei bastante da matéria. Já sabia que existia planta que digeria folha e fezes de passarinho (N ampullaria) e para isso tinha a tampa do ascídeo voltada para trás. Mas fezes de roedor foi inédito para mim.
Abraço.

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


17.06.2009(Qua)17:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07
Mensagens: 224
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
Mensagem 
Guilherme C. se procura no fórum tem varias imagens que mostram ascídios muito mais parecidos com vasos , alguns são mt parecidos mesmo mas falar isso como foi dito p\ qualquer pessoa eu acho errado, como vc disse é uma questão de interpretação e o meu medo é de como as pessoas vão ler isso. so coloquei aqui porque no fundo achei engraçado...

Pedro Emidio eu vou colocando coisas engraçadas que eu for encontrando...

E tenho que pedir desculpas pelos termos que eu usei ("ridículo") afinal vc passa anos da sua vida procurando informações,fazendo viagens para lugares desconhecidos onde você não conhece ninguém ou mesmo não falam sua lingua so para fazer o que você gosta como pesquisar sobre a nutrição destas plantas únicas para no final não ganhar nada mais que uma matéria no jornal... (eletrônico ainda por cima)

Abraços


17.06.2009(Qua)18:30
Perfil

Registrado em: 28.02.2007(Qua)17:15
Mensagens: 109
Localização: Santa Maria - RS
Mensagem 
Kato, tudo bem... é que seu texto me pareceu mais indignado do que contando um fato engraçado... :)

Claro que não há ligação entre o nosso vaso sanitário e este jarro.... mas que o fato da utilização das fezes como fonte de nitrogênio é interessante... isso é mesmo. :wink:


17.06.2009(Qua)19:43
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2005(Ter)16:49
Mensagens: 561
Localização: Pontes e Lacerda - MT
Mensagem 
Rapaz..... eu estou indignado é com a Tupaia!!!

Tem tanto lugar lá em cima da árvore p/ fazer as necessidades....que ninguém lá em baixo vai ver quem fez...

a safadinha vai fazer justo na Nepenthes...........vê se pode!!!!!!!!! Essa TUPAIA!!!!


PS: o pesquisador ta estudando ha tanto tempo na mata.............que já ta viajando na batatinha......! ou ele falou besteira ou quem escreveu reportou de forma errada a informação.

abraços


17.06.2009(Qua)22:14
Perfil YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Pode ser q os reporteres do NY Times fizerem um título meio populista, mas o artigo original não só é sério como tem título parecido, hehehe! Conheço um dos autores, o Charles Clarke, e o cara faz trabalhos de campo ótimos c/ Neps! Quem quiser o artigo original em inglês, me mande uma MP c/ seu e-mail.

não sei se posso fazer isso, mas vejam abaixo a foto publicada no tal artigo, com o "tree shrew" (q está entre roedores e primatas na árvore evolutiva) sentado sobre o ascídeo de N.lowii e se alimentando na tampa.

Imagem


Abs, Fernando


18.06.2009(Qui)4:43
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 31.05.2009(Dom)10:36
Mensagens: 14
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Olá só que maravilha, a Nepenthes dá o alimento e ainda mantém a floresta limpa, só faltou o papel... KKKKKK


18.06.2009(Qui)9:16
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2009(Qui)17:12
Mensagens: 35
Localização: Barra Mansa Rj
Mensagem 
relex e so usar uma folhinha srsr

não resisti :roll:


18.06.2009(Qui)23:50
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 36 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB