Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)16:25



Responder  [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Planta carnívora prospera se usada como banheiro... 
Autor Mensagem

Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27
Mensagens: 76
Localização: São José do Rio Preto - SP
Mensagem 
Na minha cidade existe um decreto federal que cria o dia do SACI!
Bem que todo fim de outubro agente fazia umas apresentações sobre folclore...


03.07.2009(Sex)10:31
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2005(Ter)16:49
Mensagens: 561
Localização: Pontes e Lacerda - MT
Mensagem 
valmer6 escreveu:
Na minha cidade existe um decreto federal que cria o dia do SACI!
Bem que todo fim de outubro agente fazia umas apresentações sobre folclore...


Agora só falta o dia do Curupira, do Boitatá e da Mula sem cabeça. :lol: Monteiro Lobato ia achar o máximo. 1palmas.

abraços


03.07.2009(Sex)19:33
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Citação:
Na minha cidade existe um decreto federal que cria o dia do SACI!
Bem que todo fim de outubro agente fazia umas apresentações sobre folclore...


Rapaz, se eu morasse aí, juro que votava no Prefeito que criou esse Decreto ! eu detesto essa história de halloween - não por causa do halloween, mas porque as crianças conhecem esse enlatado e se esquecem de que o nosso folclore é o mais rico do mundo... fazer festinha de "dia das bruxas", para mim, é manifestação de desconhecimento, mas, fazer o que ?


03.07.2009(Sex)22:52
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 03.05.2008(Sáb)22:34
Mensagens: 22
Localização: Ipameri/GO
Mensagem 
Francisco Eduardo,

Concordo plenamente com você. Trabalho em duas escolas aqui na minha cidade,
uma de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental e Médio.
A maioria dos alunos aqui e até mesmo profesores não sabem em que
dia se comemora o Dia do Folclore, mas o Dia das Bruxas eles sabem e tem até festa.

_________________
Luiz Carlos - Growlist

"Um dia de chuva é tão belo quanto um dia de sol
ambos existem, cada um como é"


03.07.2009(Sex)23:07
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Citação:
A maioria dos alunos aqui e até mesmo profesores não sabem em que
dia se comemora o Dia do Folclore, mas o Dia das Bruxas eles sabem e tem até festa.


É triste mas é a verdade ! isso é o resultado de anos e anos de alienação e de cópia de idéias estrangeiras... só não entendo uma coisa: quando se copiava porque se achava que o estrangeiro era melhor, eu ainda poderia compreender... mas, e quando se copia aqulio que se sabe ser inferior ?
É o final dos tempos, quem tem razão é Nostradamus... 2012 está chegando !
Grande abraço a todos.


04.07.2009(Sáb)9:30
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Nostradamus e os maias.


04.07.2009(Sáb)12:14
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27
Mensagens: 76
Localização: São José do Rio Preto - SP
Mensagem 
O prefeito que criou esse decreto se chama Edinho Araújo e foi eleito por duas vezes seguidas. Ele ajudou na construção de distritos indrustriais e a estação de tratamento d`agua.
O folclore brasileiro não é o melhor pois todos os folclores TRADICIONAIS são bons.
Cada um tem seu folclore, e todos são divertidos. Folclore é cultura e cultura não se compete!
O Hellowen, por exemplo, não é, de jeito alhum, americano! Ele surgiu como a festa da colheita celta!
O saci, já é outra história, ele foi inventado pelos escravos centro-africanos.


04.07.2009(Sáb)15:37
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Citação:
Nostradamus e os maias.


Sim, Nostradamus e os Maias, com certeza !

Citação:
O folclore brasileiro não é o melhor pois todos os folclores TRADICIONAIS são bons.


Olá Valmer ! concordo ! tanto que não fiz um juízo de valor de qual folclore seria melhor ou pior do que outro. O que disse, e repito, é que o nosso é mais rico, ou seja, possui uma maior quantidade de manifestações culturais e de traços de identidade presentes em suas manifestações. Nem poderia ser diferente, dada a diversidade cultural de nossa formação enquanto povo. Mas isso não sou eu quem está dizendo, isso disse Luís da Câmara Cascudo, o maior de todos os folcloristas, vivos ou mortos, brasileiros ou não...

Se vc gosta de folclore (brasileiro ou não), com certeza já leu Câmara Cascudo. Se não leu, procure ler, tenho certeza de que vc não vai se arrepender !


04.07.2009(Sáb)21:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Citação:
O prefeito que criou esse decreto se chama Edinho Araújo e foi eleito por duas vezes seguidas. Ele ajudou na construção de distritos indrustriais e a estação de tratamento d`agua.
O folclore brasileiro não é o melhor pois todos os folclores TRADICIONAIS são bons.
Cada um tem seu folclore, e todos são divertidos. Folclore é cultura e cultura não se compete!
O Hellowen, por exemplo, não é, de jeito alhum, americano! Ele surgiu como a festa da colheita celta!
O saci, já é outra história, ele foi inventado pelos escravos centro-africanos.


Olá ! deixe-me esclarecer uma coisa: eu não disse que o halloween é tradicionalmente americano, apenas disse que é, para nós, um enlatado, porque foi de lá que copiamos. A celebração de festas de colheita e outras muitas manifestações, como o dia da homenagem aos mortos, se perdem no tempo, e temos, desde as celebrações druídicas, até às Lupercais romanas, apenas para ficarmos em dois exemplos - há milhares de outros.
Afirmar que o halloween veio, necessariamente, de uma festa ou de outra, é igual a garantir que o carnaval veio das lupercais - é apenas uma tese. Respeito a tese, mas não me sinto obrigado a me filiar a ela.
Quanto ao saci, vc resumiu demais a sua origem. Muito embora o senso comum indique que o saci é um mito de influência da cultura africana, não há qualquer indício de que ele tenha sido "trazido pelos escravos", simplesmente porque, na África, ele não existe com esse nome e tampouco com esse formato - jamais usaria a carapuça na África original, a carapuça é um símbolo europeu (segue)

_________________
Eu acredito em SACI


05.07.2009(Dom)3:36
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
(continuação) Pelo contrário, temos diversos tipos de saci, d'entre os quais o saci - saçurá, o saci - sacerê, o saci - pererê e o saci - trique. O primeiro é incendiário e costuma matar queimadas as pessoas com quem cruza; o segundo é vampiro, aquele que trança as crinas dos cavalos e depois bebe o seu sangue; o terceiro é o imortalizado por Monteiro Lobato, que se diverte fazendo bagunça, fuma cachimbo e tem as mãos furadas, brincando com uma brasa que faz correr por entre os furos (mais dois elementos europeus - a mão furada, que remete à Inquisição Ibérica, e o lidar com fogo, que remete à mesma Inquisição); já o saci - trique é aquele cujo assovio foi descrito em partitura pelo grande folclorista brasileiro Alceu Maynard de Araújo.
É certo que, quando estabelecemos a morfologia do saci como um negrinho de uma perna só, estamos contextualizando a sua influência no sudeste, especialmente em Minas Gerais e no interior de São Paulo. Já no Norte, ele pode aparecer como um homúnculo peludo, com os olhos cor de brasa, e com as duas pernas, diferindo do caapora por não apresentar os pés voltados para trás.
Ou seja: o saci não é uma criação simplesmente trazida da África durante a Diáspora Negra, é o resultado da fusão de entes africanos como o tutu (que se traduz bicho, origem do bicho - papão, ente polimorfo) com outros, indígenas, como o kaagere (tipo de demônio tupi que infernizava a vida dos índios, principalmente durante o sono - a denominação, como a língua tupi - guarani, foi criada pelos Jesuítas, de forma que não sabemos o nome original) e, ainda, com elementos da cultura européia...

_________________
Eu acredito em SACI


Editado pela última vez por Francisco Eduardo em 05.07.2009(Dom)3:55, em um total de 1 vez.



05.07.2009(Dom)3:46
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 36 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB