Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)14:43



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 O que fazer com o capim retirado após a jardinagem ? 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem O que fazer com o capim retirado após a jardinagem ?
Olá ! depois de jardinar o meu pequeníssimo quintal, arrancando o capim, a erva - cidreira, uma série de matos, etc, percebi que acabei reunindo nada menos que 16 sacos de 200 litros desse material.

Fiquei pensando: ele teria alguma utilidade para a produção de adubo orgânico ou qualquer outra ? porque eu simplesmente o coloquei para ser coletado como lixo quando poderia estar usando de alguma forma...

Alguém sabe o que eu poderia fazer com esse tipo de material, que retiro do jardim, que possa ser reeempregado na jardinagem ou em qualquer outra atividade ? fui informado de que, passando esse material por um triturador, eu teria elementos adequados para a produção de adubo vegetal (ou coisa semelhante)...

Além disso, todos os vizinhos fazem a mesma coisa que eu - jogam fora esses elementos... fico pensando se não seria o caso de promover um mutirão para que passássemos a aproveitar esse material, até mesmo para melhorar a pracinha daqui da rua, que é mantida e cuidada pelos moradores...

Enfim, alguém teria uma idéia sobre o que fazer e como fazer ?

Desde já obrigado e um grande abraço a todos !

_________________
Eu acredito em SACI


17.07.2009(Sex)3:11
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Olha Francisco, na escola em que mantemos o viveiro de mudas também temos uma composteira, uma não, duas. Lá é depositado todo tipo de material orgânico, e as vezes até inorgânico :? . Folhas, matos, gramíneas, etc. tem tudo lá. Acho que se você tivesse um espaço na sua casa e tivesse utilidade para esse composto, poderia montar uma composteira de pequeno porte e deixar esse mato se tornar um composto para as plantas do seu jardim. Dessa composteira que nós temos aqui, tiramos um belo composto para as mudas. Atualmente usamos uma mistura de areia:terra:composto orgânico e as mudinhas adoram. Qualquer dúvida estou a disposição. Espero ter ajudado.


Abraços

_________________
Imagem


17.07.2009(Sex)7:34
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
Ola
Vc pode simplesmente, colocar nos pes das plantas, mas o mato, não vai trazer muito beneficios, apenas vai reter umidade para a planta.
o ponto negativo, são as sementes, pois sem perceber vc vai semear esses matos pelo quintal todo.
minha opnião, seria, jogar fora.

Agora, se quer aproveitar, alguma coisa, seria folhas seca, a grama cortada, ai sim, tem menos ponto negativo.
abçs

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


17.07.2009(Sex)12:07
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Citação:
Olha Francisco, na escola em que mantemos o viveiro de mudas também temos uma composteira, uma não, duas. Lá é depositado todo tipo de material orgânico, e as vezes até inorgânico . Folhas, matos, gramíneas, etc. tem tudo lá. Acho que se você tivesse um espaço na sua casa e tivesse utilidade para esse composto, poderia montar uma composteira de pequeno porte e deixar esse mato se tornar um composto para as plantas do seu jardim.


Olá Maurício ! como é feita uma composteira ? nunca vi uma, vc teria uma foto ? e como ela funciona ? me desculpe pela enxurrada de perguntas, mas é que desconheço esses procedimentos completamente...

Olá Dion ! na verdade, minha idéia bate com a do Maurício, usar esses elementos que sobram da capinagem para conseguir algum tipo de adubo e, consequentemente, tentar criar um jardim sustentável, para precisar usar menos fertilizantes, etc... até agora eu joguei fora mesmo, e não me agrada simplesmente deixar o mato no terreno, primeiro porque fica estranho e, depois, porque realmente ele pode se disseminar por sementes...

Grande abraço a muito obrigado a todos.

_________________
Eu acredito em SACI


17.07.2009(Sex)13:13
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Olá Francisco!

Aqui tem uma composteira interessante: http://verdedentro.wordpress.com/2009/0 ... iativa-ii/

Aqui tem outra bem interessante tambem! http://www.minhobox.com.br/loja/produto ... odulo1.php

Um abraço,

_________________
Liza Kamei


17.07.2009(Sex)13:19
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Liza ! adorei as idéias ! principalmente a primeira, porque a segunda é bastante cara ... rsrsrsrsrsrsrs... vou tentar fazer.
O site sobre o lixo também deve ser interessante, depois, com mais tempo, vou dar uma olhada por lá; quem sabe eu não consigo usar mais elementos que hoje jogo fora ?
Aqui em casa nós aderimos à coleta de lixo orgânico, mas sinto que ainda estamos fazendo menos do que podemos, e que talvez esse lixo orgânico tenha alguma utilidade no jardim ou em qualquer outro lugar... é sempre melhor que simplesmente jogar fora...
Um grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


17.07.2009(Sex)13:29
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Francisco, infelizmente não tenho fotos aqui, amanhã tenho estágio no viveiro e já aproveito pra tirar umas fotos delas pra você enteder melhor. Ela é bem simples, é um quadrado de mais ou menos 3mx3m feito com blocos de concreto onde nós jogamos o material orgânico(folhas) e através de bactérias aeróbicas e anaeróbicas ocorre a decomposição dessa matéria que origina um adubo totalmente livre de produtos químicos. Como não jogamos resto de comidas, cascas de frutas, etc. a fermentação dela é mais tranquila, então ela não ficar descoberta e não tem mal cheiro. Na sua casa acho que você poderia fazer uma pequena e jogar o mato sem problemas pois não teria o mal cheiro também. Amanhã posto as fotos para você. Espero ter ajudado!

Abraços

_________________
Imagem


17.07.2009(Sex)19:03
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Maurício ! eu pretendo montar a minha com um balde de plástico com tampa onde farei uns buracos...

_________________
Eu acredito em SACI


17.07.2009(Sex)22:13
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27
Mensagens: 76
Localização: São José do Rio Preto - SP
Mensagem 
Porque você naõ seca as folhas no sol e faz uma cabaninha? assim você já faz uma casa para as Nepenthes que fica bem fresquinha.
Mas para isso você precisaria de uns pedaços de bambu ou madeira, e então usaria o capim e mato secos como amarração e revestimento.
Ou então, poderia fazer uma cama para os mendigos, usando uns tecidos, uma agulha e fios de algodão, também poderia fazer um travesseiro e/ou uma coberta bem grossa. Você sabe costurar? Usaria o mato seco como isolante térmico.
Eu acabei de ter essas idéias, e nunca tinha pensado antes... seria muito bom para os pobres e os indigentes...


17.07.2009(Sex)22:37
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Citação:
Ou então, poderia fazer uma cama para os mendigos, usando uns tecidos, uma agulha e fios de algodão, também poderia fazer um travesseiro e/ou uma coberta bem grossa. Você sabe costurar? Usaria o mato seco como isolante térmico.
Eu acabei de ter essas idéias, e nunca tinha pensado antes... seria muito bom para os pobres e os indigentes...


Olá ! eu participo, sempre, das campanhas de agasalho da igreja que minha esposa frequenta (ela é católica, eu não), mas sempre compramos os cobertores e agasalhos que serão doados... sei lá, mas me parece estranho dar para alguém uma roupa que eu ache tão ruim a ponto de não me servir mais (tenho uma suéter que uso há vinte e um anos exatos, primeiro usava para sair e agora já uso sobre o pijama no inverno, ela já tem furos em vários lugares), porque não me preocupo com a moda e uso as roupas que tenho até que fiquem imprestáveis.
Mas a idéia não deixa de ser interessante, se colocada de forma a não ser humilhante para quem recebe, ou seja, mudando o enfoque de "estou te ajudando porque assim coloco o lixo fora e vc o usa para se aquecer" para "utilização social e sustentável de excedentes" ou coisa semelhante... se vc comentar isso com várias pessoas rapidinho surge uma ONG para fazer a campanha...

_________________
Eu acredito em SACI


17.07.2009(Sex)23:08
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB