Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)13:25



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 O que fazer com o capim retirado após a jardinagem ? 
Autor Mensagem

Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27
Mensagens: 76
Localização: São José do Rio Preto - SP
Mensagem 
Como alguem da minha idade pode ajudar a criar uma ONG?
Mas eu penso pelo lado:
Eu limpo minha casa e você melhora sua qualidade de vida.
Se eu não ganhasse nada com isso seria até perda de tempo.
Mas você ganha muito mais doque eu! Se aquece, dorme bem e tem mais tempo para conseguir comida1
(outra idéia: Usar o mato seco como lenha!)


17.07.2009(Sex)23:19
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Valmer ! não sei a sua idade, mas, se vc não se sente apto a ajudar na fundação de uma ONG, com certeza pode passar a fazer parte de uma, e levar esse seu projeto para ela... quando eu falei em ONG não estava ironizando não, acho que qualquer desses projetos, se bem conduzidos, podem ser úteis. E nascem de idéias como a sua, surgida num estalo... é como a utilização das garrafas pet até mesmo para fazer mobília. Antes de alguém fazer ninguém tinha pensando nisso...
Manda brasa !
Quanto a usar o mato seco como lenha, não dá ! primeiro porque os galhos são muito finos para isso, e depois, onde eu colocaria a lenha ? aqui no Rio de Janeiro, capital, seria surreal ter uma lareira... não temos esse tipo de frio; a churrasqueira daqui de casa é a carvão e não temos (ainda) forno a lenha... eu até poderia fazer uma fogueira, mas confesso que quando os vizinhos fazem isso fico furioso com a fuligem e a fumaça empesteando o meu quintal, e tenho de fechar todas as janelas da casa... então, jamais faria !

_________________
Eu acredito em SACI


17.07.2009(Sex)23:32
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Depois de seca, pode usar como cobertura nos canteiros (conforme e Dion já falou). Evita o crescimento de ervas daninhas e ainda mantém a umidade do solo.


18.07.2009(Sáb)11:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Como prometido hoje cedo tirei as fotos Francisco

Essa primeira tá com um monte bem grande de folhas, estamos tirando o composto orgânico da segunda.
Imagem

Imagem

Imagem

Nessa já da pra ver o produto, percebe-se que tem uns papéis, embalagens e outros produtos que as pessoas jogam nela.

Imagem

Imagem

Espero te ajudado, qualquer dúvida só mandar.


Abraços

_________________
Imagem


18.07.2009(Sáb)11:18
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Maurício ! muito obrigado pelas fotos ! vc é um grande companheiro de forum. Só não entendi uma coisa: os composteiros não devem ser ventilados ? todo lugar onde eu li alguma coisa sobre isso dizia para fazer furinhos nas laterais... como funciona essa sua ? vcs colocam apenas folhas ou qualquer tipo de lixo orgânico exceto carne ?
Um grande abraço e muito obrigado uma vez mais.

_________________
Eu acredito em SACI


18.07.2009(Sáb)14:42
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Que isso Francisco, disponha. Bom, eu não sou expert no assunto, essas composteiras quando eu comecei a estudar nessa escola já estavam lá, então se falar algo errado me perdoe. Realmente a maioria dos artigos dizem que elas precisam de entradas de ar na lateral sim, mas eu acho que varia muito devido ao lixo que vai ser tratado. Nessas composteiras nós não temos tampa em cima, como há na maioria, então acho que esse grande espaço que fica em contato com o ar compensa os furos laterais inexistentes. É claro que também há uma mistura dessas folhas com o tempo, o material que está embaixo vem para cima e o que está em cima vai para baixo, para ocorrer a decomposição por igual. Nosso intuito era colocar apenas folhas e matos assim como os do seu quintal, mas infelizmente algumas pessoas acham que lá é um lixão e jogam embalagens, papéis e outros produtos. Por enquanto restos de comida e carne não chegaram até ela e espero que continue assim, pois acho que ela não teria eficiência para decompor esses materias sem o mal cheiro, fato que precisamos evitar. Me desculpe se as explicações foram superficiais, é que infelizmente essa parte não sou muito aprofundado no assunto. Vou conversar com um amigo meu que deve saber mais algumas coisas e posto aqui. Já sabe, qualquer dúvida estou aqui pra ajudar.

Grande abraço.

_________________
Imagem


18.07.2009(Sáb)15:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Maurício ! vc tem razão, o fato de a composteira não ser tampada deve garantir a oxigenação de seu interior... mas eu li que guardanapos de papel podem ser colocados na composteira, assim como cascas de frutas e legumes; apenas já li que se deve evitar colocar restos de carne, justamente porque vai feder mesmo...
Um grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


18.07.2009(Sáb)23:08
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Concordo contigo, acho que um papel nem causa tanto problema. O problema é que acho que com as frutas haveria algumas moscas no local, o que acha? penso que se as cascas fossem enterradas dentro da composteira, ai sim não haveria nenhum problema em deixá-la aberta. Realmente, carne deve feder.

Grande abraço.

_________________
Imagem


18.07.2009(Sáb)23:17
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Maurício ! quanto às moscas, o que tenho lido é que a composteira deve ter tampa para evita-las... não sei se isso vai funcionar, porque, nesses modelos de composteira, há os furos laterais, mas vou testar assim mesmo, para ver se aproveito literalmente quase todo o lixo orgânico produzido aqui em casa (menos os pedaços de carne e os ossos de frango, é claro).
Já separamos o material reciclável do não - reciclável, para coleta própria, bem como, até agora, usamos um bruraco no quintal como composteira... colocamos as cascas de fruta e o bagaço das mesmas quando sai da centrífuga e cobrimos com terra e nunca atraiu moscas... mas como pretendo usar melhor o jardim, esse buraco vai ter se sair de lá... então, estou pensando em montar uma composteira com uma lata de lixo grande, daquelas com tampa, que se compra nas lojas de 1,99... será uma experiência, se não der certo, o material empregado não foi muito caro... se der certo, penso em como montar uma composteira maior e vejo como posso melhorar o sistema, eventualmente...
Um grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


19.07.2009(Dom)7:51
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
A sim, eu pensei que você estivesse se referindo ao modelo de composteira igual o das fotos que postei, sem tampa. Isso Francisco, faz a experiência pra ver. Uma coisa te digo, o processo é lento e exige muita paciência, não é algo que se faz hoje para obter resultados daqui um mês, demora um pouco mais. Pra melhor o processo e acelerar um pouco, mistura o material orgânico com o passar dos dias, traz o do fundo pra cima e vice-versa. Boa sorte na sua empreitada e não se esqueça das fotos e nos deixar por dentro de tudo.

Grande abraço

_________________
Imagem


19.07.2009(Dom)22:30
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB