Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.05.2024(Qua)9:27



Responder  [ 8 mensagens ] 
 GA3 !!? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem GA3 !!?
Ola gente bonita!! alguem pode me informar oq é e para q serveria o tao falado ''GA3'' ?? Desde ja muito obrigado! :wink:

_________________
.


06.04.2010(Ter)10:24
Perfil YIM Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem Ácido Giberélico
O Ácido Giberélico, de formula quimica C19H22O6, é um composto potente, capaz de destruir as plantas ou estimular o crescimento celular destas, dependendo da sua concentração. Uma concentração bem baixa é suficiente pra ajudar na germinação das sementes e é pra isso que ele é aplicado nas PCs: Ajudar na germinação de sementes que se negam a germinar porque não passaram pelo periodo de estratificação ou simplesmente resistem.

Sua origem é o fungo Gibberella fujikuroi, que é um patógeno do arroz. O ácido produzido pelo fungo estimula tanto o crescimento das plantas infectadas que elas chegam ao ponto de não conseguirem mais se sustentar por atingirem um tamanho anormal, e esgotarem suas energias.

No entanto na cultura das nossas plantas, obviamente ele é usado na quantidade desejavel pra obter o resultado desejado. Entre as ações que o GA promove estao as seguintes:

-Estimula a produção de RNA mensageiro (mRNA) nas sementes, que codificam pra enzimas hidrolases (Enzimas que agem na reação quimica de decomposição da molécula de água pra formação de compostos organicos de interesse pro organismo)
-Promove o crescimento das raizes das plantas via aumento da taxa mitótica das células. Ou seja, as células do tecido vegetal se dividem com maior rapidez.
-Em altas concentrações promove a decomposição do tecido vegetal.

Eis a molécula do ácido giberélico:
Imagem

Agora pra parte prática que é provavelmente o que trouxe você a essa pergunta: Nas PC's, o GA3 que é o produto que contém o ácido giberélico, é usado pra estimular sementes dormentes das PC's a germinar. Muito usado em sarracenias por exemplo, pra quebrar a dormencia das sementes que normalmente requerem estratificação. Há quem diga que o GA3 não quebra a dormencia delas, e ha quem diga que sim. EU particularmente nunca usei entao não sei. Ma so fato é que ele aumenta a taxa de germinação das sementes, entao você acaba obtendo mais seedlings do que obteria sem o produto, e este é o objetivo do produto :idea:.

Espero ter ajudado com suas duvidas.


06.04.2010(Ter)11:24
Perfil ICQ
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
nossa sensacional! obrigado! vou providenciar para minhas sementes , me ajudou muito :wink:

_________________
.


06.04.2010(Ter)12:01
Perfil YIM Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
so tenho + uma duvida, d como aplico nas sementes o GA3 ?

_________________
.


06.04.2010(Ter)12:12
Perfil YIM Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Já existem tópicos falando disso era só pesquisar no "Busca", agora você criou mais um tópico igual apenas poluindo o fórum.
Sugiro que esse tópico seja deletado. /delete

/chicote

PS: Essa última pergunta também já foi respondida em outras posts.


06.04.2010(Ter)12:21
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Desculpa Cristiano... eu nem procurei sobre nada tambem... apenas vi a pergunta do colega e respondi. Sorry :roll:


06.04.2010(Ter)12:29
Perfil ICQ
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
André Fabri escreveu:
Desculpa Cristiano... eu nem procurei sobre nada tambem... apenas vi a pergunta do colega e respondi. Sorry :roll:


Fica na boa que a culpa não foi sua.


06.04.2010(Ter)12:41
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
foi minha...desculpeme. podem deletar se quiser

_________________
.


06.04.2010(Ter)18:11
Perfil YIM Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB