Olá, pessoal!
Depois de um tempão sem atualizar, volto para informar acerca da minha coleção de neps, que já passou da casa dos 40 exemplares!!!
Apesar do sucesso nas aquisições, nem tudo são flores: a minha região (norte do ES) está sendo castigada por uma sêca que já dura mais de 4 meses, e mesmo com toda a minha dedicação nas regas e nas "borrifadas", algumas espécies estão deixando a desejar, por causa da baixa umidade atmosférica. É o caso da
N. X
chelsonii, da N. tentaculata e da
N. Accentual-Koto que se recusam a produzir jarros... Outras parecem estar com o rítmo de crescimento empatado com o da minha Cephalotus (
N. madagascariensis,
N. truncata e
N. Yatomi)...
Mas, apesar dos pesares, tenho imagens boas da coleção para mostrar:
Nepenthes rafflesiana var. gigantea:
Com jarros pequenos ainda, mas progredindo...
Nepenthes alata:
Depois de totalmente recuperada da poda radical equivocada, há um ano, voltou ao seu estado normal de crescimento...
Nepenthes albomarginata:
O aspecto dos jarros (colorido) melhorou muito depois que passou a tomar o sol da manhã direto, mas o tamanho deles continua pequeno...
Nepenthes kampotiana x maxima) ?:
Sofreu um grave acidente motivado pela ruptura do cabo que a mantinha suspensa, mas já se recuperou, não economizando beleza no visual dos jarros “lower”!
Nepenthes 'Emmarene' ( = N. khasiana x ventricosa ):
Finalmente, passou a produzir jarros de tamanho razoável (+/- 8cm)...
Nepenthes reinwardtiana:
Permanece indefinida, ainda sem saber ao certo o que quer da vida, mesmo depois de completar 2 anos em meu cultivo. Continua muito lenta, como se ainda aguardasse estabilizar-se no novo ambiente. Só produziu poucos jarros “lower”, e de tamanho discreto (+/- 10 cm)...

Aqui, detalhe dos “olhinhos” de um deles, perto do peristômio:
Nepenthes X wrigleyana:
A ex-
N. “alata falsa” do Ono - e também ex-
N. x (
gracilis x
rafflesiana), do meu cultivo - de broto novo, ao pé da planta antiga, esbanjando beleza, como sempre:

Nepenthes gracillima x rafflesiana var. nivea:
Começou a colocar jarros mais robustos...
Nepenthes sp. 'Horribilis' do Carlos Rohrbacher (ainda sem identificação):
Brotou forte e colocou o primeiro jarro genuinamente “capixaba”! E já tem um outro em formação!
Nepenthes globosa x khasiana:
Vinda do amigo Fábio Santos (Salvador/BA), esse belo híbrido da glamourosa
N. ‘Vicking’ está firme e forte, porém ainda aguardando a chegada do calor...

Os dois jarrinhos, minúsculos, ainda não dão qualquer pista de como eles serão quando a planta estiver adulta:
Nepenthes ventricosa cv. 'Yellow':
Essa “preguiçosa” finalmente produziu um belo broto lateral, e promete ótimas estacas!

E numa das folhas do novo broto, a formação espontânea de um belo jarro, sem qualquer interferência minha!
Nepenthes X chelsonii:
Apesar do péssimo estado geral da planta, causado pela baixíssima umidade, parece que ela está se preparando para colocar um broto lateral, a uns 15 cm do substrato...
Nepenthes sp. 'Pioneira':
A minha neps “xodó” continua com força total, subindo além dos cabos de sustentação, no “recanto”:

Aqui um belo “upper”, todo “exibido”!

Um “lower” pequeno, de um dos brotos laterais, pronto para abrir a tampa:

E um “festival” de “upper pitchers”, agarrados a um dos cabos de sustentação:

Mais um “upper”, por outro ângulo (repare na inclinação quase vertical da tampa do jarro, uma das marcas registradas dela):
Nepenthes truncata:
Devagar demais para o meu gosto... Espero que com a chegada do calor, ela fique mais “esperta”...
Nepenthes madagascariensis:
Outra “devagarzinho, quase parando” da coleção... A planta cresce em ritmo quase “cephalotiano”, apesar do belo gramado de musgo a seus pés...

Aqui, close de um dos poucos e minúsculos jarrinhos, cuja tampa “microscópica” permanece inexplicavelmente fechada:
Nepenthes 'Yatomi':
Outra “lerdinha”, porém mais disposta a colocar jarros! Aqui, um close de um deles (+/- 5 cm):

E o aspecto geral da planta, com belas folhas avermelhadas (apesar de não tomar sol direto), rodeada de outro belíssimo gramado:
Nepenthes spp. 'Ventricosa Mini':
Esse híbrido misterioso da
N. ventricosa permanece em minha mini estufa, e já produziu dois jarrinhos bem pequenos (a foto está ruim, por causa da má posição de tomada, dentro da caixa de vidro):
Nepenthes maxima:
Segue firme e saudável, agora entrando na fase de “parreira”... Aqui, um glamouroso jarro intermediário:

Um conjunto de “upper” em formação, na parte superior da planta:

Um “upper” a caminho, no detalhe:
Nepenthes khasiana x X mixta (vinda do Dennis):
Um jarro “lower” com a parte superior meio esquisita...
Nepenthes gracilis:
Bem novinha ainda, e já botando jarros “upper” de respeito!

Detalhe do peristômio e da tampa:
Nepenthes khasiana:
Cresceu de forma estrondosa, produzindo dois brotos laterais, durante o inverno, demonstrando mais uma vez sua natureza “neps intermediária”. Aqui, um jarro “upper” da parte alta da planta:

E um “lower” super-colorido de um dos brotos:
Nepenthes rafflesiana var. nivea:
Planta vigorosa, mas abortando jarros “a torto e a direito”... Aqui um jarro dos grandes em formação pendurado no longo cabo, enquanto eu fico na torcida pelo início das chuvas...
Nepenthes khasiana x X mixta (vinda do Marcos Ono):
Exagerada e exuberante no crescimento, ignorou o inverno e colocou um saudável broto lateral! Aqui, um dos grandes jarros “upper” da parte alta dela:

E o primeiro jarrinho “lower” da parte brotada:
Nepenthes X mixta:
Não economizou beleza em seu primeiro jarro “lower” produzido aqui em casa:
Nepenthes gracillima:
Uma das mais saudáveis! Esbanja beleza e vigor, com o sol da manhã direto!
Nepenthes 'Arakawae' cv. 'Red'Planta muito nova, ainda produzindo jarros pequenos, mas muito vistosos sob o sol da manhã direto.

Bem, é isso, pessoal!
Agora, é torcer pela volta das chuvas que sumiram daqui da minha terra... Sem explicação...
Abraços!