Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)12:04



Responder  [ 10 mensagens ] 
 Vasos em geral 
Autor Mensagem

Registrado em: 23.08.2010(Seg)18:53
Mensagens: 23
Localização: Aracaju-SE
Mensagem Vasos em geral
Olá pessoal, como estão? Espero que bem :D !!!
Venho pesquisado muito sobre as Plantas carnivoras em geral, para poder ter sucesso no cultivo. Porém tenho uma dúvida que gostaria que vocês me ajudasse. É o seguinte:
Gosto bastante de ver fotos das plantas dos cultivadores daqui do forum, acho elas lindas!!!
Mas nunca consigo identificar o tamanho dos vasos que são usados.
Vocês poderiam me dizer quais vasos usar para cada tipo de planta (Sementes em germinação, adultas ...), especificamente para cada espécie, pois tenho uma noção errada sobre os tamanos das plantas (Já que ainda não comprei, estou esperando o periodo de dormencia das Dionaeas e Sarraceneas passar).
Espero com a ajuda de vocês
Vlw

_________________
Arthur


29.06.2012(Sex)14:23
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Vasos em geral
Olá amigo, vou ver se consigo ajudar.

Para exata noção de tamanho, sugiro dar uma olhada neste site. http://www.ecovaso.com.br/

Para droseras, sarracenias jovens, utricularias, e plantas ainda jovens. Uso o PT08q

Geralmente para algumas espécies se aplica vasos altos, pois as raízes são profundas, e quando entram em contato com a água da bandeja o desenvolvimento diminui bastante.

Para sarracenias, cephalotus, nepenthes, heliamphoras, uso um vaso mais alto e com a boca maior. PT15q

Os vasos quadrados, economizam espaço, além de deixar esteticamente mais bonito.

Agora para nepenthes adultas gosto de usar as cuias, assim pode deixar os vasos pendurados. Tem vários tipos dependendo do tamanho da planta, usando um maior na medida que a planta for desenvolvendo mais raízes.

Existem várias formas, e vários tipos de vasos a serem ultilizados. É apenas informativo, só mostro a disposição como eu particulamente ultilizo... Espero ter ajudado.. Um abraço!

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


29.06.2012(Sex)15:39
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 23.08.2010(Seg)18:53
Mensagens: 23
Localização: Aracaju-SE
Mensagem Re: Vasos em geral
aa muito obrigado canovaaugusto, respondeu minha duvida.
Mas eu posso usar um vaso tranparente, que vende aqui perto de casa (ele é meio esverdiado, parece com uma garrafa pet) ?
Tenho medo que possa ajudar a proliferação de algas.
aa, e as plantas que você usa nos vasos que você falou acima são adultas? E se for, posso colocar plantas ainda jovens e pequenas, tendo o mesmo rendimento?
Vlw

_________________
Arthur


29.06.2012(Sex)22:35
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Vasos em geral
Tudo depende mais da espécie em si. Nos vasos pequenos, a maioria das espécies de droseras vivem tranquilamente até a fase adulta, sem problema algum.

Acredito que, quanto mais espaço para as raízes se acomodarem melhor, tudo varia de acordo com a espécie como disse acima.

Referente aos vasos transparente, a melhor forma é testar. Há cultivos que as algas não se proliferam, e há outros que são um grande problema. Então se possível teste, e nos mostre o resultado..

Espero ter ajudado.. Um abraço.

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


30.06.2012(Sáb)11:16
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 23.07.2012(Seg)22:30
Mensagens: 43
Localização: Recife - PE
Mensagem Qual vaso comprar?
Aproveitando o tópico para não criar outro, estou sem saber qual vaso comprar em relação ao tamanho e profundidade dele.

Recebi hoje meu kit com 100 gramas de musgo e 65 sementes, sendo:
10 Dionaea Muscipula;
10 Drosera Capensis Alba;
45 Drosera Burmannii
(não contei, mas a embalagem diz essa quantidade)

Achei uns bem parecidos com estes:
Vaso 01: 25cm x 20cm x 8cm (para bonsai)
Vaso 02: 30cm x 12cm x 15cm (jardineira)
(medidas aproximadas pois não os medi - comprimento x largura x profundidade)

:?: Dúvidas:
1- é melhor o vaso mais fundo ou mais raso?
2- o tamanho deles (compr. x larg.) é suficiente para todas as sementes ou devo comprar dois?
3- qual a distância que devo manter entre uma semente e outra afim de evitar que as plantas fiquem muito juntas?
4- podem me explicar o que é um "bog"?

Aceito dicas, sugestões e links para sites e tópicos que ajudem com isto.
Obrigado!


01.08.2012(Qua)19:21
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Vasos em geral
Olá Marlon, vou tentar ajudar....

[=Marlon=] escreveu:
1- é melhor o vaso mais fundo ou mais raso?

Resposta: Vasos mais profundos, darão mais espaço para as raízes, que geralmente tem a tendência de se aprofundarem. Vasos com 15 cm de altura são ideais..

2- o tamanho deles (compr. x larg.) é suficiente para todas as sementes ou devo comprar dois?

Resposta: Uma dica que posso te dar, é não semear todas as suas sementes. Quantidade não significa qualidade, então uma planta bonita vale bem mais que várias amontoadas sem espaço. Semeie, metade das que vc tem, guarde outra metade, caso derem errado. Semeie em um vaso pequeno, após as germinações, você poderá replantar em outros vasos as pequenas mudinhas.

3- qual a distância que devo manter entre uma semente e outra afim de evitar que as plantas fiquem muito juntas?

Resposta: Pode ser utilizar vasos separados ou a técnica do ''bog'', geralmente deixo 10 cm cada planta.

4- podem me explicar o que é um "bog"?

Resposta: Bog, nada mais é um vaso grande como a jardineira, sem furos embaixo, onde se faz a rega por cima, com várias espéceis misturadas.

Para ter uma idéia vou deixar umas imagens, de como poderá deixar:

Tamanho de uma D. capensis adulta. (por isso muitas vezes a necessidade de cultivar em vasos separados).
Imagem

Idéia de como poderá deixar seu ''bog'', várias espécies cultivadas em um vaso só..
Imagem

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida pode perguntar!

Abs.. Obrigado!

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


01.08.2012(Qua)22:49
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 23.07.2012(Seg)22:30
Mensagens: 43
Localização: Recife - PE
Mensagem Re: Vasos em geral
nossa cara, vc não apenas ajudou, vc me salvou! valeu :lol:
o vaso mais fundo que vi é igual a este esta última foto que vc postou, mas ele possui furos no fundo e tem a vasilha que encaixa embaixo para colocar a água. irei comprar ele mesmo e plantar metade das sementes que tenho, acho que assim irão ficar bem acomodadas (30 sementes = 3 fileiras com 10).
não pretendo misturar tudo, irei colocar as Dionaeas num lado, um tipo de Drosera no meio e a outra do outro lado. acho que 50 gramas de musgo dão para isso (colocando areia no fundo para dar mais altura)

vc acha que areia de construção bem lavada em 75% do vaso e musgo sphagnum em 25% fica bem?
mesmo com areia no fundo posso deixar a vasilha com água embaixo do vaso?

MUITO OBRIGADO!!! :mrgreen:


01.08.2012(Qua)23:29
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Vasos em geral
Não sei se o musgo daria para preencher a jardineira, mas aconselharia misturar a areia e o musgo em 1/1, proporções iguais. Se tivesse como arrumar mais sphagnum aí seria melhor...

Com a areia no fundo, seria difícil funcionar a rega por capilaridade (prato embaixo), pois a areia não permitiria que o musgo sugasse a água...

Uma dica: Em relação as sementes de Dionaea, como não sabemos se são sementes frescas, aconselho semear metade e a outra metade deixar em extratificação, que é deixar as sementes envoltas em um pouco de musgo úmido(não encharcado), em um saquinho zip lock, na geladeira (parte de baixo) por 3 meses. Só depois irá semear a outra metade...

Qualquer dúvida estou a disposição! Abs..

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


02.08.2012(Qui)10:30
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 23.07.2012(Seg)22:30
Mensagens: 43
Localização: Recife - PE
Mensagem Re: Vasos em geral
mais uma vez obrigado pelas dicas! irei segui-las!


03.08.2012(Sex)12:13
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.04.2014(Sáb)2:38
Mensagens: 75
Localização: Paranaguá-PR
Mensagem Re: Vasos em geral
Olá Luiz... :)

canovaaugusto escreveu:
Para exata noção de tamanho, sugiro dar uma olhada neste site. http://www.ecovaso.com.br/


Gostei muito da sua dica! Muito interessante o link que você compartilhou! /psica

Como pode ver também sou novo aqui no fórum e estou fuçando em vários tópicos para aprender cada vez mais com cuidar das "minhas meninas"... :D

Um abraço,

_________________
Nicetto
Paranaguá/PR


12.04.2014(Sáb)12:10
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB