Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)15:00



Responder  [ 7 mensagens ] 
 Problema com Algas 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 26.08.2012(Dom)19:59
Mensagens: 21
Localização: Colatina - ES
Mensagem Problema com Algas
Boa tarde galera !

Estou com uma dúvida e creio que sejam algas
Estou com esses 5 potes em que nem todos germinaram, deixei 1 semana dentro de uma 'estufa' que fiz,
mas não houve nenhuma germinação então tirei a 'estufa' e deixei no ar livre desde então.

Nos últimos dias apareceram essas manchas verdes que acho que são algas,
só em alguns potes estão por cima, mas em todos os potes por baixo está com isso.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

tirei foto de cada pote

Essas coisas realmente são algas né ? e agora o que fazer ? lembrando que por baixo dos potes(por dentro) também há essas coisas verdes
Aguardo ajuda, sou iniciante !

Abraços !


26.09.2012(Qua)17:00
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Re: Problema com Algas
Vinicius,

Acho legal saber o preparo do Sphagnum, mesmo porque no meu caso após ferver o sphagnum ele acaba ficando verde, alguns potes com um tom de verde bem escuro, neste caso acho que seria a alga, mas pelas fotos o seu musgo está parecendo bem mesmo com aquela pequena mancha, inclusive já é possível ver os seus pequenos "bebês"...

Quanto ao cultivo interno, tentei manter as seeds dentro de casa (já que moro em apartamento) mas o tempo de germinação é muito alto, se mantenho em pleno sol (lembrando que moro em São Paulo e geralmente no calor está em torno de 20º à 25º em média) elas se desenvolvem bem mais rápido e a taxa de germinação é maior.

_________________
Robinson S. Carvalhaes


01.10.2012(Seg)18:05
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.08.2012(Dom)19:59
Mensagens: 21
Localização: Colatina - ES
Mensagem Re: Problema com Algas
obuke escreveu:
Vinicius,

Acho legal saber o preparo do Sphagnum, mesmo porque no meu caso após ferver o sphagnum ele acaba ficando verde, alguns potes com um tom de verde bem escuro, neste caso acho que seria a alga, mas pelas fotos o seu musgo está parecendo bem mesmo com aquela pequena mancha, inclusive já é possível ver os seus pequenos "bebês"...

Quanto ao cultivo interno, tentei manter as seeds dentro de casa (já que moro em apartamento) mas o tempo de germinação é muito alto, se mantenho em pleno sol (lembrando que moro em São Paulo e geralmente no calor está em torno de 20º à 25º em média) elas se desenvolvem bem mais rápido e a taxa de germinação é maior.


Olá Obuke !

Obrigado por responder minha dúvida, fiz o procedimento recomendado no preparo do Sphagnum, ferver,limpar,picar...
começou a aparecer essas coisas verdes umas 3,4 semanas depois.

Hoje retirei um pouco, mas por baixo dos potes está um verde mais escuro =//

Pois é já estão aparecendo minhas 'bebês' :lol:
já estão bem desenvolvidas, já dá para ver as gotículas delas !
em breve postarei mais fotos delas !

Olha, não estou deixando muito no sol porque moro em um apartamento e minha varanda não pega muito sol,
o que pega sol é a janela do meu quarto que tem uma jardineira, até daria para colocar elas lá,
mas ai pegariam sol o dia todo, não seria ruim não ??

o que recomenda ??

Valeu ae Obuke ! abraços !


01.10.2012(Seg)18:29
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Re: Problema com Algas
No meu caso também é assim, na mureta da sacada o Sol bate o dia todo, mas no chão apenas 1 ou 2 horas por dia. É nesse local que coloco as sementeiras para germinação, porém tenho um bog um pouco maior e nele mesmo com o sol o dia todo o musgo não chega a ficar quente, as sementes germinam muito bem. Quanto ao fato de ficar verde, hoje eu não tenho nenhum dos bogs com o musgo que não esteja verde, inclusive em um deles dá para ver o musgo começando a tomar vida. Acho que você pode esperar para ver como ficará.

Quanto ao bog para as Droseras, Sarracenias e dionaea, recomendo a leitura do tópico abaixo, você pode moldar a seu gosto e fazer algo bacana:

Bog ou Sementeira


Segue dois bogs que fiz para exemplo (inclusive da cor do musgo:

Cor do meu musgo em um dos bogs:

Imagem

No meio desta imagem tem uma Drosera, agora está maior e começou a nascer também Sarracênias nesse bog.


Bog feito de material reciclado (Garrafa de 10L de água):

Imagem

Este foi meu primeiro bog, o interessante é que perto do tubo que usei para por água cairam algumas sementes de D. Spatulata, hoje não sei se devo mexer nelas para afastar uma das outras, mas acabou ficando forrado de Spatulata, umas 30 fácil e nasceram estando exposta ao Sol o dia inteiro, porém o bog tem um volume maior e mesmo o Sol estando forte o musgo costuma estar fresco (quase frio).


Bog mais recente, comprei algumas PC's com o Ono e felizmente não matei nenhuma hehehe:

Imagem


minha sementeira atual (agora está na sacada):

Imagem


Espero que tenha ajudado

_________________
Robinson S. Carvalhaes


03.10.2012(Qua)12:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.08.2012(Dom)19:59
Mensagens: 21
Localização: Colatina - ES
Mensagem Re: Problema com Algas
Citação:
obuke


Tem algum problema deixar no sol só pela manha onde pega sol por pouco tempo ? ou precisam de mais sol ?

Valeu pela dica do bog, irei fazer com certeza ! assim que for transplantar essas que plantei, passarei para um bog.
agora acho arriscado transplantar desse tamanho que estão

Sobre o verde, estou muito mais tranquilo, em ver esse tanto ai nas suas e ainda há uma Drosera viva :lol:

A minha sementeira fica aberta, tem algum problema ? vi que a sua é fechada...

Valeu pela ajuda de novo ! abraços !


03.10.2012(Qua)16:12
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 20.03.2012(Ter)0:16
Mensagens: 26
Localização: Osasco - SP
Mensagem Re: Problema com Algas
Bom, não vejo problema quanto ao período curto de tempo que as sementes ficaram exposta, creio que muitos no forum dirão que é recomendado que fique um período curto ou que nem fique diretamente no sol. No meu caso foi experiência própria e nasceram e desenvolveram muito bem.

Quanto a sementeira fechada ou aberta, essa foi uma idéia tirada aqui do fórum, de autoria do Leo e resolvi testar, pode dar uma olhada no link abaixo:

Sementeira do Leo-Leonello

O intuíto é manter a umidade interna levando em consideração que é o que as PC's precisam para se desenvolverem bem. No meu caso sou novo no cultivo, então já tentei com a sementeira aberta iluminação (Luz artificial e Luz do Sol - indireta). Sem querer fiz o teste com iluminação direta do Sol no bog maior e quando vi tinham diversas Droseras juntas (depois bato uma foto para mostrar). Agora estou fazendo um novo teste com elas fechadas, se é melhor, ainda não sei, mas o Leo é mais experiente e teve bons resultados, porém não acho que você deva sair correndo para trocar tudo o que tem por isso.

Mas as minhas sementeiras que estão fechadas ficam no sol pelo período máximo de 1h (ele sai de cima delas sozinho) e depois elas ficam só com a iluminação indireta deles, estou acompanhando para ver como está indo a germinação e se necessita de mais água, e coisa do gênero, a D. Capensis Alba começou a brotar em grande quantidade, mas por enquanto apenas ela.

_________________
Robinson S. Carvalhaes


03.10.2012(Qua)17:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.08.2012(Dom)19:59
Mensagens: 21
Localização: Colatina - ES
Mensagem Re: Problema com Algas
Então vou fazer isso de pela manhã deixar um pouco no sol e vou ver como elas se comportam...

A minha sementeira eu comecei com ela fechada, com alguns furos apenas, mas não deu resultado com mais de 1 semana,
então abri e as germinações começaram, não sei ao certo se foi porque abri ou porque fez mais tempo que elas estavam lá... :(

olhe fotos delas de hoje(de apenas 2 potes)

Imagem

Imagem

a de cima aproximada:
Imagem

Valeu ae obuke, abraços !


03.10.2012(Qua)18:12
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 7 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB