Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 22.05.2024(Qua)1:02



Responder  [ 10 mensagens ] 
 Alguem ja tentou este substrato? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)20:07
Mensagens: 244
Localização: Concórdia do Pará - PA
Mensagem Alguem ja tentou este substrato?
Imagem
Achei essa em um site, a foto e de uma N. red dragon (thorelli x truncata), olha o substrato dela casca de arvore (acho que é pinus), com chips de coco deve ter sphagnum no meio.


30.11.2012(Sex)9:16
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
Eu ja tentei com nepenthes e funciona sem problema, elas tem vários jarros e são bem grandonas /psica uso para nepenthes até hoje e elas estão cada vez melhores.


30.11.2012(Sex)9:27
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 11.10.2012(Qui)13:30
Mensagens: 367
Localização: SP - Zona Leste
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
Casca de pinus eu costumo usar misturando com musgo ou vermiculita para reter mais a umidade. Puro eu nunca usei.

_________________
Growlist - http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=10572
Galeria - https://plus.google.com/u/0/photos/107463078554948048219/albums


30.11.2012(Sex)9:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
Olá.

Algumas informações sobre a CASCA DE PINUS

O QUE É: casca da árvore PINUS elliotti.
VANTAGENS: fácil de ser encontrado.
DESVANTAGENS: possui excesso de tanino e se decompõe muito rápido. Também quebra com facilidade e não fixa bem a planta no vaso, necessitando para isso de um tutor.
DURABILIDADE: no máximo 1 ano.
ONDE É ENCONTRADO: regiões sudeste, centro-oeste e sul

A opção em utilizar este substrato obriga a troca anual do mesmo.
Conheça mais sobre substratos alternativos aqui
...

_________________
Imagem


30.11.2012(Sex)10:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)20:07
Mensagens: 244
Localização: Concórdia do Pará - PA
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
Valeu as dicas, caroço de açai uso nas orquideas, principalmente em catasetuns, vou ficar na minha mistura de sphagnum e idopor 1:1.


30.11.2012(Sex)11:07
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
Eu uso sem problemas! Eu acho que fica até melhor que sphagnum puro!

Eu uso sphagnum, bucha de coco, brita fina e casca de pinus fina. Mustiro bem, e por cima coloco uma camada de sphagum puro pra ficar bunitim hehee

Na asia e europa usa muito chips de coco e bagaço de coco com otimos resultados.

Quanto ao uso dele por um ano, na verdade dura ate mais. Aqui em casa eu troco o substrato anualmente, o sphagnum na maioria dos vasos virou pó ou lama e está compactado e a casca está lá firme e forte, um pouco decomposta, mas fazendo seu papel de aeração.
Já usei tambem um mix pra orquideas com carvao, pinus e chips de coco que eu gostei muito.

Eu recomendo se for usar, compre de boa procedencia, tratada pra tirar o tanino e misture com sphagnum que fica show de bola, eu acho melhor que sphagnum puro, pois mantem a umidade mas drena legal, as minhas nepenthes desenvolvem melhor em substrato drenado, em substrato que acumula muita agua tendem a ficar menores e com raizaes mais comprometidas.


Abração

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


01.12.2012(Sáb)8:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
Vejam como muda o aproveitamento de região pra região. Aqui uso água o tempo todo nas minhas plantas, inclusive com pratos embaixo dos vasos. A temperatura por aqui é muito quente, a umidade é alta e as plantas conseguem atingir um crescimento fenomenal. Tenho Neps com mais de 1 metro. Uso na maioria das plantas pó de fibra de côco pura ou misturada com areia lavada e às vezes com sphagnum, tudo no olhão mesmo, vou misturando até achar que está bom. A durabilidade do substrato chega a mais de 2 anos e faço sempre reposição do substrato que vai envelhecendo e apodrecendo.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


03.12.2012(Seg)20:02
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
Ivaldo,

Realmente de região pra região muda muito, principalmente pela facilidade de se encontrar substratos.

Onde moro é quente mas creio que menos que em sua região. A umidade depende da estação chuvosa, agora por exemplo estamos com umidade alta. Na minha antiga estufinha era toda fechada de filme agrícola, então a umidade era altíssima, mesmo em época seca, eu molhava no máximo duas vezes na semana. Realmente com calor e umidade alta, as lowlanders disparam no crescimento, mas água no pratinho aqui é fatal! Aqui nem precisa ser no prato, meu timer diesrregulou e molhou as plantas durante muito tempo ( meses) de forma que o substrato sempre ficava inundado., Com isso perdi muitas plantas que apodreciam as raizes e muito fungo e fungus gnat.

Aqui tenho plantas com um ano a um ano e meio com mais de um metro e tenho plantas na casa dos 2 metros, e creio que como não irei cortar para fazer mudas, acho que ate o meio do ano chegue a casa dos 3 ou bem proximo,


O meu substrato com bucha de coco, sphagnum, brita e casca de pinus se for feito um bom manejo de regas, pra não deixar acumular agua dura uns 3 anos. Tenho plantas que ficam ao ambiente com dois anos e estão em perfeito estado. Mas todo ano troco o substrato, pois os vasos são pequenos e as raizes embolam. Este ano estou usando vasos muito maiores de numero 20 a 23, e espero demorar pelo menos uns dois anos pra trocar de substrato novamente.

Segue foto da minha mixta x khasiana com mais ou menos 2 metros de altura ( a planta esta até maior, mas como estava pendurada ficou meio torta e não aceita ficar totalmente esticada pra cima)


Imagem
Imagem

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


03.12.2012(Seg)20:29
Perfil
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
Já que primeiro mostrei a saude e tamanho do meu plantel, agora posto fotos do substrato, esses ai tem de uma a duas semanas que troquei, mas tem uns dois anos que uso esse mistura, as vezes no "olhometro", mas sempre fica bem drenado, mas sem perder a umidade rápido por conta do sphagnum,

Imagem
Imagem
Imagem

Abraços

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


03.12.2012(Seg)20:42
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.03.2011(Qua)20:07
Mensagens: 244
Localização: Concórdia do Pará - PA
Mensagem Re: Alguem ja tentou este substrato?
fabriciopvet muito legal seu cultivo e de dar orgulho a todos os menbros do forum, ja vai fazer dois anos a minha primeira Nepenthes e uma N. sp comprada no Carnivoras Shopping, hoje ela esta com 1,5m eu acho :roll: , de todas as carnivoras ela e a que eu mais gosto, tenho 6 Nepenthes e estão bem bonitas. Agora aqui na minha região o inverno esta chegando e vai diminuir o crescimento delas.
Vi que todos expressarão suas opiniões e experiencias com os mais variados substratos, como sphagnum e dificil em minha região posso aproveitar essas outras opções junto ao musgo, valeu galera.


03.12.2012(Seg)23:06
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB