Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)12:36



Responder  [ 76 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo
 Reprodução assexuada - Método 100% eficaz!! 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Cléo Oliveira escreveu:
heheh
Agora, pelo menos, quando florirem eu tenhos váaarias chances de fazer polinização cruzada.
Abração


Oi Cléo... não entendo muito disso então fiquei com uma dúvida, sendo os espécimes clones, a polinização cruzada não seria inviável (não funcionaria como autopolinização?) Falei besteira?
Abração!

_________________
Imagem


09.05.2008(Sex)12:06
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Pedro Batalha escreveu:
Cléo Oliveira escreveu:
heheh
Agora, pelo menos, quando florirem eu tenhos váaarias chances de fazer polinização cruzada.
Abração


Oi Cléo... não entendo muito disso então fiquei com uma dúvida, sendo os espécimes clones, a polinização cruzada não seria inviável (não funcionaria como autopolinização?) Falei besteira?
Abração!


Olá Pedro! Não falou besteira não rapaz. Isso é uma dúvida muito pertinente e natural que surja. Ora, se são clones qual a diferença em polinizar plantas diferentes? Pois bem, há vários mecanismos de controle genético e nos grupos onde há reprodução assexuada (além das plantas, tem váaarios grupos zoológicos que podem ser reproduzir assim!!), mesmo em clones, durante a reprodução sexuada, a meiose "embaralha" e divide os genes que serão transmitidos pelos gametas. É como se você tivesse um baralho com X cartas, quando reproduzisse esse baralho assexuadamente (nem imagino como faria isso com um baralho!! Mas vamos usar a criatividade!! hehehe) você tivesse agora 2 baralhos com iguais X cartas cada um. No entanto, na hora da reprodução sexuada, ou seja com troca de gametas e material genético, com a meiose, é como se você embaralhasse cada as X cartas de cada baralho e pegasse X/2 cartas ao acaso. Basta pensar nas cartas como genes e se imaginar que tivesse apenas 5 genes você poderia ter 60 combinações diferentes (ou seja, 5!/2). Agora, imagina isso com algumas centenas de genes, imagina quantas possibilidades diferentes você teria para formar cada gameta, mesmo em clones.

Abração

_________________
Imagem


09.05.2008(Sex)23:38
Perfil

Registrado em: 19.06.2008(Qui)8:23
Mensagens: 38
Mensagem 
O nosso amigo Cristiano Marques nos deu uma luz sobre a a divisão de rizoma....... e reprodução por folha.... :D
segue abaixo o filminho indicado por ele, link do youtube:

http://br.youtube.com/watch?v=Zpli8m7rO ... re=related

Brigadão Cristiano Marques =)


Editado pela última vez por Fernanda Barton em 10.07.2008(Qui)21:55, em um total de 1 vez.



10.07.2008(Qui)21:20
Perfil

Registrado em: 18.07.2008(Sex)13:00
Mensagens: 10
Localização: portugal,lisboa
Mensagem 
sera isto que voces procuram?'
comigo este metodo funcionou com as droseras

http://www.karnivoras.com/articles/46/1 ... Pinguicula


18.07.2008(Sex)13:36
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Lendo um livro sobre Bonsai, deparei-me com uma exposição dessa mesma técnica, que o autor denomina "mergulhia" e consiste em se dobrar um galho, etc etc...


18.07.2008(Sex)22:53
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 02.04.2007(Seg)10:26
Mensagens: 79
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Mensagem 
Pessoal... não acredito que alguem ainda não saiba fazer clonagem de plantas... a mais de 600 anos o ser humano já dominou completamente esta tecnica, já que é muito simples mesmo....
Existem inumeras variações de clonagem de plantas "multiplicação assexuada", mas a planta obtida é um clone da planta que foi retirado a gema vegetativa.... essa são como celulas tronco das plantas... em árvores e arbustos, formam-se pequenos olhos sendo possivel vislumbrar perfeitamente as gemas.... Quando vc corta uma raiz, um galho, ou uma parte da planta onde possuam gemas e enterrar, tais gemas produzirão raizes as que estiverem no solo, e brotos as demais, pois estas gemas viram raizes, galhos, flores, frutos, ou o que a planta necessitar....

Assim, basta pegar um galho de qualquer planta do mundo e colocar no solo, que provavelmente vc clonou uma planta,,, claro que existem vários metodos de se fazer isso, ou seja, corta-se de atravessado, reto, em diagonal, em formato flecha, se mergulha o galho na terra ou a alporquia(muito interessante em outras plantas), coloca-se deitado, enfim de inumeras formas....

Quanto as plantas carnivoras, basta arrancar um galho ou folha e o enterrar em sphagum bem umido, mas não cobrir muito densamente, deixar que tenha alguma entrada de ar e luz sobre pequenas partes da folha, e com certeza irá nascer diversas plantas a partir de uma folha ou galho... Claro que existem especies mais faceis que outras, tentem como d. capensis, e d. binata que são ridicularmente faceis....

Eu já consegui diversas plantas até das hastes florais, de D. capensis, D. burmannii, D. Filiformis e pinguiculas.

Em breve vou fazer um video tutorial de multiplicação de carnivoras, so aguardem algumas multiplicações crescerem um pouco mais, para poder fazer as técnicas e depois mostrar os resultados...


29.07.2008(Ter)15:46
Perfil ICQ

Registrado em: 19.06.2008(Qui)8:23
Mensagens: 38
Mensagem 
Eu fiz com 2 folhas da minha spatulata, uma deixei no terrario da planta mae, e outro coloquei num vaso com proteção feita de garrafa.

01 - Somente a do terrario brotou ( substrato, xaxim musgo pedras de rio neutras )
02 - A do vaso com a proteção estava em ( substrato po de coco , fibra de coco + musgo ) tive problemas com fungos.


Notei que a planta clone se desenvolve bem + rapido que as nascidas de sementes.


31.10.2008(Sex)11:02
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Eu fiz testes com folhas de D. capensis, spatulata e Dionaea, usei duas folhas de cada planta e coloquei cada folha num vaso isolada, com sphagnum fervido, tudo ficou dentro de um saco plástico transparente, com bastante umidade, num local claro, porém sem luz direta, a única que brotou foi uma folha da spatulata, as outras todas secara, não tive problemas com fungos nem nada, mais tb as folhas não brotaram.

E realmente a única mudinha cresceu bem mais rápido que uma originada de semente.

Pena não ter conseguido da Dionaea nem da capensis.

Daqui um tempo fou tentar com D. burmannii e intermedia, só estou esperando as minhas plantas ficarem um pouco maior.

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


31.10.2008(Sex)12:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
fiz com a minha drosera rotundifolia e tive sucesso tanto com as folhas quanto com a haste floral, vou tentar outras especies depois.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


31.10.2008(Sex)13:09
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
OLa
Bom a Leoninha, colocou link muito bons pra ilustrar e pra aumentar o nivel de informação.
Porem, resolvi fazer o teste e colocar fotos do processo.

Minha Drosera capensis 'red'

Como vc ja deve ter lido, pega a folha com cuidado e apoia do musgo.

Imagem

Cubra a folha com uma leve camada de musgo:

Imagem

Depois de alguns dias:

Imagem

Metodo facil e sem cortar as folhas.

abçs

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


05.12.2008(Sex)20:24
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 76 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB