Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)19:47

Responder  [ 6 mensagens ] 
 ajuda! caiu raspagem de tinta nas plantas 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem ajuda! caiu raspagem de tinta nas plantas
Oi pessoal, hoje ao tirar fotos levei um susto quando vi que minhas droseras/biblis/pinguiculas estavam todas sujas com raspagem de tinta... O que aconteceu foi que de manhã enquanto eu estava dormindo, a parede onde ficam essas plantas foi pintada e para isso rasparam-na... o problema é que eu não sabia que isso ia acontecer, e o cara que fez, não teve o bom senso de proteger minhas plantas... resultado: o substrato está completamente sujo, sem contar as plantas que por serem pegajosas grudaram toda a sujeira... Estou meio apavorado, porque alguns seedlings estão no meio da bagunça...
Tive a idéia de imergir as plantas em água, para ver se consigo carrear a sujeira para fora, mas não sei se isso faria mal para as plantas (especialmente as pings e biblis). Alguém pode por favor me dar uma luz??
Abraços!

13.09.2008(Sáb)15:39
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Bom, não sou dos camaradas mais experientes aqui, mas no seu lugar eu tiraria todo o substrato superficial, daria um banho nas plantas(não sei se convem em plantas que produzem mucilagem) e completaria com substrato limpo depois. E so agua destilada na hora de molhar as plantas pra ajudar na limpeza. Isso é porque penso que o que caiu nelas não foi o po de tinta, se for o melhor é trocar todo o substrato. Mas espere alguem mais experiente pra te ajudar melhor. Melhoras pras plantas.

Abs, Alan Willer.

13.09.2008(Sáb)15:54

Mensagem 
aimeldeus, eu to preocupado por você

acho que o melhor é tentar tirar o máximo possível do substrato, e tentar lavar as folhas, mas acho que as folhas ja devem estar danificadas
que tragédia!

13.09.2008(Sáb)16:02
Destaque

Mensagem 
O pior é que isso realmente não podia ter acontecido hj... tenho uma prova de parasitologia segunda feira e preciso realmente estudar bastante.. é muita materia... to muito p...

13.09.2008(Sáb)17:17
Destaque

Mensagem 
O maior problema são as que produzem mucilagem, principalmente as Pinguiculas.

As Droseras mais resistentes devem se recuperar, aqui em casa elas tomam
chuva direto e sempre formam a mucilagem de novo.

Só tome cuidado para a água não ir para o substrato, e acho que é mais fácil remover
as camadas do substrato contaminadas.

Só tome cuidado porque Pinguiculas são realmente sensíveis.

Clayton.

Growlist e Wishlist

13.09.2008(Sáb)18:32

Mensagem 
Xi, eu te entendo... semana passada pintaram o prédio vizinho (colado ao meu), e pra variar, não colocaram aquelas redes/telas de proteção á fim de evitar danos nos vizinhos... quando cheguei em casa muitas plantas estavam completamente respingadas de tinta, entre elas algumas erva, orquídeas e minhas 2 nep. alata... primeiro me assustei, depois xinguei, depois chorei... enfim, fiquei até altas horas lavando folhga por folha com água corrente, tirando na unha, literlamente, as bolinhas de tinta.... não ficaram 100%, mas melhorou bastante. Minha Drosera filiformis está toda suja, como as suas. Limpei o subtrato e tirei os flocos de tinta e raspagem das folhas, mas não as lavei.
Boa sorte pra vc, e pra mim tbém.... :cry:

15.09.2008(Seg)10:41
Responder   [ 6 mensagens ]