Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)9:24



Responder  [ 7 mensagens ] 
 pontos pretos nas folhas de N. alata 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49
Mensagens: 303
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Mensagem pontos pretos nas folhas de N. alata
OI, pessoal, andava tudo bem com minha N. alata, mas tem aparecido nos ultimos dias uns pontos pretos nas folhas dela. São facilmente retirados passando algodão quando as folhas estão molhadas, mas logo eles voltam. Desde quando essas manchas apareceram, os jarros passaram a nascer com "defeito", com áreias "mortas"

Aqui vão algumas fotos:
Manchas:
Imagem

Ascideos
Imagem
Imagem

_________________
Plantas Carnívoras: o Império verde contra-ataca.
GrowList


21.01.2009(Qua)17:32
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Muito esquisito; parece algum micro inseto.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


21.01.2009(Qua)18:23
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Realmente, muito estranho ! vc consegue retirar com cotonetes embebidos em água ? e porque depois não coloca algum produto para impedir a infestação ?


22.01.2009(Qui)5:52
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 03.06.2007(Dom)0:32
Mensagens: 12
Localização: Niterói, RJ
Mensagem 
Como as manchas saem com algodão umedecido pode ser que seja fezes de algum tipo de inseto (como moscas, por exemplo). Só não sei dizer se isso poderia causar algum problema para as plantas.


Editado pela última vez por Amonte em 02.02.2009(Seg)19:29, em um total de 1 vez.



22.01.2009(Qui)7:48
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40
Mensagens: 182
Localização: sp/sp
Mensagem 
As folhas e ás vezes até os jarros da minha alata ás vezes ficam com essas manchas... e sim, se limpar com algodão elas saem. Será que é um fungo Mas nunca prejudicaram o desenvolvimento da minha planta...


22.01.2009(Qui)10:25
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.04.2008(Seg)17:49
Mensagens: 303
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Mensagem 
Fico preocupado porque o seu rítmo de crescimento diminuiu bastante depois que essas manchas começaram a aparecer, apesar de as manchas saírem, em poucos dias voltam. Nãosei que produto usar pois não sei se são fungos, bactérias, micro insetos ou, como foi sugerido, fezes de insetos...

_________________
Plantas Carnívoras: o Império verde contra-ataca.
GrowList


23.01.2009(Sex)16:48
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Amigo, isso realmente pode ser fungo, uma bacteria acredito que não seja, e nem vírus, pois eles poderiam causar a mancha e também deixar a área abaixo dewla morta ou bem amarelada, então eu tentaria usar o dithane, pois se for fungo ele pode se multiplicar rapidamente e acabar matando sua planta, uma vez que já observou que ela diminuiu o ritmo de crescimento.

Outra coisa interessante é colocar ela longe das outras plantas, e nunca usar os utensílios que usou nessa planta doente em outras sem antes fazer uma desinfecção com álcool e fogo (mergulha o objeto no álcool e passa na chama, espera o fogo apagar e repete o precesso por pelo menos mais 2 vezes, isso pra garantir que nenhum esporo tenha ficado aderido ao utensílio - claro que isso apenas para objetos que não peguem fogo, como pinças metálicas, o resto é bom lavar com bastante sabão e deixar secar no sol, pois os raios UV ajudam na limpeza).

Abraço.

PS: Tem gente que é contra o uso do dithane, então avalie bem a necessidade e leia bastante a respeito antes de seu uso.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


23.01.2009(Sex)18:22
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 7 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB