Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)19:46

Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Luzes de aquario? seriam uma boa para a época do frio? 
Autor Mensagem

Mensagem Luzes de aquario? seriam uma boa para a época do frio?
Olá pessoal! estive pensando, seria uma boa ideia, cultivar plantas carnivoras em um aquario para usar de estufa? além do que, será que a luz UV dos aquários supre a falta de sol? minha duvida surgiu porque eu moro em apartamento e não tenho sacada, dai fica dificil pra eu deixar elas no sol.

Abraços!

01.05.2009(Sex)1:51

Mensagem 
Imagem
Esse é meu terrario para germinaçao.
Uso uma ventuinha de computador para ventilaçao e uso uma Luz de 14Watts o ideal para essas plantas.

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

01.05.2009(Sex)8:47

Mensagem 
Beto, qual luz de aquario você esta falando? Algumas lampadas para aquario emitem UV sim ... o lance e que cada uma e um caso, tem que olhar as especificacoes tecnicas. Mesmo assim, ja vi varias fotos por aqui de pessoas usando lampadas fluorescentes mesmo. Se você quiser te dou uma ajuda nisso, sou aquarista faz ums anos e tenho uma ideia destas lampadas.

02.05.2009(Sáb)12:15
Destaque

Mensagem Isso tudo é realmente necessário ?
Olá ! me desculpem pela ignorância na lida com terrários, mas isso tudo é mesmo necessário ? as minhas plantas, as deixo onde elas estão o ano inteiro, elas entram em dormência e depois voltam, exceto pelas nepenthes, que nunca entraram em dormência e nem diminuíram o crescimento por aqui, mesmo no inverno... esse ano vou testar induzir a dormência das dionaeas, porque perdi várias no ano passado, mas, para sarracenias e droseras, sinceramente, ainda não percebi qualquer utilidade ![/code]

04.05.2009(Seg)10:16
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Concordo fernando, para min um terrario ou serve como um aparato estetico ... assim como um aquario, ou entao para germinar especies mais chatas ou dar uma ajuda para neps highlanders ou outras especies mais chatinhas.

04.05.2009(Seg)10:37
Destaque

Mensagem 
Exato ! como elemento decorativo, é evidente que acho válido ! como suporte para a germinação ou para a manutenção de alguma planta mais exigente, já isso depende de como fazer... por exemplo: aqui em casa eu consigo aumentar ou reduzir a umidade simplesmente observando os valores médios do dia e aumentando ou diminuindo a quantidade de irrigação na estufa... não preciso de terrário para isso...
Acho fundamental termos em mente que muito do que vemos na internet sobre dormência das PCs ou utilização de terrários para seu cultivo vem de sites europeus... o clima aqui é bem diferente, nem todas as experiências podem ser aplicáveis...
Grande abraço.

05.05.2009(Ter)8:29
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
A questão aqui, não é necessáriamente a utilização da estufa e sim o fato de eu não ter acesso a um local onde há incidencia de sol direta. Neste caso eu utilizaria lampadas UV (ou normais se for o caso) para suprir esse sol que não tenho aqui. Também li em alguns posts que as algas são um problema sério no vasos e como estas luzes produzem UV poderiam ser eficazes no tratamento.

Desculpem se falo alguma asneira....mas é sempre bom cogitar! ;)

05.05.2009(Ter)12:21

Mensagem 
betomuraro escreveu:
A questão aqui, não é necessáriamente a utilização da estufa e sim o fato de eu não ter acesso a um local onde há incidencia de sol direta. Neste caso eu utilizaria lampadas UV (ou normais se for o caso) para suprir esse sol que não tenho aqui. Também li em alguns posts que as algas são um problema sério no vasos e como estas luzes produzem UV poderiam ser eficazes no tratamento.

Desculpem se falo alguma asneira....mas é sempre bom cogitar! ;)

bom, como aqui tbm tenho problemas com luz solar direta, pelo fato de ter um outro prédio bem na frente da minha única janela que dá para colocar uma planta ( da área ) só tenho em média 2~3 horas de sol diários, caso haja uma nuvem bem nessa hora, já era o banho de sol das minhas plantas rss..
por isso to fazendo um terrario tbm para minhas pcs.. mesmo tendo muito poucas ainda.. ( espero que até o final do ano eu consiga aumentar e muito meu terrario xD)

09.05.2009(Sáb)1:46

Mensagem Nepenthes
Se eu montar um terrário em um caixa de plástico será q o efeito é o mesmo???

17.06.2009(Qua)21:03
Perfil ICQ

Mensagem Dicas para cultivo com luz artificial
Algumas coisinhas que aprendi pela net:

- Uma calha espelhada com 2 lâmpadas fluorescentes de 40 Watts é suficiente, não precisa ser nenhuma lâmpada especial (o ganho é mínimo, o preço é maior e a durabilidade é inferior a da fluorescente comum). Se eu estiver errado, me corrijam. :wink:

- Distância recomendada das plantas: 25 cm.

- Fotoperíodo: 8-16 horas, não mais que isso. Um timer é bem útil.

- Em um terrário, tem que ter uma separação (vidro) para proteger o equipamento da umidade.

Fontes: diversas, especialmente sobre micropropagação in vitro e cultivo de Violetas Africanas.

FOTOS ILUSTRATIVAS:

- Laboratório de Micropropagação (de longe, tudo bonitinho)
Imagem
Fonte: http://www.florestropicais.net/2009/03/ ... -amazonia/

- Laboratório de Micropropagação (de perto, jeitão de gambiarra, mas funciona)
Imagem
Fonte: http://www.ibb.unesp.br/noticias/noticias_ibb117.php

- Terrário (repare que é outro tipo de lâmpada fluorescente)
Imagem
Fonte: http://www.petpitcher.com/resources/terrarium-growing/

- Violetas Africanas (com calha, mas existem esquemas melhores)
Imagem
Fonte: http://community.livejournal.com/africanviolets[/img]

Editado pela última vez por Ian em 17.06.2009(Qua)22:41, em um total de 1 vez.

17.06.2009(Qua)22:13
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo