Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)0:54



Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 CARNIVORAS. São Anuais, bianuais ou perenes ? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 18.11.2007(Dom)15:16
Mensagens: 7
Localização: CURITIBA
Mensagem CARNIVORAS. São Anuais, bianuais ou perenes ?
Sei que isto pode variar de spp para spp, mas pela experiência e conhecimento de vocês, quais spp de carnivoras são anuais, bianuais e perenes ?
Só lembrando para quem não sabe o que é anual e bianual e perene, que plantas anuais, tem um ciclo de vida de mais ou menos 4 estações do ano, ou cerca de 12 meses, sendo que um pouco antes de morrerem, forçam a floração para gerar sementes para depois morrer, e as sementes, se germinarem, terem condições de perpetuar a espécie.
AS plantas bianuais são aquelas que vivem cerca de 2 anos, ou 8 estações, e também , pouco antes de morrerem, induzem a floração para gerar sementes, se polinizadas, e perpetuar a espécie, se as sementes encontrarem condições favoraveis à germinação.
E plantas perenes, duram indeterminadamente, muitos anos, dependendo da espécie, induzem floração, sem morrer logo depois desta.

E ai, alguem sabe me informar para cada espécie de carnivora, segundo as observações feitas por vocês, se elas (cada espécie) são anuais, bianuais ou perenes ?

Se uma planta é perene, quanto tempo ela vive em geral?

_________________
ABRAÇO

ATENCIOSAMENTE

Jorge Kunde


15.12.2007(Sáb)23:30
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Olá KUNDECTBA,

Dizer isso para cada espécie de carnívora é um pouco difícil, afinal, são quase 600 espécies.
Posso te dar uma geral:
As espécies das famílias Nepenthaceae (c. 85 spp.), Cephalothaceae (1 spp.) e Sarraceniaceae (c. 35 spp.) são todas perenes, mas o tempo que podem viver é um pouco difícil de determinar. Em geral, espécies dessas famílias demoram mais de 3 anos para atingir a idade reprodutiva.

Já em Lentibulariaceae, temos representantes anuais e perenes nos 3 gêneros. Em Pinguicula (c. 85 spp.), que eu conheça, são 3 as espécies anuais (P. sharpii do México, P. lusitanica e P. lutea, européias), mas devem ser mais. As demais são perenes, geralmente com um ciclo de crescimento sazonal, com formação de hibernáculos nos períodos desfavoráveis.
Em Genlisea (21 spp.) há várias espécies anuais (p. exemplo G. violacea, G. filiformis) e perenes (G. aurea, G. pygmaea, que pode formar tubérculos para resistir ao período de estiagem).
Por fim, em Utricularia (220 spp.) - não estou com meu Taylor em mãos - temos algumas espécies anuais (U. simulans e algumas outras spp. da seção Aranella, U. cucculata etc) e muitas perenes também (Sect. Iperua, Orchidioides, Foliosa etc).

Na família Droseraceae, Dionaea e Aldrovanda (ambos gêneros monotípicos) são perenes. Em Drosera (c. 150 spp.) algumas poucas são anuais (D. sessilifolia, D. burmanii, D. indica, D. glandulifera, D. montana também pode ser comportar como anual), mas a enorme maioria é perene.

Por fim, em Byblidaceae (c. 5 spp.) e Drosophyllaceae (1 spp.) - famílias não relacionadas - , temos representantes anuais (B. liniflora, B. filifolia), bianuais (D. lusitanicum) e perenes (B. gigantea, B. lamellata).

Qualquer dúvida mais específica, é só perguntar! :wink:

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


16.12.2007(Dom)10:54
Perfil

Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15
Mensagens: 149
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
E a Drosera intermedia?




Editado por Carlos Rohrbacher


17.12.2007(Seg)11:39
Perfil

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Magodorio escreveu:
E a Drosera intermedia?


1 - Também queria saber essa! E ae galera, é ou não é anual?

2 - Alguém saberia sobre a binata também?

3 - A minha capensis alba passou uma época meio mal. Chegou a morrer..eu até fui quebrando o "tronco" que ela forma, estava tudo podre, mas lá em baixo, dentro do "tronco" que eu estava quebrando, próximo ao substrato ainda tinha um pedacinho verde. Deixei lá. Uns meses depois brotou várias, várias mesmo! Não sei se ela morreu (ou quase) por descuido, ou se ela é anual e tal. Ou tem dormência. Ou se foi o excesso de florações que ela deu e depois morreu....ou....

Enfim, alguém saberia responder?

Hoje essa é uma das mais abundantes aqui!

P.S.: Paulo, seu texto ficou tão bom que eu recortei ele e coloquei no meu arquivo de cultivo aqui! :) Valeu pelas dicas!

Abração

_________________
Imagem


19.12.2007(Qua)8:39
Perfil
Destaque

Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39
Mensagens: 867
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
D binata e D. capensis são perenes :wink:

_________________
Imagem


19.12.2007(Qua)9:00
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá pessoas.

Preciso de alguém mais habilitado para confirmar, mas o que tenho observado na minha coleção é que as Drosera intermedia do MSV (Movimento dos Sem Vaso :lol: ) morrem no inverno e suas muitas filhas germinam na primavera, provavelmente por serem originárias de áreas tropicais.

As Drosera intermedia "temperate" estão comigo há mais de uma ano, passaram bem pelo inverno. Ao que parece são perenes ou ao menos bianuais.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


19.12.2007(Qua)11:01
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 16.10.2007(Ter)15:05
Mensagens: 725
Localização: Rio de Janeiro
Mensagem 
Igor: Valeu Igor! Provavelmente a minha mórréu pelo excesso de flores então!!

Carlos: Tem alguma diferença visível entre essas duas variedades? Tipo, tem como eu ver se a que eu tenho aqui é uma ou outra? O que é o MSV? Mais detalhadamente....hehehe :)

Abração

_________________
Imagem


19.12.2007(Qua)11:40
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Cléo,

a "temperate" aqui é bem mais vermelha e produz frutos maiores com haste mais curtas que a "típica" que surgiu nos vasos.

Mais sobre o MSV aqui.

Té.

_________________
Droseraholic!!!


19.12.2007(Qua)12:32
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Olás,

Que eu me lembre, por hora, nenhuma outra Drosera além daquelas que eu levantei e que temos em cultivo (D. sessilifolia, D. burmanii, D. indica, D. glandulifera, D. montana e, lembrei agora, D. brevifolia) é anual. Todas as outras são perenes, apesar de que, óbvio, essas espécies anuais podem se comportar como perenes em cultivo, se as condições forem favoráveis o ano todo.

Carlos - suas D. intermedia não reduzem a um hibernáculo no inverno? Não tinha notado isso antes, mas esse ano 90% das minhas fizeram isso... agora estão todas enormes de novo (e invadindo os vasos alheios)...
Ou talvez seu inverno seja tão rigoroso que as do MSV (que devem ser tropicais) morrem mesmo... :roll:

Abraços,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


19.12.2007(Qua)13:09
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:
...D. montana[/i] e, lembrei agora, D. brevifolia) é anual. Todas as outras são perenes, apesar de que, óbvio, essas espécies anuais podem se comportar como perenes em cultivo, se as condições forem favoráveis o ano todo.


Ufa, com essa ressalva posso me preocupar menos com o único exemplar de D. montana do Quirirí que possuo :D

Paulo Minatel escreveu:
Carlos - suas D. intermedia não reduzem a um hibernáculo no inverno? Não tinha notado isso antes, mas esse ano 90% das minhas fizeram isso... agora estão todas enormes de novo (e invadindo os vasos alheios)...
Ou talvez seu inverno seja tão rigoroso que as do MSV (que devem ser tropicais) morrem mesmo... :roll:


Produzem hibernáculos e morrem logo depois nas geadas, é o controle natural das MSVs :lol:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


19.12.2007(Qua)13:16
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB