Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.06.2024(Seg)17:12



Responder  [ 7 mensagens ] 
 Sementes de Byblis 
Autor Mensagem

Registrado em: 19.12.2009(Sáb)22:29
Mensagens: 48
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Sementes de Byblis
Venho aqui desesperado, pois quando eu estava jogando os papeis que estavam acumulados na minha casa por anos, axei um pacotinho de sementes escrito "Byblis - 24/01"
Deduzindo, as sementes foram retiradas no final de janeiro, será que tem chance de elas germinarem?? Plantei elas (por volta de 20 delas) numa mistura de musgo, xaxim e areia. Qual é o tempo de demora para elas germinarem? isto é, SE germinarem. Obrigado.


12.12.2010(Dom)0:16
Perfil

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
Cara... Com base no que acontece aqui em casa com Byblis liniflora.
Germinarão... É só esperar de 6 a 20 dias que começa a germinar.

Já semeei sementes de 1 ano tambem e demorou uns 10 dias pra germinar. Mas eu guardava na geladeira.

Mas "tudo" tem exceção.

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


12.12.2010(Dom)2:50
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 24.10.2010(Dom)17:32
Mensagens: 12
Localização: Montpellier, França
Mensagem 
Ola Thiago,
Eu tambem semei algumas sementes de Byblis liniflora faz pouco tempo. Elas ficaram 3 anos na geladeira e sairam 70% depois de uma semana! Se a suas sementes tem um ano parece possivel ter boa germinação, sobre tudo se você as guardeu num lugar fresco e seco (a geladeira é o melhor).
As sementes não germinam no mesmo tempo pois algumas plantas podem sair depois de semanas, meses o mas dum ano. Efetivamente o que é importante lembrar é que no seu meio ambiante (norte da Australia) tem variação de chuva durante o ano então para evitar que a planta germine em condições desfavoráveis ao crescimento o Byblis desenvolveu como muitas otras plantas o fenômeno de dormência para aumentar as probabilidades de sobreviver até dar flores e produzir a geraçõ seguinte.
Tambem a demora da germinação pode variar um pouco de acordo com a origem geográfica da planta cultivada...
Saludos,
Damien


12.12.2010(Dom)19:33
Perfil

Registrado em: 19.12.2009(Sáb)22:29
Mensagens: 48
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Obrigado pelas respostas, mas o problema é que elas não foram conservadas na geladeira. Ela estava em um envelope no meio de um monte de papel.


12.12.2010(Dom)20:51
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Para agilizar a germinação de Byblis, faça uma clarificação prévia das sementes:

- Prepare uma solução a 10% de água sanitária (1 ml de água sanitária para 10 ml de água);
- Adicione 1 gota de detergente (é mais do que suficiente);
- Deixe as sementes nessa solução até ficarem brancas (2-5 horas);
- Mude para água limpa e deixe de molho overnight;
- Semeie normalmente (sobre uma camada de Sphagnum e cubra o vaso com filme plástico para manter 100% de umidade).

Para manipular as sementes com mais facilidade, use um conta-gotas, uma seringa ou mesmo uma pipeta plástica (muito útil).


13.12.2010(Seg)8:15
Perfil

Registrado em: 19.12.2009(Sáb)22:29
Mensagens: 48
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
mas se elas ficarem no sol com plastico filme elas não iriam cozinhar? eu deixo minhas plantas na varanda, onde elas pegam o sol desde que nasce o sol até umas 11 ou 12, porque o sol está em pico e como eu moro em apartamento, a varanda tem teto. Mesmo com o sol fraco, não iriam cozinhar?


13.12.2010(Seg)11:48
Perfil

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem 
Ah, mas sementes não podem ficar pegando sol, senão cozinha tudo mesmo. Tem que ser um local muito bem iluminado. Depois que nascerem aí sim, mas acostume aos poucos.

Tb pode usar iluminação artificial (luminária com uma lâmpada fluorescente compacta), 8 h/dia.


13.12.2010(Seg)20:39
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 7 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB