Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)18:18



Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Coleta de droseras 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Movido.

Provavelmente se tornará fixo, vamos avaliar as contribuições antes.

Caso alguém queira que eu edite ou retire alguma mensagem me avise por mp.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


28.12.2010(Ter)18:07
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 06.11.2010(Sáb)9:17
Mensagens: 41
Localização: Campo Largo - PR
Mensagem 
Bom seria acrescentar à primeira postagem o link para o tópico original, pois alguns comentários aqui pertencem a ele, e ficarão descontextualizados.

Quanto à retirada de espécimes, eu considero qualquer quantidade como impactante. eu aconselho retirar só sementes, e com parcimônia. Fui esses dias num lugar aqui perto de casa que tinha apenas uma drosera perdida (não perguntem a espécie pois não faço nem idéia). Nem semente retirei por achar que poderia impactar aquele sistema. Mas isso é minha opinião. Alguns acham que é neura de ambientalista, eu já vejo sob outra ótica: Se eu voltar lá um dia e tiver várias droseras por lá, eu vou saber que minha ação (ou não-ação) ajudou a manter aquele meio, e se tiverem várias delas com hastes florais, aí sim, com certeza, vou retirar váaarias sementes pra fazer meu criame, hehe.

Abraço.

PS: Alguém conhece algum lugar na região de Campo Largo - PR onde eu encontre mais do que uma única drosera solitária?


28.12.2010(Ter)18:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
concordo com muita coisa ai, mas tem um porém muito grande e gordo nesses meios termos, quando se diz "pegar uma ou duas não faz mal" na verdade não é questão de pensamento ecologico e sim de mediocridade e burrice sem barreiras (desculpa se ofendi alguem, não foi a intenção), porque? pois se eu tiro duas, conto pra um amigo e vai la tira mais duas e conta pra mais duas pessoas que tiram mais 4 plantas, em breve não sobrará nenhuma, foi assim com as droseras la duma praia na bahia, quando chegou o assunto de que tinha planta que comia insetos, chuveu gente indo la na praia ir procurar, sei disso pq me lembro da minha avó comentando, dai, passou semana, não havia nenhum pé em lugar nenhum, sem falar que quem pegou a planta botou em terra preta e deixou sem regar, no fim, as plantas morreram e num sei nem mais se tem droseras mais lá... pois faz um bom tempo que num vou pra lá...


28.12.2010(Ter)18:29
Perfil YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
>PS: Alguém conhece algum lugar na região de Campo Largo - PR onde eu encontre mais do que uma única drosera solitária?

Cara, tá cheio de PCs por aí, perto da cachoeiras, riachos, e em barrancos úmidos na beira das estradas. Algumas pessoas já postaram fotos desta região aqui no forum, procure lá.


>pois se eu tiro duas, conto pra um amigo e vai la tira mais duas e conta pra mais duas pessoas que tiram mais 4 plantas, em breve não sobrará nenhuma, foi assim com as droseras la duma praia na bahia,

Gabriel, basta entao vc não contar pra ninguem!! :) Ou ser mais seletivo com quem vc conta.


>quando chegou o assunto de que tinha planta que comia insetos, chuveu gente indo la na praia ir procurar, sei disso pq me lembro da minha avó comentando, dai, passou semana, não havia nenhum pé em lugar nenhum,

Alguma idéia de qual praia era esta e quando ocorreu isto?


Abs, Fernando


28.12.2010(Ter)18:54
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
>quando chegou o assunto de que tinha planta que comia insetos, chuveu gente indo la na praia ir procurar, sei disso pq me lembro da minha avó comentando, dai, passou semana, não havia nenhum pé em lugar nenhum,

Alguma idéia de qual praia era esta e quando ocorreu isto?


Abs, Fernando


não, na verdade não, era uma onde desembocava um riacho e era sempre alagado, as crianças iam lar tomar banho, mas nome não sei, se isto ajuda, a praia era perto de um lago arrodeado por matas la em salvador, a gente foi lá por ir mesmo, não gravamos o nome, isto foi a uns dois anos e fomos passar as ferias (dois meses), foi tempo suficiente para desaparecerem com as droseras, ates de eu saber o que era uma drosera :lol:


28.12.2010(Ter)19:01
Perfil YIM
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Pendragon escreveu:
Bom seria acrescentar à primeira postagem o link para o tópico original, pois alguns comentários aqui pertencem a ele, e ficarão descontextualizados.


Feito!

Pendragon escreveu:
Alguém conhece algum lugar na região de Campo Largo - PR onde eu encontre mais do que uma única drosera solitária?


Mandei uma mp para você.

_________________
Droseraholic!!!


29.12.2010(Qua)8:18
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
Sinceramente eu não acho correto retirar plantas da natureza se elas estão dixponiveis para troca e venda como aqui no fórum, gastar 5 reais não é nada comparado ao que se gastaria para reintroduzilas na natureza e outra 5 reais tu gasta em sorvete quando vai a praia, então vale lembrar-mos que ética e cidadania existe e devem ser utilizadas, muitas plantas são extintas ou entram em extinção devido a retirada ilegal de plantas da natureza, ai vc pensa "mas eu só tirei 2, 3, só que ai 20 pessoas tiram 2,3, 1000 pessoas tiram, 100 mil tiram, ai f. tudo". Pensem galera...estamos em uma época de concientização.

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


29.12.2010(Qua)9:19
Perfil

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
rul3s0 não é bem assim não...
O pessoal conciente(Os veteranos do forum por exemplo) não vende sementes muito menos plantas nacionais, mesmo que de seu proprio cultivo.
E pra eles fazer uma troca tu tem que ter uma opção que tenha na wishlist deles
e ainda tu tem que passar a confiança para garantir que tu vai multiplicar o que trocou com eles.

Doação, o proprio Carlos já falou que não faz mais por falta de tempo. E a maioria dos Moderadores e Destaques do forum estão todos sumidos.
Outros que tem acesso a PCs em habitat vendem o que não pode vender.

Creio que hoje existe uma hierarquia aqui no forum pra esses tipo de coisas...
Por isso continuo comprando sementes de plantas estrangeiras. :(

Por fim, como o acesso a PCs nacionais que é fruto de cultivo é dificultado por nós mesmo,
o pessoal não ve a hora de sair em campo pra extrair uns exemplares (quem é o novato que não pensa ou pensou assim?)...
Mas claro, antes do pessoal mais informado meter o pau, não é melhor instruir primeiro?
Isso vem acontecendo demais por aqui... :? O que acaba desmotivando muito...
Claro que todos nós somos obrigado a ser autonomos(Como foi dito em outro tópico) e nos virar como podemos e como não podemos tambem...
Mas um instrutor/professor/mestre ou o que for é necessario as vezes para quebrar alguns dogmas criado por nós mesmo...

Falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


29.12.2010(Qua)9:50
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
entendi o seu ponto de vista o que quis falar é que não ha necessidade de retirar da natureza se podemos adquirir aqui no forum as PCs, este forum não está aqui só para ensinar como cultivar e sim trocar, cultiavar, comprar e principalmente concientizar, pensa comigo imagina se todos nós do forum pegassemos pcs da natureza???
poderiamos extinguir alguma pc da região...
Acho que seu eu falei alguma bobeira no post acima pode retirar...

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


29.12.2010(Qua)10:04
Perfil

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
rul3s0 é bem isso mesmo... Penso desse jeito tambem, mas hoje não funciona assim, como disse aqui no forum existe essa hierarquia. Se não fosse assim poderiamos ir em habitats e apenas observar sem nem mesmo precisar extrair, pois já teriamos o que estamos vendo.

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


29.12.2010(Qua)10:09
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB