Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.06.2024(Sáb)19:11



Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Mar de seedlings 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Mar de seedlings
Pessoal, no outro fórum comentei que minhas seeds foram atingidas por uma tempestade. A lado bom é que aparentemente afetou pouquíssimo as germinações, que logo começaram a surgir. O problema é que ficaram totalmente desorganizadas, então vamos às fotos do resultado várias semanas após desastre.
Ah, quem for fera divirta-se identificando os seedlings. A maioria tá na cara. Eu, mesmo sabendo quais espécies plantei nesse bandeijão,tenho dúvidas de quais germinaram.

Uma visão geral
Imagem

As maiores são fáceis mas tem umas menorzinhas ao redor pra pegar vocês (um foco melhor ajudaria né...)
Imagem

Aqui, nem tudo é o que parece logo de cara. Dar um zoom na imagem ajuda um bocado.
Imagem

Tá uma veradeira arca-de-noé.

Mais algumas imagens do mar de seedlings pra quem quiser identificar. A maioria das fotos está com iluminação ruim pois não consigo de jeito nenhum tirar uma boa foto quando tem uma superfície escura e ao mesmo tempo reflexiva como o substrato molhado. O importante é que dá pra ver do que se tratam hehe

Imagem
Imagem

Essa aí não é spatulata, é uma menos comum um pouco, D. aliciae. Ops...Falei!
Imagem

Essas, pela posição no bog (esse não foi inundado) podem ser capillaris, collinsiae ou camporupestris. Não faço idéia. Alguém se habilita?
Imagem

Postei essa porque estou encafifado com essa ENORME que está germinando no momento, bem próximo ao seedling maior, um pouco abaixo e à direita do centro da foto. Tem uma à esquerda também. Comparem o tamanhão dela com um outro seedlinzinho normal que aparece germinando junto. É mais que o dobro! Alguém sabe de alguma que germine assim tão grandona?
Imagem

??????? Tem um bocado dessas.
Imagem

Essa é uma das muitas filhas do F. Steinthaler, aliás, grande parte do que postei aqui hehehe. Viva o milagre da multiplicação por gemmae!!
Imagem

A velha Dionaea de guerra. Sementes oriundas do amigão e grande carnivoricultor Werner. Quase 100% de germinação! Não vejo a hora de vê-las crescendo junto às Droseras, mas sei que até elas serem grandes vão se passar umas 5 gerações de Droseras
Imagem

Olha o vermelho da micro Dionaea no canto da foto. Bom sinal!
Imagem

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


24.05.2011(Ter)12:02
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 03.03.2011(Qui)14:24
Mensagens: 104
Localização: Cotia-SP
Mensagem Re: Mar de seedlings
Muito legal!

Ficamos torcendo para que as sementes germinassem. As plantinhas estão lindas e até que cresceram rápido!

Parabéns!

_________________
Abraços

Fêla
Growlists & Wishlists


24.05.2011(Ter)14:19
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Mar de seedlings
Rapaz, são montes de plantinhas, quando elas crescerem mais vamos às identificações. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


25.05.2011(Qua)23:58
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Mar de seedlings
Carlos, pra você vai ser mais fácil pq as que estão começando a germinar (2a rodada) foram doação sua hehehe

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


26.05.2011(Qui)12:02
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Mar de seedlings
Realmente um "mar de seedlings"... tá meio dificil, mais dá pra diferenciar umas spatulatas e as Capensia red ( pelo menos é o que aparenta ser).
Logo, logo esse mega bog vai estar predando até sapos, pela quantidade de droseras que tem ai... toma cuidado se não vc vai fazer parte do banquete hein. :lol:


31.05.2011(Ter)0:49
Perfil YIM

Registrado em: 16.04.2011(Sáb)20:56
Mensagens: 173
Localização: ES
Mensagem Re: Mar de seedlings
:shock: Logo quando sua dionaea germina já tem um vermelho.
A minha NUNCA deu um vermelhinho... :( Mas acho que ela é do tipo green, deixo ela no sol por 4 horas... E o título do tópico faz muito sentido :lol:

Abs.


31.05.2011(Ter)10:58
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Mar de seedlings
Pois é Enrico, essa questão de vermelho em Dionaeas é bem mais complexa do que se comenta. Depende de outros fatores além da quantidade de sol por dia. Tanto é que essa pequana pega pouco sol, aproximadamente 2:30hs.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


Editado pela última vez por Graco em 31.05.2011(Ter)16:50, em um total de 1 vez.



31.05.2011(Ter)12:02
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Mar de seedlings
Graco escreveu:
Carlos, pra você vai ser mais fácil pq as que estão começando a germinar (2a rodada) foram doação sua hehehe


Então, são essas aí:

D. muscipula 'Akai Ryu' x self
D. biflora 'Amajari'
D. collinsiae
D. filiformis 'Red'
D. indica
D. intermedia 'Cuba'
D. oblanceolata. Sunset Peak
D. venusta
G. hispidula

Ficou mais fácil para descobrir. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


31.05.2011(Ter)16:33
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Mar de seedlings
Esse aí é craque!! hehehehe

Essas que você citou estão começando a germinar (exceto a Dionaea "Akay ryu" pq plantei mais tarde devido a estratificação) e, se tudo continuar bem, em algumas semanas poderei tirar boas fotos delas pra vocês tentarem acertar quais dentre elas estão surgindo.

As que estão já nessas imagens acima, plantei antes e são as mais comunzinhas, podendo ser Dionaea típica, Drosera burmanniii "red", D. capensis "red", D. sessilifolia, D. spatulata, D. intermedia (até então parece que nenhuma surgiu), D. affinis, D occidentalis X pulchella e D. madagascariensis.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


31.05.2011(Ter)16:49
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Mar de seedlings
Mais algumas do mesmo bog

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


13.06.2011(Seg)23:13
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB