Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 06.05.2024(Seg)21:06



Responder  [ 6 mensagens ] 
 Doença em Droseras - Fungo? mosca da raiz? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Doença em Droseras - Fungo? mosca da raiz?
Olá pessoal! Venho observando um problema em um dos meus bogs e em alguns vasos isolados.

Acontece que em um dos bogs, umas 10 D. spatulata adultas, umas 5 jovens D. madagascariensis e uma D. occidentalis x pulchella secaram e morreram num intervalo de poucas semanas. Em outras, os brotos das folhas são escuros, quase que como secos. Elas não morrem mas o desenvolvimento dá uma emperrada.

Detalhes relevantes
- Ocorreu em somente um dos bogs e apenas em um dos cantos.
- Afetou somente essas espécies, enquanto plantas de outras espécies, mesmo estando coladas, não se afetaram.
- Todas estão sujeitas exatamente às mesmas condições de cultivo, a única diferença é que esse bog possui Sphagnum puro (não recomendo) como substrato, ao invés de Sphagnum + fibra de côco como nos demais.

Nessa foto, acima do centro uma D. occidentalis x pulchella quase morta, no centro uma jovem D. madagascariensis morta ao lado de uma saudável e no canto direito, o que sobrou de um grupo de D. spatulata

Imagem

Mais D. spatulatas

Imagem

Nessa, o outro problema. Não morrem mas ficam um bom tempo com esse aspecto, mas geralmente acabam voltando ao normal.

Imagem

E então amigos carnivoricultores? Alguém sabe do que se trata e o que posso fazer pra resolver esse problema?

Desde já agradeço as respostas!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


11.09.2011(Dom)21:16
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Doença em Droseras - Fungo? mosca da raiz?
Olá Graco,

o substrato não me parece o problema pois as PCs crescem em
sphagnum há milhões de anos. Quais poderiam ser os determinantes?
Vamos avaliar?

1) Água (pH, DH, KH, NH2, NH3 ... ... tens alguma informação?)
2) Temperatura (local, do substrato)
3) Irradiação solar (horas, da manhã ou da tarde)
4) Umidade do ar
5) Outros

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


13.09.2011(Ter)11:01
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Doença em Droseras - Fungo? mosca da raiz?
Vamos sim!

Citação:
1) Água (pH, DH, KH, NH2, NH3 ... ... tens alguma informação?)


Não sei de nenhum desses parâmetros. Uso água de torneira descansada por dias. Sei que as taxas de nitritos aqui em Natal são um pouco acima do normal, perto do limite aceitável para consumo, mas nada muito alarmante. Uso dessa mesma água a uns 2 anos e nunca tive problemas.

Citação:
2) Temperatura (local, do substrato)


Tem variado de 24 (noite) a 29 de dia de acordo com um termohigrômetro digital e um comunzinho que fica próximo

Citação:
3) Irradiação solar (horas, da manhã ou da tarde)


Pegam sol das 11:00 às 15:00 com uma cobertura de acrílico que filtra, digamos, uns 10% do sol e todas as demais Droseras e Byblis que tenho tem crescido muito bem. As vermelhas não chegam a ficar com cor de sangue mas também não ficam pálidas, o que talvez indique uma quantidade de sol não muito grande nem muito pequena.

Citação:
4) Umidade do ar


Até um mês e pouco atrás estávamos no período chuvoso então a umidade ficava o tempo inteiro entre 80% e 100%. Hoje tem oscilado entre 60% e 85%.

Citação:
5) Outros


Tem ventado bastante e feito um pouco mais de calor mas ainda assim todas as Droseras, sem excessão, permanecem com mucilagem 24 horas por dia. Percebi que as D. spatulatas que estão com haste floral apresentaram maior problema, mas não morreram como a da última foto. Aparenta ser dois problemas ditintos. Um que ataca os brotos delas mas não mata e outro, avassalador, que acaba com a planta inteira em pouco tempo. Acredito que seja alguma doença porque todo cutivo está sujeito às mesmas condições e por um bom período de tempo e só esse pequeno grupo em determinado canto de um bog que apresentou esse problema.

No outro fórum os colegas deram algumas alternativas que achei bem plausíveis

http://plantas.carnivoras.com.br/doenca ... t1627.html

O que acham????

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


13.09.2011(Ter)16:39
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Doença em Droseras - Fungo? mosca da raiz?
Larvas de fungus gnats soltam uma 'gosma' sobre o substrato,
parece mais provável que a água parada e muito aquecida possa
ser o teu problema. :|

_________________
Droseraholic!!!


13.09.2011(Ter)22:52
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: Doença em Droseras - Fungo? mosca da raiz?
Oi Graco,

Calor e água parada podem ser o problema, como disse o Carlos. Algumas espécies podem não responder da mesma forma a essas condições e acabar morrendo.
Da mesma forma, o acúmulo "micro-local" de substâncias nocivas (nitratos, fosfatos) provenientes da água ou do crescimento de algas pode afetar diferencialmente as espécies e ser o responsável pela morte dessas plantas.

No caso da planta da última foto, isso também acontece com algumas das minhas plantas principalmente durante a época seca. Me foi sugerido que seriam ácaros, mas nunca consegui identificá-los ou eliminá-los com pesticidas. Em geral consegui reverter esse problema aumentando a umidade do ar.


Abraço,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


13.09.2011(Ter)23:13
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Doença em Droseras - Fungo? mosca da raiz?
Muito obrigado Carlos e Paul!

Acho que faz todo sentido o problema ser esse acúmulo de água. Só não concordo muito com a temperatura da água estar alta pois mesmo numa bandeija onde a água fica exposta, ela permanece fresquinha mesmo nas horas mais quentes. Nem morna ela chega a ficar

Já estou pensando num jeito de drenar esse acúmulo de água e aos poucos vou substituir o substrato desse bog.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


14.09.2011(Qua)9:10
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 6 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB