Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.06.2024(Seg)9:02



Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
 Dionaeas no Wal Mart !!!! 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 21.10.2008(Ter)11:06
Mensagens: 34
Localização: Poá - SP
Mensagem 
Olá Rafael, mesmo se colocarmos a planta e o gelo seco em um aquario com tampa???

Abraço,

Alvaro Freitas


18.03.2009(Qua)10:27
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.03.2009(Ter)20:49
Mensagens: 28
Localização: Campinas - SP Unicamp
Mensagem 
O gelo seco é dioxido de carbono solidificado (CO2), isso só ocorre (na pressão ambiente) à -78°C aproximadamente. Qualquer coisa mais quente que isso faz o gelo seco sublimar.

Digamos que a temperatura seja de uns 20°C, estaremos 100°C acima da temperatura de sublimação, o gelo seco vai embora rapidinho... pra ter uma ideia, as vezes pegamos gelo seco em um isopor com tampa, nunca ocorreu de chegar no outro dia e ainda ter alguma coisa... deixar no aquario fechado vai saturar o ar interno em CO2, o pH do substrato vai cair (pela formação de ácido carbonico na água) alem do mais, se estiver dentro de casa (já que se pegar sol o gelo seco vai embora ainda mais rapido) em ambiente fechado há o risco de asfixia (o ar pode ficar diluido em oxigenio, se usar muito gelo seco é claro)...
Em fim, acho que a geladeira é a melhor opção... alem do mais, sempre tera uma ... heh

abraços!

_________________
Rafael Trinca
Químico - Ciência de polímeros

Não use xaxim plante Sphagnum

"Meu ídolo morreu na Cruz, e o seu??"


18.03.2009(Qua)10:43
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.10.2008(Ter)11:06
Mensagens: 34
Localização: Poá - SP
Mensagem 
Obrigado pelo esclarecimento Rafael e desculpe minha "leiguiçe" no assunto..hehehe.

Abraços,

Alvaro Freitas


18.03.2009(Qua)10:46
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.03.2009(Ter)20:49
Mensagens: 28
Localização: Campinas - SP Unicamp
Mensagem 
Imagina Alvaro,

A ideia é boa, os fatores que a tornam inviaveis ficam meio escondidos se você nunca trabalhou com gelo seco.

Aproveitando o tema umidade/temperatura, costuma-se usar vasos de barro sem revestimento para criar PCs? pois esses vasos geram evaporação de água na superficie, o que abaixa a temperatura interna mas em contrapartida requer maior cuidado com a umidade. Talvez vasos assim possam dar uma mãozinha em regiões não tão quentes...

_________________
Rafael Trinca
Químico - Ciência de polímeros

Não use xaxim plante Sphagnum

"Meu ídolo morreu na Cruz, e o seu??"


18.03.2009(Qua)10:54
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Acho que a geladeira continua mesmo sendo a forma mais prática de tentar simular uma dormência para as dionaeas. Nunca usei gelo seco, mas imaginava as implicações do CO2, pela sua própria composição, além de que deve ser muito mais difícil de manter esse sistema de refrigeração...
Creio que, num recipiente fechado em que se consiga manter a umidade, há chances de sucesso na geladeira mesmo. A gaveta de legumes esse ano vai ficar concorrida demais aqui em casa... rsrsrsrsrsrsrs
Grande abraço a todos !


18.03.2009(Qua)20:45
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
Bom, para quem tiver uma geladeira velha, ou melhor, um minibar... talvez seja possível transformá-la numa estufa fria para o inverno...

>Aqui< tem um exemplo de como transformar uma geladeira vertical em horizontal - basicamente, trata-se de mudar de posição o compressor para que fique numa posição vertical quando a geladeira estiver em horizontal. Colocando uma tampa de acrílico, a geladeira ficaria ensolarada; com o termostato em ~10°C de dia e ~6°C de noite (quando o sol não atrapalha), teria-se um clima invernal; e sendo horizontal, podem-se deixar alguns furos para a troca de ar, sem que isto cause muita perda de ar frio...
Agora, quanto pode gastar uma geladeira assim, isto não sei... :wink:

_________________
A red Dionaea is a state of mind.


21.03.2009(Sáb)20:13
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Roberto ! e pensar que me livrei de um frigobar bem pequeno e velho que tinha aqui em casa, sobra do antigo escritório no centro da cidade, e que quase não funcionava mais... não que eu fosse deixar as dionaeas lá com certeza, mas que eu tentaria transforma-lo em alguma coisa - qualquer coisa - isso com certeza !
Grande abraço.


22.03.2009(Dom)6:22
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB