Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.06.2024(Seg)11:24



Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Dionaeas no Wal Mart !!!! 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
não entendo pq vc está tao intrigado. Ela estava nestas condições adversas, sofreu um pouco, mas sobreviveu! :) Agora só tende a melhorar... Se vc conseguir dar um inverno p/ ela todo ano é claro! ;)

Abs, Fernando


12.03.2009(Qui)19:24
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Fernando ! o único problema será dar um inverno pra ela aqui no Rio, onde nem eu mesmo tenho tido invernos ultimamente... acho que foi por ausência de frio durante a dormência que minha primeira dionaea morreu - aliás como duas outras...
Para elas terem qualquer inverno, acho que só mesmo na gaveta de legumes da geladeira, mas ainda não sei como fazer isso e nem quando... se vc puder me dar qualquer dica, agradeço penhoradamente !
Um grande abraço.


13.03.2009(Sex)10:28
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Hello Francisco,

Acho que um ou dois meses na geladeira devem resolver. So me preocupa um pouco ela ficar no escuro da geladeira todo esse tempo. Talvez melhor deixar na geladeira durante a semana, depois no weekend deixar em local com luz indireta e mais fresco. E enqto estiver na geladeira talvez melhor não deixar o vaso sentado sobre um pires de agua pois excesso de umidade pode fomentar o crescimento de fungos.

Abs e boa sorte, Fernando


13.03.2009(Sex)14:59
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Fernando ! obrigado pela dica ! estou pensando em coloca-la na geladeira em junho e julho, o que vc acha ?


14.03.2009(Sáb)10:25
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parece bom, vale a pena tentar é claro, pois caso cotrário a morte é quase garantida num futuro próximo. E Dionaea não é exatamente a PC mais rara do mundo, hehehe! Se morrer vc compra outra. :) Assim vc aprende com ela p/ depois dar saltos mais altos com PCs mais raras e difíceis de climas frios.

Abs, Fernando


14.03.2009(Sáb)14:09
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
É verdade, Fernando, mas confesso que detesto perder um exemplar, seja como cultivador, seja como criador... já criei cachorros em casa e cavalos no sítio, e a cada perda, uma aporrinhação danada... enfim, mesmo sendo nesse ponto um péssimo perdedor, não desisto nunca - das plantas, porque dos cavalos e cachorros já desisti faz tempo... rrsrsrsrsrsrs


14.03.2009(Sáb)22:30
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 17.03.2009(Ter)20:49
Mensagens: 28
Localização: Campinas - SP Unicamp
Mensagem 
Francisco e Fernando,

Fiquei curioso com a sugestão de deixar a PC dentro da geladeira... vc´s já fizeram isso? Deu certo?
As geladeiras contam com sitemas de fechamento hermetico, por isso é meio dificil abrir logo apos ter fechado. o problema é que elas secam o ar dentro delas, dessa forma o ambiente de uma geladeira é, no geral, seco e frio. Apesar da baixa temperatura garantir uma maior saturação do ar (umidade relativa elevada) me pergunto se não ocorre de as PCs sofrerem com a falta de umidade.
De fato não me parece aconselhavel a pratica de se deixar o pires com água, mas creio que uma hidratação continua seja necessaria, bem como uma atenção redobrada com o substrato (devido a fungos, além da umidade...)

Abraços!!

_________________
Rafael Trinca
Químico - Ciência de polímeros

Não use xaxim plante Sphagnum

"Meu ídolo morreu na Cruz, e o seu??"


17.03.2009(Ter)21:45
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá molboy ! na verdade nunca fiz isso, mas nesse inverno (se podemos considerar que o Rio de Janeiro tem essa estação em sua faixa litorânea) pretendo fazer. Perdi algumas dionaeas e não pretendo correr mais o risco.
Sei que elas entram em dormência e perdem as folhas... então, seria o caso de se manter o "miolo" da planta na geladeira.
A umidade pode ser mantida se as colocarmos em vidros ou plásticos fechados, com o substrato úmido em seu interior. É claro que de tempos em tempos, será necessária a verificação da umidade...
Grande abraço.


18.03.2009(Qua)6:39
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 21.10.2008(Ter)11:06
Mensagens: 34
Localização: Poá - SP
Mensagem 
Olá pessoal, e se fizermos uma estufa com gelo seco em vez de colocar na geladeira, seria uma solução??? Prejudicaria ou ajudaria a planta???

Abraços,

Alvaro Freitas


18.03.2009(Qua)10:05
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 17.03.2009(Ter)20:49
Mensagens: 28
Localização: Campinas - SP Unicamp
Mensagem 
Bom...
Sou químico e estou meio acostumado a trabalhar com gelo seco, não acho que seja uma boa saida, se vc deixar o gelo seco em local aberto no dia seguinte não vai encontrar nada... seria necessario repor continuamente e conseguir e guardar gelo seco não é facil...

Gostei da ideia da geladeira, colocando dentro de um recipiente fechado podemos garantir a vida da PC nesse ambiente seco. Mas acho que seria bom fazer um rodizio entre geladeira/fora da geladeira, talvez do tipo deixar ela no sol a cada 3 dias... outro ponto é que no inverno a eficiencia da geladeira é maior, e pode ficar muito gelado, uns 5°C

_________________
Rafael Trinca
Químico - Ciência de polímeros

Não use xaxim plante Sphagnum

"Meu ídolo morreu na Cruz, e o seu??"


18.03.2009(Qua)10:19
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB