Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)10:47



Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Sintomas de alguma doença - atualizado com fotos em 11/11/10 
Autor Mensagem
Apadrinhado
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2010(Ter)22:02
Mensagens: 8
Localização: Teresina - PI
Mensagem Caso parecido...
Johnfer, minha Dionaea está com problemas parecidos com o da sua...
As armadilhas novas simplesmente não desenvolvem, ficam pretas logo. Minha primeira Dionaea morreu assim, e parece que a segunda vai pelo mesmo caminho...
Comprei esta última há umas 3 semanas, fiz tudo direitinho: comprei uma mini jardineira, coloquei doi dedos de água (kkkk a sacola na foto é pq acabou o filme plástico! ) :P

Imagem
Recém-chegada por Nara K, no Flickr

Imagem
Dionaea por Nara K, no Flickr

Imagem
A nova e a velha... por Nara K, no Flickr

O cara da loja que me vendeu disse que a anterior com certeza tinha morrido por falta de sol. Vale ressaltar que eu, na condiçõa de ser humano, não consigo passar mais de 15 min no sol de Teresina, mas blz. Pus ela pra pegar o sol ateh 10:00h.
Só que desde que ela chegou, nada de armadilhas novas. E no fim de semana, percebí que algumas já começavam a amarelar, não custou a que ficassem pretas.

Imagem
Começando a amarelar.... por Nara K, no Flickr


Ontem tentei "limpar a área", cortando as armadilhas podres, retirando alguns fios do pêlo do meu cachorro do substrato (!)... E hoje ela está assim:

Imagem
T___T por Nara K, no Flickr

Imagem
morrendo... por Nara K, no Flickr


Acho que perdí minha segunda Dionaea, não sei mais o que fazer.
Axo que não tenho coração pra ver uma terceira morrer. /o\

Ah, quanto ao substrato... veio cheio de bichinhos (colêmbolos, é esse o nome?), e a planta veio com alguns pontinhos brancos... seria fungo?

Brigada!

p.s.: Desculpem a qualidade das fotos ;p

_________________
;***
Nara K.


13.10.2010(Qua)23:02
Perfil

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
são colêmbolos mesmo... vieram na minha dionaea também. Eu me livrei deles trocando de substrato, mas eles não fazem mal algum a planta.
A respeito dos pontos brancos, eles se localizam por toda a planta? Ou mais nas armadilhas?
Quanto ao Sol, vc as adaptou gradativamente ou já as colocou de um dia para outro diretamente (por várias horas)?


14.10.2010(Qui)12:20
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.11.2009(Sex)11:24
Mensagens: 247
Localização: Toledo - Paraná
Mensagem 
só uma coisa a respeito do sol, eu tinha uma dionaea ja adulta e bem saudavel, coloquei ela no sol de um dia para o outro, e ela ficou la "torrando". No primeiro dia, varias folhas meio muchas, depois de um ou dois dias, ela ja estava mais resistente, hj esta normal. MAS não recomendo fazer isso, só fiz porque tinha começado a dar fungo no substrato.

_________________
Alguem anda me devendo umas sementes .....


14.10.2010(Qui)12:29
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
Aqui para os pulgões e conchichilas tanto das dionaeas quanto das droseras eu usei um extrato de fumo, pega-se +/- 10 cm de fumo de corda (do mais vagabundo) pica bem e coloca em uma garrafa pet de 1,5 litros ou 2 litros de agua, deixa lah por 36 horas e depois coa, aí é só borrifar nas plantas.
Sobra ainda um monte de solução para ser aplicada outras vezes que precisar, e se deixar por mais tempo o fumo pode diluir um pouco do "caldo mãe" nas futuras aplicações.
Aqui deu muito certo, o unico inconveniente é que o cheiro do caldo de fumo tambem não é nada agradável, mas passa rapidinho.


14.10.2010(Qui)12:49
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
sabe o qual eu acredito que seja o problema o exesso de agua... não sei se tem a ver mas quando se compra principalmente em floras as plantas chegam muito sofridas e em todas as vezes que vi vendendo as Dionaea estão com o substrato quase que seco... e pelo que vi a primeira foto ele estava bem seco e na ultima ele estava encharcado...

Acredito que se colocasse menos agua e aos poucos indo acostumando ela com muita agua ela se adaptaria melhor...porque esta planta apodreceu a raiz... isso ta na cara... e também não parece ser nenhuma praga que fez isso...

Tenta aproveitar estas folhas, desfaz toda ela separando os pedaços mais bonitos e quem sabe você consiga mais de uma Dionaea... em outro substaro claro...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


14.10.2010(Qui)18:47
Perfil ICQ YIM

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Minhas dionaeas são meio estranhas... criam novas armadilhas, dão mudas laterais, mas estão muito feias... Suas folhas (inclusive as novas) são moles... talvez seja a falta de sol, pois só consigo o sol de até as 10 da manhã pra elas...

Abraço

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


14.10.2010(Qui)21:26
Perfil Visitar website do usuário
Apadrinhado
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2010(Ter)22:02
Mensagens: 8
Localização: Teresina - PI
Mensagem 
Quer dizer... que eu matei minha Dionaea afogada???
/o\ /o\ /o\
Creio que foi isso mesmo, pois a adaptação ao sol foi bem gradual, quando ela chegou passou quatro dias exposta só à luz solar indireta, depois coloquei-a junto das outras plantas, mas na sombra... Depois fui expondo-a ao sol, primeiro só a algumas horas do sol da manhã, depois aumentando a quantidade beeeem aos poucos.

Ah, Johnfer, os pontinhos brncos eram concentrados nas folhas, só tinha uma armadilha que apresentava-os.

Northon Bruno, não sobrou nenhuma folha saudável pra contar hisória, infelizmente. /o\ Mas então, como faço pra regá-la? devo molhar diretamente o substrato? Se não, qual a quantidade de água que devo pôr na bacia embaixo? (o cara da loja falou dois dedos, mas pelo visto, num deu certo!)

Muito muito obrigada a todos pela ajuda!!!!


Imagem
(Desfalecendo.... T___T)

_________________
;***
Nara K.


16.10.2010(Sáb)12:06
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
é viu Nara K não sei o que vc deve fazer pois aqui em casa coloco agua no pratinho com mais ou menos 2 dedos e não tive problemas assim... falta de sol tb não é seu problema pelo o que vc disse... tenta então colocar menos agua e ir aumentando aos poucos. E tambêm troca de substrato quando ela chegar usa fibra de coco moido, musgo sphagnum e vermiculite, as proporções que eu uso é mais ou menos 3 de fibra 1 de musgo e 0,5 de vermiculite...

Espero que consiga da proxima vez... acho que ainda dá para vc tentar reproduzir ela pela esta ultima folhinha verde e a parte que esta enterrada da raiz se não tiver apodrecido.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


16.10.2010(Sáb)16:02
Perfil ICQ YIM
Apadrinhado
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2010(Ter)22:02
Mensagens: 8
Localização: Teresina - PI
Mensagem 
Ow, valew pela dica, Bruno!
Mas tou morrendo de medo de "desenterrar" e acabar danificando a planta! E se eu puxar um pouco do substrato e a raiz vier junto?
/o\

_________________
;***
Nara K.


16.10.2010(Sáb)16:12
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Acho que morreu mesmo. Porque quando entra em dormência fica preta de fora para dentro do substrato e quando apodrece é de dentro para fora.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


16.10.2010(Sáb)20:37
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 51 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB