Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)21:14



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Minhocas e as Dionaeas 
Autor Mensagem

Registrado em: 23.08.2010(Seg)18:53
Mensagens: 23
Localização: Aracaju-SE
Mensagem Minhocas e as Dionaeas
Oi Pessoal, quanto tempo :D !!! Faz quase um ano que não entro no fórum, é muito bom reve-los!! Mas já voltei com uma dúvida:
Estava aqui pensando sobre as coisas que fazem mal ou não para as dionaeas( e para as plantas carnivoras em geral), e tenho uma grande dúvida:
Sabemos que [formigas não são recomendadas para alimentar as Dionaeas pois tem grande quantidade de Ácido Formico, o que prejudica o desenvolvimento da planta. Sabemos também que o que a planta busca (principalmente) quando captura um animal é o Nitrogênio, muito importante para o desenvolvimento da planta.
Ok, Até agora sabemos que as Plantas Carnivoras não gostam de ácido formico e buscam o Nitrogenio. Agora me pergunto: Um animal, tipo uma minhoca, faria bem ou mal ás plantas carnivoras, como as dionaeas?
Elas vivem no solo, capturando varios nutrientes incluindo o nitrogênio. As PCs não suportariam adquirir esses nutrientes pelas raizes( as queimariam ), então, por que não dá-las pelo mecanismo que certamente as agradará bastante( suposição ainda pessoal!!!) ?
OBS: Os residuos deixados pelas minhocas são comumente associadasao ao bem estar das plantas em geral, pois é fonte de nutrientes. "Estes resíduos do trato digestivo das minhocas contém grandes quantidades de nitrogênio (na forma de nitrato), cálcio. Magnésio, potássio e fósforo, assim como pH favorável ao desenvolvimento e nutrição das raízes das plantas cultivadas."(Yahoo! Respostas ) [ Lembrando que os residuos no nosso caso estariam ainda dentro do corpo das minhocas]
A pergunta é: Se vez por outra alimentarmos( vez por outra, vamos deixa-las fazer o que fazem de melhor: que é CAÇAR :lol: ) nossas PC´s com minhocas, faria bem ou mal?
Conto com a ajuda de vocês!!! Vlw

_________________
Arthur


30.05.2012(Qua)23:30
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
Tente com um pedaço bem pequeno (uma anel, sem víceras) e nos conte o que aconteceu com a armadilha. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


31.05.2012(Qui)0:10
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 23.08.2010(Seg)18:53
Mensagens: 23
Localização: Aracaju-SE
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
Vou fazer isso, mas só quando eu tiver uma dionaea, pois a minhas morreu no ano passado :( ,visto que minha região é muito quente.
Pretendo fazer isso quando comprar de novo, e continuarei a pesquisar sobre esses bichos, para ver se são aceitaveis ás PC´s.
Mas quem souber mais sobre o assunto, o tópico está aberto!!
Vlw

_________________
Arthur


31.05.2012(Qui)13:10
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
Acontece que o que faz a armadilha ''sentir'' se é uma presa ou não, são os movimentos que ela faz ao ser capturada...

O problema de utilizar minhocas é que não vai ativar a armadilha...

O jeito é fazer testes e nos contar como foi.. Espero que consiga uma planta logo...

Abs...

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


31.05.2012(Qui)16:24
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
boa imaginação... como você gosta de alimentar as plantas artificialmente, o que eu ja fiz foi dar comida de peixe para droseras e uma coisa muito interessante foi que eu tinha 2 tipos de ração uma continha farinha não me lembro o que mas continha quitina que é um componente do esqueleto dos insetos e a outra não possuia... então o que aconteceu foi que a que tinha a quitina a drosera movimentou seus tricomas de forma a obter uma maior superficie de contato já a ração que não possuia quitina ficou lá ate mofar e a planta nada fez...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


31.05.2012(Qui)21:48
Perfil ICQ YIM
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
Terás que 'cutucar' a folha para fechar. :mrgreen:

_________________
Droseraholic!!!


31.05.2012(Qui)22:42
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
Carlos Rohrbacher escreveu:
Terás que 'cutucar' a folha para fechar. :mrgreen:


.. E cutucar duas vezes num intervalo menor que 20 seg. para que ela feche. :mrgreen:
(Essa informação procede ?)


01.06.2012(Sex)23:58
Perfil YIM

Registrado em: 23.08.2010(Seg)18:53
Mensagens: 23
Localização: Aracaju-SE
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
É pessoal, realmente, tem esse lado das dionaeas :| . Elas presisam ser estimuladas em dois "pelos" num intervalo de +/- 20 segundos.
Mas isso não é problema, visto que as minhocas se mechem bastante (se elas forem colocadas inteiras).Agora o problema é:
E depois da digestão, o que acontecerá, já que as minhocas não tem um exoesqueleto para deixarem para trás? Elas serão totalmente digeridas? Ou sobrará alguma "gosma" na Dionaea?
aa Northon Bruno, realmente, é muito interessante essa capacidade que as plantas carnivoras tem de diferenciar o que é bom ou não para elas!! Eu vi um dia desses um documentário sobre PC´s onde mostrava uma Pinguicula que diferenciou entre uma pedra e um pedaço de queijo, ambos perto um do outro!! É Incrivel isso!!!
Vlw

_________________
Arthur


02.06.2012(Sáb)11:05
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
quando dou lesmas para as dionaeas elas derretem :twisted:

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


02.06.2012(Sáb)13:15
Perfil

Registrado em: 23.08.2010(Seg)18:53
Mensagens: 23
Localização: Aracaju-SE
Mensagem Re: Minhocas e as Dionaeas
Nossa Vinicius, que interessante. Mas no final da digestão, há algum resticio da lesma?
EDIT: E nas outras PC´S: Nepenthes, Sarraceneas, Utriculária (se tiver jeito), Droseras...
Será que faria bem a elas, já que podem absorver melhor, pois tem um metodo carnivoro "mais eficiente" em relação ás dionaeas?

_________________
Arthur


02.06.2012(Sáb)13:25
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB