Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.04.2024(Sex)3:51



Responder  [ 6 mensagens ] 
 Melhores plantas carnivoras para cultivar em mato grosso 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Melhores plantas carnivoras para cultivar em mato grosso
ola pessoal, tenho problemas com algumas especies de plantas carnivoras devido as condiçoes climaticas de mato grosso :( .Aqui em cuiabá é muito quente em grande parte do ano, as vezes chegando a mais de 35c. vi o tópico :mrgreen: ''nordeste e plantas carnivoras'' de: carnivoras2010 em que ele pede ajuda sobre quais especies sao as mais adequadas para sua regiao. Gostei da ideia e pesso ajuda de voces experientes com plantas carnivoras para me indicarem algumas das mais indicadas (sarracenias, droseras, urticularias, nepenthes, etc) para o clima descrito abaixo: ps: vi que tem alguns colegas de MT e se puderem me ajudar tambem ficarei agradecido!! :D :D (LEMBRANDO: ahumidade é boa durante quase todo o ano, somente durante a seca :meados de junho a meados de outubro a umidade é baixa.

Cuiabá é famosa pelo seu forte calor, apesar de a temperatura no outono e inverno poder baixar esporadicamente de 10°C, causado pelas frentes frias que vêm do sul, e que pode durar apenas um dia ou até uma semana, para logo em seguida voltar ao calor habitual. A temperatura média em Cuiabá gira em torno de 25°C. O clima é tropical e úmido. As chuvas se concentram de outubro a junho, enquanto que no resto do ano as massas de ar seco sobre o centro do Brasil inibem as formações chuvosas. muitas queimadas fazem a umidade relativa do ar cair a níveis muito baixos, às vezes abaixo dos 15% durante umas poucas semanas.nos meses de chuva a umidade é de aprox: 80% A precipitação média anual é de 1.570,1 mm, com intensidade máxima em dezembro janeiro, fevereiro , março, abril e meados de maio. temperatura máxima média chega aos 35°C nos meses mais quentes, mas as máximas absolutas podem chegar aos 41°CA .[13] [b]A mínima média em julho, o mês mais frio, é de 16,6°C
Imagem


26.07.2012(Qui)17:54
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Melhores plantas carnivoras para cultivar em mato grosso
Olá Vitor. Quanto ao clima daí, você pode trabalhar tranquilamente com dróseras tropicais (Drosera indica por exemplo), Nepenthes lowland, utriculárias aquáticas e semi aquáticas. Agora quanto as sarracenias, dionaea, dentre outras que necessitam de um tempo de dormência vai ser mais complicado sem uma estufa ou estrutura que consiga controlar melhor as condições de umidade e temperatura.
Para as demais que citei, m viveirinho simples com sombrite 50% nas laterais e mais de 70% na parte superior já irá ajudar bastante nos dias de maior insolação.
Mas como você disse, os "matogrossenses" irão te dar mais certeza (pode ser que eu tenha dito alguma merlin).
No mais você só vai saber na base da tentativa/erro.

Abraços.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


26.07.2012(Qui)19:08
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Re: Melhores plantas carnivoras para cultivar em mato grosso
muito obrigado jadson :D . acho que vc esta certo quanto a essas especies, ja ouvi falar que sao boas pra esse calor que faz aqui. o problema é o seguinte: numa das melhores floriculturas de cuiaba que é a flores da chapada so tem dionaea, uma vez dei sorte de achar sarracenias lá (comprei, obvio) estao vivas ate hoje, ganhei uma d. burmannii de brinde mas achar outras plantas alem de dionaea la e muito dificil, vo ter que encomendar :mrgreen:
AH: eu tenho mini estufas aqui, (não tem controle de temperatura la mas ela tem aberturas. A umidade é tipo uns 80% pra mais, eu posso ter outras especies tipo d.burmannii nela? ou *d.hirtela que é encontrada aos montes aqui na regiao?


26.07.2012(Qui)21:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Melhores plantas carnivoras para cultivar em mato grosso
Ei Vitor, também passo por dificuldades para adquirir plantas. 90% (ou mais) das espécies e híbridos que possuo vieram via correios de outros hobistas e comerciantes, o que mata é o frete que é caro pacas.
As dionaeas que tenho são das floriculturas daqui mesmo, mas matei algumas antes de pegar o jeito.
As mini estufas são uma mão na roda, tive que montar algumas no começo do cultivo, mas agora tenho uma estufa maior (não consegui parar de comprar :mrgreen: ). Só tenha cuidado com o calor excessivo.
Dentro das mini estufas dá pra ter espécies que não verticalizem muito como as Drosera spatulata. Quanto as D. hirtela tenha em mente que existem legislações específicas para coleta de plantas ou parte delas do seu habitat natural, mas acredito que seria uma boa espécie também. Tem um tópico em algum lugar do fórum (provavelmente na sala In habitat) que tem uma discussão sobre o assunto, dê uma olhada e tome suas conclusões ou pergunte aos mais experientes.

Já fiz coletas de plantas in habitat (Utricularia gibba e U. foliosa), mas todas elas são de reservatórios artificiais e que iriam ser retiradas uma hora ou outra, além de ter ampla distribuição na região (país :lol: ).

No mais, é fazendo errado e acertando as vezes, que a gente monta as melhores estratégias de cultivo dessas plantas maravilhosas. Pesquisa bastante, navegue pelos tópicos porque você não vai perder tempo na maioria das vezes e vai conseguir ter boas idéias com certeza.

Abraços e espero ter ajudado.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


26.07.2012(Qui)22:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.07.2012(Sex)22:06
Mensagens: 250
Localização: Brasil
Mensagem Re: Melhores plantas carnivoras para cultivar em mato grosso
Muito obrigado, me ajudou muito :D mas eu vou ter cuidado com as altas temperaturas na estufa, nas horas de calor eu abro um pouco a tampa para ficar ventilado. Foi por uma razão parecida que perdi minha d.burmannii, por causa da alta umidade e do calor deu mofo nela e ela morreu, só viveu 3 meses e meio.
Muito obrigado novamente :) acho que ja da pra encerrar o tópico


26.07.2012(Qui)23:15
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Melhores plantas carnivoras para cultivar em mato grosso
Droseras burmannii normalmente ficam feias e morrem facilmente se exposta ao sol 'típico' de época de seca.. .
A não ser que recebam sol da manhã.
D. indicas, spatulata, filiformis, capillaris, biblys (parece ser uma boa alternativa, mas ainda não tentei.)
Basta vc se baseia nisso: quanto mais vermelha a espécie que vc quer cultivar for, e menos úmido for o seu habitat mais sucesso vc vai ter em seu cultivo. Procure saber como ela se apresenta in habitat.

Existem as do sul que até hj não consegui manter nenhuma, já que algumas são perenes e crescem muito lentamente, ou requerem um clima mais úmido, ou frio.
Quando germinam ficam diminutivas (muito diminutivas mesmo), quando frio, ficam vermelha e com uma mucilagem muito bonita mesmo muito pequena.

Por início prefira as droseras de variações "form red". é certeza que vc não vai desanimar.
Ou melhor é vc optar por um viveiro.

É isso ai, vc não vai saber se não tentar...


17.02.2013(Dom)0:51
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 6 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB