Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)13:27



Responder  [ 6 mensagens ] 
 Dionaea em Terrário 
Autor Mensagem

Registrado em: 27.07.2012(Sex)11:27
Mensagens: 14
Localização: Vila Velha - ES / São Mateus - ES
Mensagem Dionaea em Terrário
Bom dia,

Sou novo no ramo e estou com algumas dúvidas... Moro no Litoral do Espírito Santo e pretendo construir um terrário para Dionaeas... Vi que elas são plantas que precisam de muita luz... e tem o período de dormência...

A ideia é montar um terrário com a iluminação adequada conforme outros posts e ventilação através de coolers para não deixar a temperatura muito alta...

Pretendo colocar a argila no fundo e acima dela um substrato de sphagnum.

Não sei se estas plantas se adaptariam a um terrário? o que me dizem? posso planta-las diretamente no substrato ou devo mantê-las nos vasos?

Preciso colocar mais algumas coisas?

Já agradeço pela ajuda.


27.07.2012(Sex)12:36
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Dionaea em Terrário
Olá Thomazrb (qual é seu nome mesmo?). Não encontrei sua apresentação. Vai lá na sala Apresentações para que os foristas te dêem as boas vindas.
Eu moro em São Mateus no norte do ES (você é de onde? complete seu perfil), uns 20km da praia mas ainda tem muita influência do litoral. Também tenho vontade de montar um terrário mas a grana tá pouca, mas seria uma ótima opção para as dionaeas e outras várias espécies de pcs. Tente dar uma pesquisada antes nas salas Idéias e Projetos e Técnicas de Cultivo que você vai encontrar boas idéias. Quanto a especificidades do projeto aí não sei, vai depender do que você vai querer no final.
Abraços.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


27.07.2012(Sex)12:52
Perfil

Registrado em: 27.07.2012(Sex)11:27
Mensagens: 14
Localização: Vila Velha - ES / São Mateus - ES
Mensagem Re: Dionaea em Terrário
Opa, Foi mal pela apresentação Jadson... Me chamo Thomaz e já está pronta lá na outra parte do fórum... por incrível que pareça fico durante a semana em São Mateus... professor no Ifes.

A idéia seria um terrário para diversas espécies de Dionaeas... para ficar indoor... só que a dúvida é que sempre vejo estas plantas em vasinhos... queria saber se podia plantá-las direto no substrato do terrário... ou isso iria dificultar o transporte para a geladeira (na época de dormência)?

Estou com dificuldade para encontrar o sphagnum aqui na grande vitória... pode me dar umas dicas?

Valeu


27.07.2012(Sex)13:11
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Dionaea em Terrário
thomazrb escreveu:
...A idéia seria um terrário para diversas espécies de Dionaeas... para ficar indoor... só que a dúvida é que sempre vejo estas plantas em vasinhos... queria saber se podia plantá-las direto no substrato do terrário... ou isso iria dificultar o transporte para a geladeira (na época de dormência)?...

Oi Thomaz.

Você terá problemas a longo prazo. Dionaeas gostam de sol intenso e muita umidade no substrato. Pouca luminosidade solar ou apenas luz artificial comprometerá seu desenvolvimento.

Pelo menos uma vez por ano você deve induzi-la a dormência, pois na região que você mora, as estações não são bem definidas.

Sim, o uso do vasinho facilita o manuseio da planta. 8-)

_________________
Imagem


27.07.2012(Sex)14:00
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Dionaea em Terrário
O Marciel disse tudo, mas aqui em casa as dionaeas entraram em um estado de quase dormência (eu acho) graças as temperaturas a noite que estão oscilando entre 16 e 19°C. Caso no terrário você consiga induzir temperaturas iguais ou preferencialmente menores que essas, nem vai precisar deixar nos vasinhos para pôr na geladeira.
E você já deu aula para minha namorada. Ela faz engenharia mecânica, acho que foi no terceiro período dela. É a Diana.KKK

Já o sphagnum é bem complicado achar, mas acho que no CEASA você deve encontrar. As pessoas não conhecem por esse nome, e sim por musgo decorativo, ou só musgo mesmo. Aqui em São Mateus eu compro numa floricultura em Guriri, não me lembro o nome nem a pau mas é a que fica próxima a tapiocaria.

Abraços.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


27.07.2012(Sex)15:17
Perfil

Registrado em: 27.07.2012(Sex)11:27
Mensagens: 14
Localização: Vila Velha - ES / São Mateus - ES
Mensagem Re: Dionaea em Terrário
Blz... achei um camarada que conhecia aqui em vila velha e vai verificar com o fornecedor dele... qualquer coisa compro com ele ou compro aí em guriri... Dei aula pra ela sim hehehe. A minha casa é bem arejada e fresca... e no inverno chega a ficar gelada... acho que atingirei a dormência delas sim. Vou colocar um termômetro lá para fiscalizar... E já já coloco a foto dela...


27.07.2012(Sex)16:08
Perfil ICQ Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 6 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB