Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2024(Qui)18:12



Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Dúvidas sobrea a Dionaea muscipula 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Frederic Cesa Dias

Pra identificar o sphagnum você pode consultar esse link que é um tópico daqui do fórum: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4831.html

Quanto a replantar sua Dionaea, acho que foi uma boa coisa por retirar a terra do fundo do vaso, mais não consegui identificar a fibra de coco (treco marrom) que você disse, tá mais parecendo sphagnum vermelho, mais como não consegui ampliar as fotos não posso afirmar.

O substrato pode ficar sem areia sim, só deixando a fibra de coco (se for), e quanto menos mexer na planta agora, melhor.

Para a Dionaea não fará mal colocar água no pratinho mantendo o nível de água alto, pois elas são de regiões alagadas, no entando, aconselho a não colocar um volume desses nas Nepenthes, aconselho a tirar o pratinho dela e fazer a rega por cima do vaso todo dia em abundância (até escorrer água por baixo do vaso).

Não consegui ampliar as fotos, como já disse, então não posso afirmar que o treco verde seja sphagnum, dê uma consultada no link que saberá se é ou não o musgo.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


06.05.2009(Qua)21:48
Perfil

Registrado em: 11.10.2008(Sáb)11:07
Mensagens: 109
Localização: Tiete-Sp
Mensagem 
Frederic , por acaso aquela Nepenthes que você postou na foto é sua Nepenthes khasiana x ventricosa?
Se for ela a indentificação está errada porque akela Nepenthes é uma Nepenthes alata.

_________________
- Marco


06.05.2009(Qua)22:01
Perfil

Registrado em: 05.05.2009(Ter)16:33
Mensagens: 5
Mensagem 
opa,

então vou molhar a dionaea por baixo colocando todos os dias água até encher o pratinho.

E a Nepenthes somente por cima em abundância e borrifando as folhas c/ água.
Os jarros colocarei um pouqinho de água sempre que eles estiverem vazios.

Mas olha só que coisa, eu penso assim, embora, é claro que pode não ser verdade, mas se para a Nepenthes alata colocaram esse treco meio marrom por todo prato, eu acho que será da mesma forma bom para minha dionaea, pois manterá a umidade.
É quase certo que aquilo ali não é coco não, pois aquele treco tá vivo parece, pois são meio que umas raízes, que ficam bem grudas umas das outras, mas elas não são verdes, são vermelhas bem escuras, marrons, pode ser que seja esse bode, mas vai saber se elas estão por todo pote mesmo da Nepenthes né, eu é q não vou ficar cavando para saber se tem outra coisa no fundo.

Realmente minha Nepenthes é alata, mas achei ela bem parecida com essa que tinha escrito o nome:
http://images.google.com.br/imgres?imgu ... N%26um%3D1

Olha só que coisa engraçada. Hoje de manhã(07/05/09) tinha um ser vivo rodeando o pote de água da Nepenthes e como no dia anterior tinha tirado uns 5 cm desse treco que tinha no substrato da Nepenthes para por no substrato da dionaea eu acho que o ser que tava agora ali fora veio de lá, então eu coloquei ele de volta na Nepenthes e em 3 segundos ele se enterrou e sumiu, rsrs, tá ele pode matar ela, mas pô, ele veio dali meu, fiquei com pena, foto do animal:
Imagem
Imagem
Imagem

Minha planta sobreviverá será se for bode? ou sei lá o que? Eu acredito que sim pô, teoricamente né, pq a Nepenthes não é a dionaea, mas aquele treco segura umidade q vou t dizer.
Vou tentar bater fotos de dia, minha câmera não ajuda também, rsrs, vou tentar conseguir fotos melhores, até dei uma ampliada nas que bati(abaixo seguem as fotos ampliadas), mas perde-se a definição. A foto do animal aí em cima ficou boa, nítida, então acho q de dia ficarão melhores sim.
Imagem
Imagem
Imagem


07.05.2009(Qui)21:27
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
o troço marrom deve ser fibra de xaxim
acho que sua Dionaea vai ficar bem se cuidar direitinho :D

Matheus escreveu:
Se o Fernando visse esse tópico, ahhah :p
ele ia explodir
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4927.html


07.05.2009(Qui)21:35
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Frederic Cesa Dias

Esse negócio marrom avermelhado que está por cima do vaso pode ser sphagnum vermelho, por isso sergura bastante água, então de agora pra frente, é só colocar água nas plantas e não mais ficar mudando elas de lugar nem ficar mexendo no substrato, deixa do jeito que está.

Esse animal parece ser uma centopéia, que se alimenta de matéria orgânica, talvez não faça mal à sua nepenthes, o que interessa pro animal é o ambiente úmido que está sendo criado para a neps.

Outra coisa, o Matheus tem razão, o Fernando R. ia ter um treco, a grafia correta é NepenTHes.

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


07.05.2009(Qui)22:13
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB