Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.04.2024(Sex)1:48



Responder  [ 4 mensagens ] 
 Processo de Dormência das Dionaeas 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 03.10.2014(Sex)19:08
Mensagens: 12
Localização: Maceió
Mensagem Processo de Dormência das Dionaeas
Olá pessoal, conversando com alguns cultivadores, com relação aos cuidados que todos tomam com suas Dionaeas, surgiu também uma duvida com relação a possibilidade de se manter as Dios vivas e saudáveis sem a necessidade de passarem pelo processo de dormência, visto que alguns cultivadores nunca necessitaram colocar suas plantinhas para dormir* e nunca tiveram nenhuma complicação com elas.

Então, algum tempo de pesquisa e leitura me fez chegar a concluir alguns pontos curiosos sobre esse processo indispensável na vida de nossas queridas plantinhas, então encorajado pelos nossos companheiros vim aqui divulgar de forma resumida todas as informações que consegui colher sobre o processo de dormência das dios.



O ponto mais curioso de toda a pesquisa foi que levantei uma informação muito importante sobre o gatilho* para o processo de dormência das dionaeas, em muitos tópicos e artigos, somos levados a acreditar que para que nossas Dionaeas entrem em estado de dormência, precisamos reduzir drasticamente a temperatura ambiente para que a plantinha pense* que o inverno chegou, porem não é bem dessa forma que elas realmente sabem que o inverno está la, os fatores ambientais que realmente levam as Dios a entrar em dormência são:

Diminuição do fotoperíodo;

Bom, como muitos de nós sabemos, no decorrer do ano, devido a inclinação da terra e a posição na qual ela se encontra em relação ao sol, faz com que ocorram as variações de temperatura e duração dos dias, o que da origem as diferentes estações do ano. Dai, temos que durante o verão o nosso hemisfério esta recebendo mais luz solar direta, e temos dias mais longos, e durante o inverno é justamente o contrario, dias mais curtos e menor incidência direta do sol. Essa variação na quantidade de luz recebida por elas serve como fator principal na indução do processo de dormência das dios, mas não o único.

Temperaturas mais amenas;

Para que as Dionaeas entrem em estado de dormência não basta apenas reduzir o fotoperíodo a qual elas estão sujeitas, a diminuição da incidência de luz por um período de tempo mais extenso, faz com que a temperatura do ambiente caia gradativamente, e a junção desses dos fatores climáticos são o verdadeiro gatilho para o estado de dormência das Dionaeas.

Graças a localização geográfica do Brasil, em grande parte do território, a duração dos dias durante o verão durante o período inverno não sofrem variação suficiente para atender as necessidades das Dios, e o mesmo vale para as variações de temperatura, outro fato curioso durante minha pesquisa foi que as dios não necessitam de temperaturas extremamente baixas para permanecer no estado dormente. tendo sua incidência de luz reduzida, elas podem facilmente permanecer nesse estado em temperaturas entre 21ºC e 27 ºC. O Brasil, pode não fornecer condições
climáticas iguais as da região nativa dessas plantinhas, porem nosso clima possui algumas gambiarras* que são suficientes para atender as condições de dormência das dios, em regiões como Brasilia e a região sul por exemplo, a mudança climática de um verão ensolarado para um inverno com temperaturas amenas, e bastante chuvoso são fatores suficientes para induzir as plantas ao estado de dormência, para facilitar essas indução é interessante mante-las próximas a uma janela ou numa varanda que não sofra demasiado aquecimento.

Porem para outras regiões onde não é possível atender a essas duas necessidades das dionaeas de forma natural, realmente se faz necessária a indução a dormência de forma manual, esse processo é muito desgastante para elas pois como é necessário que elas vão para a geladeira cortasse totalmente a unica fonte de energia a que elas iriam dispor durante os próximos meses, a iluminação, necessária para que elas façam a fotossíntese, e possam continuar se nutrindo, isso torna-as frágeis e corriqueiramente leva as pequenas a morte logo que saem desse processo, ou até mesmo durante, para que elas possam passar pelo processo de dormência induzida de forma mesmo estressante é recomendado que algum tempo antes de elas irem para a geladeira o fotoperíodo delas seja reduzido de forma gradativa, reduzindo o período de iluminação direta de meia em meia hora a cada semana, e permitir algum tipo de iluminação artificial durante algumas horas a cada dia.



Bom, foi a primeira vez que escrevi um tópico desse tipo, então se algo não ficou muito claro, ou qualquer duvida podem falar comigo : joia :


16.12.2014(Ter)23:49
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 01.08.2009(Sáb)14:43
Mensagens: 19
Localização: Fortaleza - ce
Mensagem Re: Processo de Dormência das Dionaeas
Olá!

Achei o tópico muito esclarecedor, na verdade ontem mesmo estava me perguntando sobre esse processo de dormência.
A minha única questão seria a seguinte... existe algum tipo de período específico para que a dormência aconteça? Ou a cada 1 ano eu posso escolher um mês aleatório para fazer isso?

Moro no Ceará, então aqui não existe período com temperaturas mais amenas :(

Obrigada!


17.12.2014(Qua)14:59
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Processo de Dormência das Dionaeas
As datas de início e fim das estações estão neste TÓPICO. 8-)

Abç

_________________
Imagem


17.12.2014(Qua)15:22
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 01.08.2009(Sáb)14:43
Mensagens: 19
Localização: Fortaleza - ce
Mensagem Re: Processo de Dormência das Dionaeas
MarcielS escreveu:
As datas de início e fim das estações estão neste TÓPICO. 8-)

Abç


Obrigada!


17.12.2014(Qua)17:26
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB