Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)11:15



Responder  [ 3 mensagens ] 
 dionaea, qual a melhor tecnica de plantio? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 01.10.2008(Qua)18:21
Mensagens: 205
Localização: Ouro Branco MG
Mensagem dionaea, qual a melhor tecnica de plantio?
galera,

comprei umas sementes pela internet, e gostaria muito de saber qual a melhor tecninca de plantio das dionaeas muscipulas, pois gostaria de obter o maior exito......


09.10.2008(Qui)17:58
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
OLa

Sobre a Dionaea muscipula:

É a planta carnívora ou insetívora mais famosa devido ao seu aspecto “carnívoro”. Na natureza é encontrada na Carolina do Norte e Carolina do Sul – EUA em regiões de solo pobre em nutrientes e alagadas. Essas plantas assim como as demais plantas carnívoras (termo mais usado) por viverem em solo pobre em nutrientes complementam a sua nutrição capturando e se alimentando de insetos de vários tipos: Moscas, formigas, mosquitos entre muitos outros. Esta planta assim como as demais plantas insetívoras não causam danos a pessoas ou animais domésticos, ou seja, não são perigosas.

Instruções plantio – Sementes Dionaea muscipula

Para sementes de Dionaea muscipula que não forem semeadas de imediato, a recomendação é que sejam acondicionadas dentro de um envelope de papel em local seco dentro da geladeira. Isso ajuda a mantê-las em boa qualidade para um futuro plantio.


Passo à passo para o plantio:
1ª - Escarificação: É a raspagem da casa da semente (muito suavemente) com uma lixa fina de unha (por exemplo). Pode se fazer também da seguinte forma: Pegue uma folha de papel não liso (papel toalha, por exemplo), coloque uma pitada de areia de rio lavada bem fina e seca, coloque por cima as sementes de Dionaea. Tente com o dedo “esfoliar” as sementes na areia. Feito isso após uns segundo retire as sementes da areia. Esse procedimento deve ser feito com muito cuidado para não danificar as sementes. É apenas para deixar a casca um pouco mais fina e com isso facilitar a absolvição da água pelo embrião. Antes de fazer todo esse procedimento, olhe as sementes (uma lupa ajuda) para ver o antes e depois da escarificação fazendo assim a comparação. Normalmente as sementes ficam um pouco foscas após a escarificação. Caso não se sinta seguro em fazer este procedimento talvez seja melhor não arriscar. Ele pode ajudar na germinação porem não é propriamente obrigatório.

2ª. Estratificação fria: Isso serve para simular o inverno e quebrar a dormência das de sementes da Dionaea muscipula.
Preparo do solo: Use musgo sphagnum desidratado porém molhado com água destilada (de preferência). Use um pote tipo tapeware (o mesmo deve estar bem limpo) para colocar o musgo úmido e em seguida as sementes. Feche com a tampa e vede com filme plástico (desses transparentes para embalar alimentos). Deixe na geladeira no compartimento de verduras por entre 6 à 8 semanas. Durante esse tempo verifique eventualmente como estão as sementes e borrife água caso esteja seco o substrato. Caso tenha pontos brancos pode ser fungos que prejudicam a germinação. Para evitar isso use um fungicida para plantas que não contenha cobre. Após essas 6 à 8 semanas retire o pote da geladeira e coloque em local com muita claridade e que receba calor do sol. É recomendado colocar um plástico transparente em cima do pote para que o ambiente continue úmido. Certifique-se que tenha uma boa circulação de ar, para isso deixe um espaço sem plástico ou faça furos. Após 5 ou 6 semanas já dá para verificar as sementes germinando entretanto pode demorar vários meses para a germinação acontecer. Por isso é fundamental paciência de dedicação. Quando as plantas estiverem com 5 mm você já pode replantar em uma substrato com 70% de musgo sphagnum e 30 de pó-de-xaxim / pó-de-coco ou casca de pinhos em pó.


Fonte: Carnívora Shopping
www.carnivorashopping.com.br

Causo não sinto seguro em fazer o 1ª passo - Escarificação pode pular e seguir do segundo em diante sem problemas

abçs

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


09.10.2008(Qui)20:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 01.10.2008(Qua)18:21
Mensagens: 205
Localização: Ouro Branco MG
Mensagem 
vlw cara


10.10.2008(Sex)13:45
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 3 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB