Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.04.2024(Qui)13:52



Responder  [ 8 mensagens ] 
 pequena dúvida.. 
Autor Mensagem

Registrado em: 11.10.2008(Sáb)12:52
Mensagens: 3
Localização: Setúbal - Portugal
Mensagem pequena dúvida..
:oops: ola a todos.
sou de portugal, tenho 20 anos.. a minha duvida é a seguinte, ja li muito aqui no forum sobre o subtracto a usar nas dionaeas.. tenho kuase acerteza que este não serve, mas gostava que me dessem certeza. é um substracto que a minha mae usa regularmente com outras plantas na composiçao diz:
materia organica 61.1%
fosforo 0.29%
potassio 0.56%
cálcio 1.50 %
magnesio 0.23%
umidade 0.50%

:roll: não serve pois não? é que eu ganhei a plantinha em um vasinho muito pequeno.. e não tem os furinhos por baixo.. entao eu axo k devia trocar pra começar a usar o metodo do pratinho não axam?? :roll:
outra duvida que tenho é: se eu der uma mosca a uma das armadilhas essa vai crescer mais que as outras?? ou ficam todas satisfeitas?? tenho de alimentar todas?? neste momento ainda so lhe dei uma lagarta e ja a tenho desde ontem. não mexi praticamente em nada por ter medo de fazer disparate..

peço desculpa se as minhas duvidas ja foram respondidas noutro forum, se assim for agradeço k me indikem kual é.


11.10.2008(Sáb)14:26
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
É meu velho, esse substrato não vai servir para a Dionaea, pq tem uma concentração muito grande de matéria orgânica; vai prejudicar a planta e até pode levá-la à morte. Quanto à alimentação, deixe que ela mesma vai se encarregar de capturar os insetos, se ficar alimentando com lagartas, tb vai prejudicar o desenvolvimento dela e poderá até matá-la.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


11.10.2008(Sáb)17:34
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem Re: pequena dúvida..
sofiarusso escreveu:
:oops: ola a todos.
sou de portugal, tenho 20 anos.. a minha duvida é a seguinte, ja li muito aqui no forum sobre o subtracto a usar nas dionaeas.. tenho kuase acerteza que este não serve, mas gostava que me dessem certeza. é um substracto que a minha mae usa regularmente com outras plantas na composiçao diz:
materia organica 61.1%
fosforo 0.29%
potassio 0.56%
cálcio 1.50 %
magnesio 0.23%
umidade 0.50%

:roll: não serve pois não? é que eu ganhei a plantinha em um vasinho muito pequeno.. e não tem os furinhos por baixo.. entao eu axo k devia trocar pra começar a usar o metodo do pratinho não axam?? :roll:
outra duvida que tenho é: se eu der uma mosca a uma das armadilhas essa vai crescer mais que as outras?? ou ficam todas satisfeitas?? tenho de alimentar todas?? neste momento ainda so lhe dei uma lagarta e ja a tenho desde ontem. não mexi praticamente em nada por ter medo de fazer disparate..

peço desculpa se as minhas duvidas ja foram respondidas noutro forum, se assim for agradeço k me indikem kual é.


Olá Sofia!
Primeiramente seja bem vinda!
Bem, como nosso amigo Ivaldo disse, esse substrato usado por sua mae não serve para as plantas Carnivoras, elas precisam de um substrato pobre em minerais e ph mais acido.
Como vc disse que é de Portugal (Viva invasão lusitanica no forum!!!) encontrará facilmente a turfa, que é um excelente substrato para as carnivoras. Tente encontrar tbm sphagnum, vermiculita, perlita. Aí vc monta o composto 1/3 turfa, 1/3 areia e 1/3 outro substrato.
Quanto a necessidade de alimenta-las, deixa que ela da conta do serviço sozinha! :wink:

Abraços e novamente seja bem vinda.

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


12.10.2008(Dom)10:14
Perfil

Registrado em: 11.10.2008(Sáb)12:52
Mensagens: 3
Localização: Setúbal - Portugal
Mensagem 
desde ja obrigado aos dois por terem respondido.. eu ja comprei turfa e mudei-a para um vasinho maior. misturei a turfa com areia lavada (pouca) e usei agua da xuva pra humedecer.. o meu vaso não tem furos no fim, por isso eu usei a tecnica do tubo para fazer xegar a agua ás raizes sem passar plas folhas.
não consegui encontrar musgo por hoje.. (é domingo) será que faz mal as armadilhas estarem em contacto directo com a turfa molhada? pode apodrecer?? o k posso fazer para resolver o problema (se for problema).
obrigado pela atençao.
nota: em anexo 1 foto de como ela ficou.
ImagemImagem


12.10.2008(Dom)11:32
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35
Mensagens: 1186
Localização: Igrejinha, RS, Brasil
Mensagem 
Tente colocar o seu lugar de origem no perfil, assim fica mais facil de te ajudar. :wink:


12.10.2008(Dom)18:08
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32
Mensagens: 534
Localização: Niterói-RJ
Mensagem 
Talvez seja aconselhável fazer um ou dois furos na lateral para escoar o excesso de água... não há mal das armadilhas entrarem em contato com o substrato... abraços!

_________________
Imagem


12.10.2008(Dom)21:46
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 11.10.2008(Sáb)12:52
Mensagens: 3
Localização: Setúbal - Portugal
Mensagem 
Pedro não consigo fazer furos pois o vaso é de loiça. porem não tem agua excedente, pelo menos quando eu tombo o vaso não escorre... mas de qualquer forma as armadilhas estão em contacto com a turfa húmida e eu pensei que pudesse fazer mal.

_________________
Imagem


13.10.2008(Seg)9:06
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
A técnica do tubo é bem interessante, eu utilizo há tempos aqui sem problema algum, e você pode deixar alguns centímetros de água no fundo que também não tem problema. Só fique atenta para não deixar o vaso na chuva porque não terá como escorrer o excesso de água a não ser por cima, quando a planta já estiver submersa. :wink:


13.10.2008(Seg)14:24
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB