Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)3:57



Responder  [ 8 mensagens ] 
 fiz bestera, o que eu faço?? 
Autor Mensagem
Mensagem fiz bestera, o que eu faço??
eu a alguns tempos atrás ganhei 5 sementes de dionae, bom, uma eu dei para o meu avô e disse que ela só nascia em substrato com pouco nutriente como exemplo o xaxim ou pó de pinus.

Até ai beleza, as minha 4 que tomei todo o cuidado, plantei em sphagnum puro, nunca deixei faltar água, antes disso tinho feito aquele negócio de deixa-la na gaveta de verduras por 6 semanas em um vazinho com sphagnum umido!!!

mas acontece que das 4, 3 aviam botados porem todas vieram a pegar fungo (um algodãozinho branco) logo assim que avia dado o brotinho, ainda tinho esperança de que elas crecessem, mas não aguentaram!! e o embrião ficou preto! :cry:

nas sexta feira, minha mãe falo que a minha planta tava brotando!! :? ?? como?? de desgosto avio jogado o vasinho com sphagnum sementes, pratinho, tudo, fora no caminhão de lixo! :evil:

ai ela me levo num vaso dela feito de xaxim e lá estava, tinha uma folhinha de dionaea brotanu na borda do vaso (o xaxim é antigo, foi comprado antes de ser proibido o seu comercio).

Ahá, meu vô "plantou" a semente na borda do vaso da minha mãe!!!!

Me desculpem pelas fotos escuras e fora de foco, as tirei agorinha mesmo, 20:36 do dia 25/01.
se nescessario tirarei mais amanhã!!


http://images.cjb.net/1ce0d.jpg

http://images.cjb.net/a11b8.jpg

agora eu pergunto, ela pode ficar nesse fazo mesmo? pq é xaxim comprenssado, num é pó como nos fazos de plantas carnivoras.

e se for pra transplantala, quando e como eu faço isso, pq acho ela muito fragil para ser transplantada agora, e q diacho de jeito eu vo faze isso ? :shock:

me ajudem!!


25.01.2009(Dom)19:47
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem 
OLa
agora tem deixar ela queta, ate crescer.
mantenha o xaxim sempre umido, molho de preferencia 3 vezes por dia.
pra ela crescer tem que ficar pelo menos uma hora no sol.

bom agora é aguardar pra ver no que da.

sorte amigo.

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


25.01.2009(Dom)20:00
Perfil

Registrado em: 10.01.2009(Sáb)14:23
Mensagens: 198
Mensagem 
.


Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:27, em um total de 1 vez.



25.01.2009(Dom)20:08
Perfil
Mensagem 
bom, vo dexa ela lá então e cuida dela, de troca a flor da minha mãe também vai esta recebendo atenção quanto a água!!!

valeu mesmo.

Matheus, o pior é que ele não fez nada além de por a semente num buraco no xaxim!
agora ele fica falanu que planta num é "bicha" pra ter tanta frescura. afs, e eu não posso fala nada pro velho pq as minhas nenhuma chego até o desenvolvimento que a dele está!!! :x


25.01.2009(Dom)20:43
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Matheus Dalazen escreveu:
caramba...
Seu avô ñ fez o lance de estratificação, ou fez???
Fiquei intrigado...
Boa sorte no cultivo dela! :D


Eu tb não estratifiquei e de 12 sementes nasceram 9. Deixa ela lá vai crescer bem.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


25.01.2009(Dom)21:03
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem rodrigo.etrom
E viva a natureza...hahaha, bom quanto ao vaso ser compactado, na realidade ele não é, ele é um tronco escavado e cortado no formato de vaso, mais não se preocupe que as raízes vão achar espaço pra crescer.

O que pode fazer, é manter o xaxim sempre molhado e deixar ela crescer mais um pouco lá, e depois pra tirar ela de lá vai ter que cortar um pedaço do vaso da sua mãe, pois se tentar arrancar a muda vai quebrar as raízes dela e pode acabar matando a planta.

Um outro cuidado que acho que é válido lembrar é dizer a sua mãe para não adubar a planta dela por enquanto, pelo menos até vc remover a Dionaea de lá.

Aqui em casa também consegui germinar sementes de Dionaea sem estratificação, agora é só esperar elas crescerem.

Boa sorte.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


25.01.2009(Dom)21:11
Perfil

Registrado em: 10.01.2009(Sáb)14:23
Mensagens: 198
Mensagem 
.


Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:28, em um total de 1 vez.



25.01.2009(Dom)21:38
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
Nossa, a folhinha da sua Dionaea parece bastante diferente das primeiras folhas das minhas. Aqui sairam folhas bem menos pontudas, pareciam simplesmentes micro-folhas de Dionaea sem armadilhas (menos pontudas e menos largas). Por curiosidade de novato, qual é a base da folha na foto, em cima ou em baixo?


25.01.2009(Dom)22:59
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB