Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)18:42



Responder  [ 117 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 12  Próximo
 Como está a minha dionaea? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: como esta minha Dionaea ???
aquilo q vem nas dionaeas naum eh substrato eh terra

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


18.03.2012(Dom)20:05
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: como esta minha Dionaea ???
Não sou um cultivador experiente mas essa planta apodreceu devido ao acúmulo de água no lugar errado. Essa mistura que você fez pareceu estar "pesada" de forma a não ter uma boa aeração e drenagem como uma mistura de sphagnum e areia grossa faria. Assim juntando alta umidade, e um substrato propício ao crescimento de fungos (casca de coco e aquele preparado da floricultura), algum fungo oportunista colonizou a dionaea que estava sob estresse e a matou. Mas talvez dê para utilizar as folhas ainda. Tem um tópico aqui no fórum que fala sobre leaf cuting em água, (desculpe por não te dar o link mas é que não achei agora) que pode te ajudar a aproveitar essas folhas. Mas como o Vinicius disse, tente substituir esse substrato por sphagnum puro ou com uma mistura de 70% sphagnum e 30% de areia (parece que essa mistura é a mais usada).
Tenha em mente que se for mudá-la novamente a dionaea vai estar muito debilitada e muito susceptível de ficar doente, por isso coloque-a em um local bem iluminado, aerado e troque a água do pratinho pelo menos a cada dois dias (acho que se trocar todos os dias vai ser melhor nos primeiros dias).

Melhoras aí para as suas dionaeas.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


18.03.2012(Dom)21:39
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)2:43
Mensagens: 46
Localização: Blumenau SC Brasil
Mensagem Re: como esta minha Dionaea ???
bom !! resolvi trocar o substrato, dessa vez fiz a mistura de musgo e fibra de coco, a mesma que fiz pra outra Dionaea, que eu tinha a um tempo atras, que ficou muito bonita, essa aqui:
Imagem

na primeira vez que replantei ela apenas tirei do vaso que ela estava e replantei sem tirar o substrato em vonta da raiz, dessa vez tirei todo o substrato dela e descobri que era pura terra com um pouco de musgo em volta /susto, replantei nessa mistura de musgo e fibra de coco apenas, sem areia. aqui estao as foto:
Imagem
Imagem
Coloquei umas mudinhas de musgo pra ver como vai ficar !! :)
vinicius realmente vc estava certo, ela estava plantada em terra mesmo!!
Jadson vc tinha razão quanto ao substrato pesado, acredito que usei a areia errada, por isso ficou igual terra :oops:
A muda menor não teve jeito apodreceu inteirinha e ja estava criando um tipo de fungo no centro do rizoma, preferi jogar ela fora :(
muito obrigado pela ajuda de vcs , se tiverem mais alguma dica, com certeza sera bem recebida !!
agora é aguardar pra ve como ela vai reagir /psica

Abraços !!!


19.03.2012(Seg)0:27
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: como esta minha Dionaea ???
Muito legal Rodrigo. Até a aparência do vasinho melhorou :D .
Mas agora tome cuidado para que ela não sofra com a mudança (certo que la vai adorar e não sofrer com esse substrato :lol: ), e mantenha ela sempre iluminada.

E muito bonita aquela primeira foto, as armadilhas estão com uma cor ótima.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


19.03.2012(Seg)11:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)2:43
Mensagens: 46
Localização: Blumenau SC Brasil
Mensagem Re: Como está a minha dionaea?
Ola pessoal !!!
minha Dionaea recebeu uma visita hoje, tirei uma foto pra mostrar pra voces !!! a foto não fico muito boa, mas vale a intensão !! :lol:
abraços !!!
Imagem


24.03.2012(Sáb)14:57
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)2:43
Mensagens: 46
Localização: Blumenau SC Brasil
Mensagem Re: Como está a minha dionaea?
ola pessoal !!
estou postando umas fotos pra mostrar como minha dionaea reagiu depois de tanta complicação na mudança de vaso :oops:
ai estão:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
queria aproveitar e perguntar sobre umas armadilhas que estão nascendo com umas pintas pretas, isso é normal ?
ai vão as fotos:
Imagem
Imagem

abraços !!


01.04.2012(Dom)17:17
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: Como está a minha dionaea?
Uau agora sim ela ta bonitona so falta pegar muuuito sol e ela vai ficar vermelhinha :mrgreen:

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


01.04.2012(Dom)17:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)2:43
Mensagens: 46
Localização: Blumenau SC Brasil
Mensagem Re: Como está a minha dionaea?
ola pessoal !!
alguem sabe me dizer porque algumas armadilhas estão crescendo assim : com essas manchas pretas e meio deformada !! sera alguma praga !!! :cry:

Imagem
Imagem


05.04.2012(Qui)12:27
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Como está a minha dionaea?
Muitas vezes a falta de sol, faz crescer armadilhas deformadas! Mas ela está com uma aparência bem saudável!

Abs..

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


05.04.2012(Qui)12:44
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)2:43
Mensagens: 46
Localização: Blumenau SC Brasil
Mensagem Re: Como está a minha dionaea?
na floricultura que comprei elas não pegavam sol, mas agora em casa elas pegam boa quantidade de sol, tanto que esta começando a ficar avermelhada e crescendo umas armadilhas bem grande. mas algumas armadilhas novinhas estão crescendo assim parece queimadas /confusedII :(
Imagem
Imagem
Imagem


06.04.2012(Sex)21:02
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 117 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 12  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB