Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.06.2024(Seg)10:42



Responder  [ 4 mensagens ] 
 Sinais de cansaço? Ou de morte?!? 
Autor Mensagem

Registrado em: 02.03.2009(Seg)14:04
Mensagens: 1
Mensagem Sinais de cansaço? Ou de morte?!?
Olá,

Este é meu 1º post aqui então peço desculpas se isto já foi discutido anteriormente, pois procurei uma resposta em outros tópicos e não encontrei.

Tenho uma Dionaea há cerca de 3 meses e no início, todas as armadilhas (bocas) estavam fechando normalmente ao colocar moscas nelas, e a planta tinha caules aparentemente mais compridos, finos e firmes.

Contudo, com o passar do tempo, comecei a perceber que as armadilhas foram parando de funcionar, mesmo algumas que nunca tinham sido fechadas antes, e as armadilhas que nascem estão ficando menores do que as originais e com caules mais largos e curtos, de quando eu comprei. Hoje, nenhuma das armadilhas está fechando mais.

O que devo fazer para 'reanimá-las' a fechar??

Tenho regado o vasinho todos os dias regularmente, só que não deixo ela exposta diretamente ao sol, pois ainda não tenho um sombrite onde deixá-la. Ela fica na minha garagem com iluminação natural mas sem contato direto com o sol, e de vez em quando, eu a coloco na sombra de outras plantas no jardim para ela tomar um pouquinho de sol sem derreter! A falta de sol deve justificar a coloração esverdeada do interior das armadilhas, pois isto eu já li aqui em outro tópico, e vou tentar deixá-la mais tempo ao sol embaixo de um ombrite que estarei fazendo. No mais, agradeço qualquer ajuda!!

Rogério.


02.03.2009(Seg)14:26
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem rcoltrane
Amigo, se tiver fotos da planta, seria melhor, mais pela sua descrição, sua planta está morrendo por falta de sol mesmo.

As dionaeas não precisam de sombrite, só que você não pode expô-la rapidamente ao sol, terá que adaptá-la aos poucos ao sol, deixando ela inicialmente receber diretamente a luz do sol nas primeiras horas da manhã, depois deixa no começo da manhã e no final da tarde, e depois aos poucos vai aumentando 1 hora ou duas por semana, até deixar ela diretamente no sol o dia todo, claro que para isso não pode esquecer de regar ela todos os dias e se possível mais de uma vez por dia.

Quanto as armadilhas não estarem fechando, é a falta de sol ou armadilhas velhas. Não fique obrigando a sua plantinha a fechar a armadilha, independente se com um palitinho, com o dedo ou mesmo com um inseto, deixe ela queta que sozinha ela captura insetos.

Outra coisa, planta não é pra ficar sendo mudada de lugar toda hora, coloque ela num lugar fixo e esqueça ela lá, ficar mudando a planta de lugar altera toda a orientação dela, estressando-a e aumentando as chances de morte.

Boa sorte com ela.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


02.03.2009(Seg)14:59
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem Re: rcoltrane
Bode escreveu:
Amigo, se tiver fotos da planta, seria melhor, mais pela sua descrição, sua planta está morrendo por falta de sol mesmo.

As dionaeas não precisam de sombrite, só que você não pode expô-la rapidamente ao sol, terá que adaptá-la aos poucos ao sol, deixando ela inicialmente receber diretamente a luz do sol nas primeiras horas da manhã, depois deixa no começo da manhã e no final da tarde, e depois aos poucos vai aumentando 1 hora ou duas por semana, até deixar ela diretamente no sol o dia todo, claro que para isso não pode esquecer de regar ela todos os dias e se possível mais de uma vez por dia.

Quanto as armadilhas não estarem fechando, é a falta de sol ou armadilhas velhas. Não fique obrigando a sua plantinha a fechar a armadilha, independente se com um palitinho, com o dedo ou mesmo com um inseto, deixe ela queta que sozinha ela captura insetos.

Outra coisa, planta não é pra ficar sendo mudada de lugar toda hora, coloque ela num lugar fixo e esqueça ela lá, ficar mudando a planta de lugar altera toda a orientação dela, estressando-a e aumentando as chances de morte.

Boa sorte com ela.

Abraço.


Também é bom deichar com pratinho de água em baixo do vaso se for deichar no sol, porque se não o substrato seca rapido


02.03.2009(Seg)15:43
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Matheus, obrigado por lembrar, havia esquecido de colocar esse "detalhe".

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


02.03.2009(Seg)15:51
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB