Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.06.2024(Seg)11:40



Responder  [ 5 mensagens ] 
 de volta! 
Autor Mensagem

Registrado em: 11.06.2007(Seg)13:08
Mensagens: 46
Localização: Campinas/São Paulo - SP
Mensagem de volta!
e ae galera?
apos meses de ausencia, voltei! achei q tinha aprendido tudo oq precisava sobre as dioneas aqui no forum, mas eis que me surge uma nova duvida.
não faz mto tempo eu fiz uma muda da minha planta cortando ela no meio... da mesma forma que fiz no ano passado. contudo, a planta mae começou a emitir diversas micro armadilhas (mtas msm!) e acabou morrendo. a planta filha sobreviveu, ficou mto fraca, mas se recuperou, ficando bem parecida com era a mae originalmente.
após essa nova muda ter sido feita, a planta filha parece estar seguindo o msm caminho da mae. diversas micro armadilhas... isso é realmente um sinal de alerta? se for, como evitar?
valeu!


18.04.2009(Sáb)3:43
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Micro armadilhas...? Parece um sinal que a planta está canssada precisando de dormencia, não sou o mais experiente em DIONAEA e etc, mais acho que ela está precisando de uns 2 meses na geladeira para revigorar suas forças...
É minha opinião, espere de mais outra pessoa para colocar na geladeira.

Abraços

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


19.04.2009(Dom)14:39
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Essa sua planta foi adquirida a mais de 1 ano, precisaria saber se aí em Campinas fez um período de frio suficientemente longo durante esse tempo que a planta esteve com você, e qual a temperatura desse frio (temperatura da gaveta de verdura da geladeira; + ou - 10/15 ºC), outra coisa seria ver em que tipo de substrato a planta está, e precisaria saber se a planta está no sol ou não.

E se o sol estiver em quantia suficiente, o substrato de acordo e tudo mais nos conformes, aí provavelmente valeira tentar a dormência induzida, no entanto, fique atento com a época da dormência e o tempo da dormência, pois uma vez colocada a planta colocada numa época de dormência do ano, no ano seguinte terá de colocar na mesma época do ano e pelo mesmo tempo.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


23.04.2009(Qui)21:16
Perfil

Registrado em: 11.06.2007(Seg)13:08
Mensagens: 46
Localização: Campinas/São Paulo - SP
Mensagem 
então, a planta ta aqui em são paulo. ta fazendo um friozinho, mas não a nivel de gaveta de geladeira. essa planta nunca foi pra geladeira e passou muito bem o inverno.
a planta está em esphagno vermelho e toma sol (fica em uma janela, entao não fica torrando o dia inteiro). o sol me parece adequado. tanto a planta atual como a mãe, sempre se deram mto bem nesse local. o inverno ta chegando... sera que valeria a pena esperar?
mas deixar ela 2 meses na geladeira não eh um pouco extremo? ela precisa de sol, não? e o frio não vai queimar as folhas? (sem contar que o pessoal aqui da republica não ia gostar mto...)

abraços! brigadao pelas respostas!


24.04.2009(Sex)19:08
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Hue
Esse tópico mostra como preparar uma Sarracenia pra dormência na geladeira, pode ajudar com a dormência da sua Dionaea

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4615.html

Quanto ao tempo, lembre-se que na natureza a planta passa um bom tempo em dormência e acredito que o frio daí de sp realmente não é suficiente pra ela.

Se acha que sua planta vai aguentar até chegar o inverno, beleza, senão, se programe pra colocá-la na geladeira no período equivalente ao inverno.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


24.04.2009(Sex)21:07
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB