Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 09.05.2024(Qui)21:17



Responder  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Dionaea doente 
Autor Mensagem

Registrado em: 11.05.2009(Seg)15:01
Mensagens: 12
Localização: Ubirata PR
Mensagem Dionaea doente
Ola amigos,
Estou preocupada com minha Dionaea, pois ela está com algumas manchas marrons com halo amarelado... Essas manchas estão em folhas velhas (que estão pretas pela idade) e também em folhas e armadilhas novas...

O clima aqui está frio e chuvoso.

A água que forneço é de chuva ou de torneira após 2 dias de descanso... Ela fica no sol o dia todo, mas por estar em dormência não tem coloração vermelha dentro das armadilhas... Ela está soltando folhas novas normalemente... :?:

Amigos, será fungo???O que devo fazer? Devo arrancar as folhas velhas ou deixarem até ficarem completamente pretas?

Editado por Bode - moderação PCBR

_________________
Rozi


24.06.2009(Qua)15:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.05.2009(Sáb)11:45
Mensagens: 18
Localização: Belo Horizonte - MG/Brasil
Mensagem 
Eu acho que sua dionaea está entrando em dormência mesmo, pelo que eu li aqui no forum quando armadilhas novas começam a ficar pretas é por causa disso, mas como sou novato também é melhor esperar alguém mais experiente responder. Como ela continua soltando novas armadilhas repare no tamanho destas, elas são normais? Por que se forem pequenas ou menores provavelmente é por causa da dormência. Se você puder postar fotos vai ajudar bastante.

Abraços,
Tobias.


Editado pela última vez por TobiasBR em 24.06.2009(Qua)17:54, em um total de 1 vez.



24.06.2009(Qua)17:53
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Rozileide, por favor, leia as regras nesse link: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... r/t-3.html

2º Pede-se não usar textos integralmente grafados em maiúsculas.

Quanto a sua planta, acredito que seja ácaro, tente ver se não há uns insetozinhos avermelhados no substrato e na base das folhas, se tiver tente deixar a planta submersa em água pura por umas 12 horas, e se ainda assim não resolver, procure no fórum com a ferramenta de busca uns acaricidas utilizados pelo pessoal, só cuidado com compostos a base de enxofre e cobre que podem matar a sua planta.

Abraços.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


24.06.2009(Qua)17:54
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Coloca foto ae!!!


25.06.2009(Qui)12:28
Perfil

Registrado em: 11.05.2009(Seg)15:01
Mensagens: 12
Localização: Ubirata PR
Mensagem Dionaea doente
ola amigos obrigada pelas dicas...desculpe pela mensagem em letras maiusculas...
entao qto ao acaro creio ser dificil pois geralmente eles atacam com o clima seco e ak esta frio, chuvoso ou nublado a alguns dias, inclusive minha Dionaea fica umedecida ate umas 9 da manha...as folhas novas realmente apresentam sinal de dormencia pois sao menores...vou postar fotos posteriormente.
Obrigada

_________________
Rozi


25.06.2009(Qui)14:56
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.05.2009(Sáb)11:45
Mensagens: 18
Localização: Belo Horizonte - MG/Brasil
Mensagem 
Rozileide as manchas podem ser outra coisa também, caso você tenha adquirido sua dionaea recentemente você deve expor gradativamente ao sol, e não deixá-la em sol muito forte o dia todo logo de começo, tente na primeira semana colocá-la apenas ao sol da manhã e com o tempo vai aumentando até que ela se acostume com o sol pleno. Quando ela não está acostumada o sol muito forte pode queimar suas folhas, mesmo sendo novas.

Abraços e boa sorte.
Tobias.


25.06.2009(Qui)17:18
Perfil

Registrado em: 11.05.2009(Seg)15:01
Mensagens: 12
Localização: Ubirata PR
Mensagem fotos
seguem fotos para analise...entao a minha Dionaea ja esta comigo a uns 3 meses e eu fui colocando ela no sol primeiro meio dia e depois ate umas 4 da tarde,mas o sol esta fraco pq o inverno ta bem frio ak e tem tido muitos dias sem sol, ou com chuva ou nublado...nem esta com nenhuma folha avermelhada...seguem as fotos ...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Rozi


25.06.2009(Qui)18:38
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)13:10
Mensagens: 114
Localização: Passos, Minas Gerais - Franca, São Paulo
Mensagem 
Uma das minha armadilhas está como a da última foto: com um ponto preto.
Não tinha me preocupado. Pensei que estivesse morrendo naturalmente.
Será que é algo com o que devo me preocupar? :?

Abraços

_________________
Sempre quando há muita expectativa, há muita frustração, mas toda experiência é válida.


25.06.2009(Qui)18:58
Perfil

Registrado em: 10.01.2009(Sáb)14:23
Mensagens: 198
Mensagem 
.


Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:13, em um total de 1 vez.



25.06.2009(Qui)19:02
Perfil

Registrado em: 11.05.2009(Seg)15:01
Mensagens: 12
Localização: Ubirata PR
Mensagem dormencia???
com o frio que faz aqui esta dormencia q ela esta passando é suficiente para no proximo ano ela estar normal???

_________________
Rozi


30.06.2009(Ter)11:23
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB