Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)6:09



Responder  [ 51 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
 Sintomas de alguma doença - atualizado com fotos em 11/11/10 
Autor Mensagem

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem Sintomas de alguma doença - atualizado com fotos em 11/11/10
ATUALIZADO 01/03/10
Pessoal,
Nesse tempo tentei vários métodos de tratamento, fungicida, acaricida e inseticida e não obtive melhoras. Mudei de substrato e nada... penso que é o fim da minha planta, parece ser um vírus ou bactéria.
Fotos:
FOTOS FORTES... QUEM É FRACO É MELHOR NEM VER

Depois que mudei de substrato ela ficou até mais vermelha...
Imagem

Manchas marrons nas pontas das folhas
Imagem

Armadilha abriu prematuramente (todas e foi recente)
Imagem

Imagem

Gostaria de dizer que em momento algum descuidei de minha planta...
Parece ser uma fatalidade. Ela ainda está viva, crescendo, só não sei até quando. Mas enquanto restar uma folha não irei desistir.
Se alguém souber uma solução ficaria muito grato


-------------------------------------------------------//------------------------------------------------------------------------------------





Olá a todos do fórum,
venho infelizmente reportar que minha dionaea está enfrentando alguns problemas...
Primeiramente que na região de São Paulo só chove e o tempo de exposição aos raios solares está bem reduzido e que eu fui viajar e a planta ficou em 1 local pouco arejado, depois de uma semana ela apresentou pioras.
Aqui segue algumas fotos para demonstrar melhor a situação q a planta se encontra:
Note nos pontos brancos que só se encontram dentro das armadilhas... (muito estranho)
Imagem


Essa folha possui 1 mês e olha como já está: parece ser fungo e se encontra apenas nessa folha (acho q pode ser controlado facilmente)
Imagem


Aqui consegue-se ver (apenas com zoom) pequenos pontos vermelhos na parte de traz da folha, por enquanto só notei nessa...
Imagem

Folha nova e já possui manchas marrons-claro:

Imagem

Imagem

Como sou iniciante não sei diagnosticar o problema (ou os problemas), mas penso que pode ser uma causa primária que desencadeie os outros sintomas... penso que é ácaro o principal problema mas não tenho certeza.

Grato pela atenção
Abçs


Editado pela última vez por Johnfer em 11.11.2010(Qui)17:30, em um total de 3 vezes.



27.01.2010(Qua)7:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59
Mensagens: 287
Localização: Sorocaba - SP
Mensagem 
minhas dionaeas tiveram isso também, como não sabia o que era comprei
dois remédios que eram tipo um pó solúvel na água e borreifei os dois na planta
e cortei as armadilhas mais encardidas.

Minha nepenthes ja teve manchas marrons e eu tratei do mesmo jeito, as folhas velhas
continuaram do mesmo jeito, mas as que foram nascendo ja estavam bonitas!

Aqualidade está meio ruim e eu sou novato, não arrisco nada!

Mas eu borrifei nas plantas os seguintes remédios:

Fungicida (era um pequeno pode com um pó pra diluir em 2L)
Veneno contra pulgões ácaros ou cochonilhas (um vidrinho liquidi para 1,5L)

E como são "venenos" podem ficar estocados um bom tempo!


27.01.2010(Qua)11:29
Perfil

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Obrigado Celso pela resposta, estou com um problema com fungo e, penso que os pontos brancos nas armadilhas possa ser pulgão.
Alguém poderia dizer um método bom para elimina-los da dionaea? Eles podem ser tão pequenos assim? (eu os vejo como pequenas bolinhas brancas).
EDIT: pode ser cochonilha? pois estava pesquisando + não vi fotos delas infestando as plantas para comparar
Grato pela atenção


28.01.2010(Qui)7:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem 
ser for pulgao mesmo, coloca ela numa vasilha onde ela fique submersa na agua por 24 horas, se for cochonilha você pode retira-las com um contonete, so não lembro agora alguma produto para evitar cochonilha no momento.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


28.01.2010(Qui)14:11
Perfil

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Nivaldo,
Na primeira foto, se vc clicar nela pra dar 1 zoom vc pode ver uma armadilha com vários pontos brancos.
O problema de retirar manualmente é que está dentro das armadilhas, ou seja, se eu tentar limpar elas fecham. Existe algum modo de limpa-las sem as armadilhas fecharem?
E fui ao supermercado agora poco e comprei um produto chamado: Insteticida Dimy, custou 2 reais e está escrito:
"Elimina pulgão e cochonilha". Ele rende apenas 1 litro, mas pra dionaea se eu fracionar bem as aplicações irá durar muito.
Como fiz a aplicação de SBP hj cedo, vou esperar uns 15 dias para ver os resultados, caso não resolva irei utilizar esse produto.
A questão: pulgão ou cochonilha?
Grato pela atenção

EDIT: fuçando na net achei um tópico com um cara parecido com o meu:
http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... &hl=Aphids
Aphids=pulgões... compare minha primeira foto com a dele, são bem parecidas... + no meu caso parece estar pouco deselvolvido o problema.


28.01.2010(Qui)18:29
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
dimmy a 50% :wink:
SBP só se for o que tiver água como solvente :shock:

_________________
Droseraholic!!!


29.01.2010(Sex)6:50
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
dimmy a 50% :wink:
SBP só se for o que tiver água como solvente :shock:


Sim sim Carlos, usei SBP ontem o de água como solvente, mas to vendo que não adiantou muito... parece ser fraquinho! Nem os colêmbolos morreram direito, agora pelos pulgões serem pequenos não faço idéia se a maioria morreu ou não.
Irei aplicar o dimy daqui alguns dias pois tenho medo de matar a planta com tanto veneno.
Agora a pergunta: pq será que eles preferem dentro das armadilhas? lugar + difícil de se limpar ¬¬

EDIT: comprei 1 borrifador ontem, cabei de enxe-lo de água, coloquei na opção "jato" e mirei dentro das armadilhas...
resultado: 99% LIMPO! e nenhuma se fechou. Ta ae a dica, o simples impato da água com os pulgões pode mata-los, claro que o veneno ontem também contribui. "Rain prevents winged aphids from dispersing, and knocks aphids off plants and thus kills them from the impact or by starvation" fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Aphids".
E continua: "However, Ken Ostlie, an entomologist with the University of Minnesota Extension Service, suggests that rain should not be relied on for aphid control.", ou seja o veneno ainda é indispensável.

Grato pela atenção


29.01.2010(Sex)7:34
Perfil

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
ontem mudei minha dionaea de substrato... ele ja tava podre! acho q esse era o motivo dela estar tão esquisita.


01.02.2010(Seg)9:56
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Bom Johnfer,

atualize com a melhora dela, precisamos de relatos de experiências. :wink:
Há muito comentários sem fatos no fórum, muito 'ouví-dizer-não-sei-onde-
nem-quando-acho-que-veio-da-minha-imaginação'. :lol:
Chegamos ao absurdo de ter 'ficha de cultivo' produzida por pessoa que não
teve a planta (deletada, claro), mundo estranho! :shock:

Bom cultivo!

_________________
Droseraholic!!!


01.02.2010(Seg)10:24
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 17.11.2009(Ter)19:57
Mensagens: 49
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Bom Johnfer,

atualize com a melhora dela, precisamos de relatos de experiências. :wink:
Há muito comentários sem fatos no fórum, muito 'ouví-dizer-não-sei-onde-
nem-quando-acho-que-veio-da-minha-imaginação'. :lol:
Chegamos ao absurdo de ter 'ficha de cultivo' produzida por pessoa que não
teve a planta (deletada, claro), mundo estranho! :shock:

Bom cultivo!


Ok Carlos... irei atualizar conforme ela for melhorando. Os "achismos" realmente não nos ajudam muito xD
+ é fato: tava podre... fedia a ovo estragado.
Agora algo que eu notei: os colêmbolos estavam começando a subir nas folhas da planta, uma dica a todos: é um indicador de que o substrato não está bom pois se nem os colêmbolos conseguem viver nele imagina a planta!


01.02.2010(Seg)11:03
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 51 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB