Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:59



Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Substrato em Rondônia... 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem Substrato em Rondônia...
Pessoal, acabei de comprar minha dionaea e não sei se ela está num substrato bom.. mas uma coisa é certa: não tem musgo nela (sphagnum).
Sou totalmente iniciante nesse mundo, li mil coisas no fórum e li tanto que já estou tonto... O fato é que quero replantar ela (mais para frente.. ou talvez agora logo.. tenho que entender bem sobre a dormência.. afinal uns dizem que é necessário, outros dizem que não..)

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre substrato. O pessoal fala muito de pó de coco (ou fibra de coco)... Ele substitui o sphagnum? Ou substitui areia? Ou não substitui nada?

A areia que o pessoal tanto fala é areia lavada? aquela comum da praia ou rio?

Achar Sphagnum aqui em Porto Velho está sendo uma luta (e pela net o frete me quebra)... então se alguém tiver alguma dica sobre onde comprar ou como substituir ingrediente X por outro...

Proucurando aqui só achei:
Argila Expandida
Pó de xaxim
pó (e fibra) de casca de coco

Outra coisa, como faço para medir o ph da terra sem ter que comprar um "PHmômetro" (verba curta!)? Sei que tem algumas fitinhas que põe e depois vê a cor..

Ou esse lance de ver o ph não precisa? Só arrumando os substratos já fica no ph ideal? Água da torneira descansada de 48hrs é realmente insofensiva para a planta? Aqui em casa é água de poço (artesiano), mas acho que tem tratamento com cloro (condomínio aqui). Será que é melhor que água da Companhia de águas descansada, por ser água do poço?

Abraços e obrigado a todos que postarem.

Ps.: Se quiserem foto da planta pra verem o substrato que ela está é só falarem.


23.04.2010(Sex)12:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.04.2010(Seg)17:43
Mensagens: 62
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
E ae rapaz nunca pensei que fosse achar alguém de porto velho aki sou daki tbm ! :D
você deve ter comprado a sua no claudio coltinho não e ? Eu comprei la e o substrato foi dificil achar mas achei em um lugar aki.
Vai no google e pesquisa Vivero Tropical porto velho pega o telefone de lá e liga pra ver se ainda tem e mistura com areia que vai ficar legal.
a proposito você mora aonde ?Sim é bom usar agua descansada para o melhor da sua planta.

Veja como estão as minhas:

Imagem


23.04.2010(Sex)14:12
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Iae cara, blz? Pois é, rondônia ta na mídia.. heheh
Pois é.. comprei a minha lá na mostra de plantas do Claudio Coutinho...
Eu fui nesse Viveiro Tropical, fica lá na Cahula (ou Caúla... sei lá), não é? Lá eu perguntei pelo substrato de PC e eles falaram que não tinha. Qual foi o que vc comprou? Por qual nome?

Eu moro aqui no granville, e vc? vou tirar uma foto da minha mais tarde... abçs mlk! =)

Edit1: Não pude deixar de reparar na sua foto que vc ta usando sphagnum.. onde comprou? Pela net msm? Quando for comprar alguma coisa dá um toque pra gente compartilhar o frete, blz? ;)

Edit2: Você já tem experiência com dionaea ou ainda ta aprendendo? Tava afim de transplantar a minha e queria umas dicas.. =)
Estão ae as fotos da minha... ficou meio embaçado mas da pra ver mais ou menos...
Imagem
Imagem
Abçs!


Editado pela última vez por thiagom em 23.04.2010(Sex)15:15, em um total de 1 vez.



23.04.2010(Sex)15:01
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.04.2010(Seg)17:43
Mensagens: 62
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Então, você falou que queria Sphagnum ? eu pedi e eles tinham.Só se acabou.
Comprei uma sacola de supermercado com sphagnum lá por 5 reias.

Dicas :

Deixe ela em um lugar que pegue bastante sol, mas primeiro vá adaptando-a
Água toda hora pra ela ficar vem úmida,com um pratinho em baixo de preferência (use água da chuva ou deixe água da torneira parada por 48hrs.)
Se você quer transplantá-la,compre primeiro o sphagnum e areia(ou pó de coco,etc.mas sempre com sphagnum) para colocá-la em um vaso maior e com muito cuidado para não machucar suas raízes.(a pesar que eu acho que ela está muito boa nesse vaso por inquanto,mas fassa como quiser pois troquei as minhas também porque suas folhas estava muito apertadas).
Estou vendo que suas armadilhas estão quase todas fechadas,pode não ter sido você mas evite ficar pondo o dedo ou fazendo-as fechar sem motivo e nunca de insetos demais para elas, pois elas podem se virar. :)
Qualquer outra dúvida só perguntar.


Editado pela última vez por Lanzarin em 23.04.2010(Sex)15:36, em um total de 4 vezes.



23.04.2010(Sex)15:04
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
O que que vc comprou a 5 reais? Sphagnum? Então.. Você pediu o que lá no viveiro tropical? Sphagnum? Falou esse nome mesmo? Quanto ao nome do substrato que vc pediu, foi qual?

Lá eu achei a argila expandida e o pó de xaxim e de coco.. Não vou transplantar ela enquanto não achar sphagnum... :cry:

Abçs...


23.04.2010(Sex)15:22
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.04.2010(Seg)17:43
Mensagens: 62
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Isso pessa sphagnum.não comprei nenhum substrato lá só o sphagnum e misturei com areia que eu tenho aki.E outra dica, não compre xaxim pois ele está em extinção e aki nós não gostamos que compre xaxim.


23.04.2010(Sex)15:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Lanzarin escreveu:
Estou vendo que suas armadilhas estão quase todas fechadas,pode não ter sido você mas evite ficar pondo o dedo ou fazendo-as fechar sem motivo e nunca de insetos demais para elas, pois elas podem se virar. :)
Qualquer outra dúvida só perguntar.


Pois é.. isso foi consequência do primeiro dia.. empolgação.. todo mundo em volta pra ver ela comento os insetinhos.. hehe.. depois disso tudo foi que tive a calma de parar e pesquisar na internet.. agora já estou ciente desses cuidados..

Ah, by the way.. tenho 22 anos.. =)


23.04.2010(Sex)15:26
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Lanzarin escreveu:
Isso pessa sphagnum.não comprei nenhum substrato lá só o sphagnum e misturei com areia que eu tenho aki.E outra dica, não compre xaxim pois ele está em extinção e aki nós não gostamos que compre xaxim.


Pois é.. eu vi uma frase assim na assinatura de um admin.. Mas a moça me garantiu que é legalizado.. hehe
=)

Afinal, esse Viveiro Tropical é lá na Caúla mesmo né? Vou ligar lá de novo.. =D

abçs!


23.04.2010(Sex)15:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.04.2010(Seg)17:43
Mensagens: 62
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Isso é la mesmo liga e pergunta se ainda tem Sphagnum, se tiver compra. :wink:


23.04.2010(Sex)15:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Rapaz, eu liguei.. mas o povo ta meio desinformado.. hehe
Eu liguei lá e pedi sphagnum, aí a mulher se enrolou toda pra repetir e disse que não tinha não...

Aí eu falei, mas um amigo meu comprou aí.. é um musgo...
Aí ela.. Ahh.. musgo... acabou, mas chega mês que vem.

hehehe.. tem que ver se esse musgo que vai chegar é sphagnum msm.. =)

Valeu cara!!


23.04.2010(Sex)15:55
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB