Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:59



Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Substrato em Rondônia... 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem Substrato em Rondônia...
Pessoal, acabei de comprar minha dionaea e não sei se ela está num substrato bom.. mas uma coisa é certa: não tem musgo nela (sphagnum).
Sou totalmente iniciante nesse mundo, li mil coisas no fórum e li tanto que já estou tonto... O fato é que quero replantar ela (mais para frente.. ou talvez agora logo.. tenho que entender bem sobre a dormência.. afinal uns dizem que é necessário, outros dizem que não..)

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre substrato. O pessoal fala muito de pó de coco (ou fibra de coco)... Ele substitui o sphagnum? Ou substitui areia? Ou não substitui nada?

A areia que o pessoal tanto fala é areia lavada? aquela comum da praia ou rio?

Achar Sphagnum aqui em Porto Velho está sendo uma luta (e pela net o frete me quebra)... então se alguém tiver alguma dica sobre onde comprar ou como substituir ingrediente X por outro...

Proucurando aqui só achei:
Argila Expandida
Pó de xaxim
pó (e fibra) de casca de coco

Outra coisa, como faço para medir o ph da terra sem ter que comprar um "PHmômetro" (verba curta!)? Sei que tem algumas fitinhas que põe e depois vê a cor..

Ou esse lance de ver o ph não precisa? Só arrumando os substratos já fica no ph ideal? Água da torneira descansada de 48hrs é realmente insofensiva para a planta? Aqui em casa é água de poço (artesiano), mas acho que tem tratamento com cloro (condomínio aqui). Será que é melhor que água da Companhia de águas descansada, por ser água do poço?

Abraços e obrigado a todos que postarem.

Ps.: Se quiserem foto da planta pra verem o substrato que ela está é só falarem.


23.04.2010(Sex)12:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.04.2010(Seg)17:43
Mensagens: 62