Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)14:06



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Vale a pena fazer leaf-cutting? [ATUALIZADO] 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem Vale a pena fazer leaf-cutting? [ATUALIZADO]
Pessoal, ia criar esse tópico porque pelo estado da bixinha estava com medo de ela morrer.. mas já me tranquilizaram..

Enfim, a minha dúvida agora é se compensa transplantar essas folhas para outro vasinho.. Vejam o tamanho da planta, o substrato que ela tá e, obviamente, o estado das folhas.. será que ainda pegam?

Essa foto foi de ontem... a manchinha fraca evoluiu para uma bem forte de ontem para hoje...
Imagem

Essas são de agora a tarde!
Imagem
Imagem
Imagem


Aguardo opiniões.. abraços a todos!

Edit1: Mudei o título do tópico. Tava errado.


Editado pela última vez por thiagom em 28.04.2010(Qua)1:33, em um total de 2 vezes.



24.04.2010(Sáb)19:53
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Quando a folha abre desse jeito ai ela já era(não a planta) é só você aumentar a linha de água e por ela no sol para torrar pronto daqui a uma semana e maia vai vir umas três folhas de uma vez.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


24.04.2010(Sáb)19:56
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Adriel Faust Martins escreveu:
Quando a folha abre desse jeito ai ela já era(não a planta) é só você aumentar a linha de água e por ela no sol para torrar pronto daqui a uma semana e maia vai vir umas três folhas de uma vez.


Adriel, pelo tamanho da planta e o estado dela vc acha que é muito arriscado tentar fazer o leaf-cutting?
Lembrando que sou totalmente inicante (mas já sei como se faz o procedimento) e nunca fiz (ou vi fazendo) isso antes. Só em um tutorial aqui do fórum...

Abraços!!


24.04.2010(Sáb)20:08
Perfil

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Deixa ela quieta agora espera passar o inverno e depois que você cortar a haste floral vai vir um monte de muda.

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


24.04.2010(Sáb)20:10
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2010(Sex)18:59
Mensagens: 865
Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem 
Concordo com o Adriel, mas quando a haste floral vier, e quando você cortá-la, plante tbm, pois pode brotar.

_________________
Abraços,

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist


24.04.2010(Sáb)20:13
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2010(Ter)19:51
Mensagens: 99
Localização: Guarujá - Sp
Mensagem 
Tenta fazer uma muda , puxa uma folha que esteja secando com cuidado e enterra a parte branca no musgo sfagnum , talvez ela brote .

_________________
Cuide das plantas e das árvores, preserve a natureza , cuide hoje do seu futuro amanhã !


24.04.2010(Sáb)21:00
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Olha.. eu simplesmente não consigo deixar minha dionaea em paz.. to o tempo todo em cima dela..
trocando água, pondo no sol.. mudando de lugar.. e recentemente, quando ela abriu as armadilhas, limpando os insetos dela..

Hoje, antes de domir, quando fui colocar ela no local onde pega o sol da manhã, não aguentei ver aquelas folhas secando e tomei uma decisão meio radical (devido ao estado e o substrato (acho que é terra ou pó de xaxim) que ela está)... arranquei (com todo cuidado) duas folhas que estavam secando e plantei do lado dela (porque não tenho musgo ainda, estou procurando e o único lugar aqui que achei ta em falta e só chega mês que vem)...

Vamos esperar, tomara que brote.. *-*

To ansioso... abraços a todos e obrigado pelas dicas..

Ps.: Nunca fui florista nem apaixonado por plantas e sou totalmente leigo no assunto, inclusive sobre polinização. Quando brotar a haste e vier a flor, vou pedir um passo-a-passo, pois já pesquisei no fórum e não achei nenhum. Achei um dizendo que cutuca aqui e passa ali, mas não entendi direito. Na hora certa aviso os colegas! Abçs!


26.04.2010(Seg)2:44
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Ou seja:

Imagem KKKKKKK adorei esse emot.

É sério Tiago, Plantas carnívoras não sao como os caes e gatos que querem carinho e atenção até quando vc ta dormindo. Muitas vezes o melhor cuidado que você deve ter por elas é deixa-las quietas no canto, enquanto vc, deitado em seu sofá, declara que as ama kkkkk.

Quando comecei eu também fazia que nem você ta fazendo, punha as DIONAEA na janela q bate sol de manha, depois tirava e punha na q bate sol de tarde, as vezes levava ela pro páteo do prédio pra ela tomar o sol do meio dia hahahah. E acredite, essa não é a melhor forma, ela simplesmente não se desenvolve bem. Procure achar o melhor lugar que puder pra ela em sua casa e não tire ela de lá a menos que seja muito necessario. Só assim ela vai se acostumar com o ambiente.

E tente segurar a onda, deixe os leaf cuttings e as mutilações pra primavera kkk =P


26.04.2010(Seg)10:37
Perfil ICQ
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Fala meu povo, tudo em riba? Sobre as folhas que plantei, uma pegou e já ta criando raiz.. a outra acho que vai morrer... =/

Então, ainda não satisfeito com a minha dionaea sofrendo no vasinho com substrato desconhecido, eu resolvi transplantá-la (foi assim que vi a pequena raiz que a folha arrancada está criando)... eu consegui achar sphagnum aqui na minha cidade e peguei um pouco de areia, fervi tudo e mandei bala. Sobre a proporção, ficou meio que 60% (sphagnum) 40% (areia), mas foi por causa de um erro de cálculo.. hehe.. Fiz isso pela noite, que é o único tempo livre que tenho..

Mesmo sem experiência no assunto, acho que me saí bem.. aproveitei e troquei o vaso dela por um maior e o vaso externo (que acumula a água) por um de garrafa pet.. =)

Seguem as fotos da planta já transplantada (não quis tirar foto durante o processo pq fiquei um pouco nervoso).. na próxima vez que for transplantá-la, ou quando for tirar a mudinha do vaso para por em outro, vou criar um tópico tutorial com fotos do preparo do substrato e reunir todas as informações que sofri para juntar aqui no fórum em um tópico só!

Ufa, chega de falar e seguem as fotos.

Aqui, repare lá em cima na folha que está criando raiz (já tirei ela morrendo da planta mãe)..
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Aqui, o detalhe da folha que acho que vai morrer... =(
Imagem

Aqui, os detalhes da folha que acho que vai VIVER... =)
Imagem Imagem Imagem

Abraços a todos!


28.04.2010(Qua)1:30
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15
Mensagens: 154
Localização: Porto Velho - RO
Mensagem 
Ei meu povo, não quero abrir tópico só pra perguntar isso.. mas sobre a folha do leaf-cutting.. A armadilha esta ficando quase toda preta (ta meio a meio), devo cortá-la? Ou é melhor deixar que ela toda apodreça?

Li em algum lugar que a dionaea aproveita a "energia" da folha que ta morrendo, meio que sugando ela de volta da folha.. alguém também já ouviu falar disso?

Eu acho que faz sentido porque ela está apodrecendo da ponta da folha, e nenhuma outra parte (além desse limite entre folha boa e ruim) está apodrecendo.

Abraços, inté!


29.04.2010(Qui)11:05
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB