Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)12:48



Responder  [ 8 mensagens ] 
 Minha dionaea 
Autor Mensagem

Registrado em: 24.01.2011(Seg)14:52
Mensagens: 8
Mensagem Minha dionaea
Boa tarde pessoal, ontem comprei uma Dionaea e queria a ajuda de vocês. Tenho algumas dúvidas:

  1. A "carcarça" dos insetos devorados, devo tirar ou não interferir nisso?
  2. A noite, qual o melhor lugar para deixá-la?

Acredito que essa minha Dionaea esteja bem fraca. Ela estava num lugar sem sol na floricultura, sem muita água. Os reflexos dela estão beeem lentos (os insetos passam pelos tricomas e não acontece nada). O que vocês acham que devo fazer?

Aqui algumas fotos dela:
Imagem
Imagem
Imagem

Valeu(Y)


26.01.2011(Qua)16:33
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38
Mensagens: 244
Localização: Cascavel PR
Mensagem .
vini.franke como vc mesmo disse ela esta meio faca, acho que vc deveria por um substrato melhor quando puder.
sphagnum puro acho que seria o mais apropriado.
a carcaça dos insetos vc nem mexer a chuva limpa a plantas.
deiche ela bastante no sol mais não é necessário a troca de lugar a noite.
com o passar do tempo a planta vai se desenvolver suas mandíbulas irão avermelhar.
e sua planta vai capturar suas presas com facilidades.
espero ter ajudado com suas duvidas
:D :lol: :P


26.01.2011(Qua)17:01
Perfil

Registrado em: 24.01.2011(Seg)14:52
Mensagens: 8
Mensagem Re: .
arthur lopes escreveu:
vini.franke como vc mesmo disse ela esta meio faca, acho que vc deveria por um substrato melhor quando puder.
sphagnum puro acho que seria o mais apropriado.
a carcaça dos insetos vc nem mexer a chuva limpa a plantas.
deiche ela bastante no sol mais não é necessário a troca de lugar a noite.
com o passar do tempo a planta vai se desenvolver suas mandíbulas irão avermelhar.
e sua planta vai capturar suas presas com facilidades.
espero ter ajudado com suas duvidas
:D :lol: :P


ajudou sim arthur!
andei procurando por sphagnum aqui em minha cidade, não tem pra vender =/ mas vou dar um jeito.

Há algum cuidado em especial pra eu fazer o replantio?

valeu!


26.01.2011(Qua)17:03
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem 
Muito cuidado com as raizes delas ao replantar, muitos falam para lavar as raizes para tirar o resto do substrato antigo, mas eu particularmente não faço e nem recomendo isso, para que não haja tanto stress da raiz da planta e tbm para não haver danos.
Outra coisa, cuidado com o sol em excesso para não queimar as folhas, vá adaptando sua Dionaea ao sol( um dia deixa tomar 1 hora, no outro 2 horas e assim por diante) e tbm o sol da manhã e do final do dia é o melhor para as plantas.


26.01.2011(Qua)17:29
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Citação:
Há algum cuidado em especial pra eu fazer o replantio?


Acho que nenhum. A Dionaea é uma das PC's mais resistentes. Ao contrário do Arthur, eu recomendo você lavar as raízes sim. É bom para retirar o excesso de nutrientes que se acumulam nas raízes, principalmente com esse substrato que ela está.

Vini, atualize seu perfil, colocando a sua localização. Sabendo a cidade que você se encontra, a gente consegue indicar pra você lugares para encontrar plantas, musgo, etc.

Grande abraço

_________________
Imagem


26.01.2011(Qua)21:23
Perfil

Registrado em: 28.09.2010(Ter)19:38
Mensagens: 244
Localização: Cascavel PR
Mensagem 
vini.franke geralmente o substrato das planta vindas de mercados ou floriculturas são de ma qualidade
uma vez comprei uma Dionaea no mercado, e no seu substrato avia terra com um mínimo de sphagnum.
mais quando eu troco minhas plantas de vaso eu costumo limpar seu risoma na agua corrente.
E bem rápido enrolo sphagnum umido em seu risoma e raizes, e re-planto em outro vaso.
não dizendo que os outros fazem errado, cada um fas de seu jeito do jeito que acha que é melhor
minha plantas se desenvolvem bem
mais isso não quer disser que é desse jeito que deve fazer ok

aaaa o Marcos ono daqui do fórum vende sphagnum
Substrato(musgo+xaxim)= R$ 2,00/ litro
espero novamente ter ajudado :lol:


26.01.2011(Qua)21:46
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 22.05.2010(Sáb)13:41
Mensagens: 181
Localização: Brasilia - DF
Mensagem 
Tipo Mauricio eu concordo com você, a Dionaea é bem resistente, mas é que eu já perdi algumas por causa de stress nas raizes, e queria evitar que isso acontecesse com nosso amigo aqui.


26.01.2011(Qua)22:01
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Eu te entendo, Arthur. No começo eu tinha esse medo também, de afetar a planta ao transplantá-la de vaso. Acho que com o tempo você acaba perdendo, já que adquiri mais experiência. Realizando a troca com cuidado, a planta não sente a ponto de morrer não. E não pode esquecer de depois do transplante manter a planta alguns dias longe do sol direto, que se não for feito pode causar a morte dela.

Abraços

_________________
Imagem


26.01.2011(Qua)22:53
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB