Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2024(Dom)20:13



Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dionaea de floricultura: trocar substrato? 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Dionaea de floricultura: trocar substrato?
Olá a todos.

Infelizmente sou muito ansioso por resultados :mrgreen: e mesmo com um monte de sementes de dionaea, resolvi comprar uma que (milagrosamente) estava sendo vendida aqui na minha cidade na hora do meu almoço (a floricultura é na frente do restaurante que almoço)... Achei caro R$15,00 mas pelo que vi em fotos aqui no fórum aparentemente tem várias mudas do rizoma e acredito que fiz um bom negócio levando isso em consideração. Mas o substrato é meio estranho (acho que é fibra de coco, pó de xaxim e ínfimos pedaços de sphagnum) e não sei se vai dar rock deixar ela como está (já que a vendedora me disse que já tinham chegado a um pouco mais de uma semana sem os devidos cuidados - que ela desconhecia). Coloquei ela em água numa vasilha que por sorte trouxe comigo e espero chegar em casa para resolver esse problema hoje.
Tenho esphagnum e pó de xaxim que ganhei (sei que não é ecologicamente correto mas "cavalo dado não se olha os dentes").
O que me dizem: mantenho onde está ou troco o substrato e separo as mudas no processo? Me ajudem.

Seguem as fotos:
Imagem

Imagem

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


Editado pela última vez por Jadson em 22.12.2011(Qui)23:22, em um total de 2 vezes.



20.12.2011(Ter)12:26
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato?
Olá amigo... Recomendo a troca do substrato...

Por 70% de sphagnum e 30% de areia de quartzo...

Esse substrato logo vai apodrecer e matar sua planta...

Aí vc aproveita e separa os rizomas...

Abs... T+

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


20.12.2011(Ter)12:28
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato?
Obrigado. Vou ver se compro areia de filtro de piscina... (ai meu bolso :roll: ). Então você não recomenda o uso do pó de xaxim para dionaea?

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


20.12.2011(Ter)13:58
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato?
Olha... Muitos usam... E outros não usam...

Aqui evito usar xaxim, pois assim evita extração desenfreada na natureza... Então só uso o musgo sphagnum...

Se tiver aí, vc pode ultilizar, mas em pouca quantidade... 60% sphagnum, 10% xaxim, 30% areia...

A areia, se num tiver a de quartzo, vc pode ultilizar mesmo de construção muito bem lavada. Eu aqui fervo tudo para esterilizar...

Boa sorte amigo... Quero ver as fotos futuras dela..

Abs..

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


20.12.2011(Ter)14:48
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato? atual. 21/12
Estou com problemas lentidão extrema na internet :twisted: para postar as fotos agora, mas dividi um vaso em 2. Esse vaso tinha mais de 5 mudas mas fiquei com o coração na mão para dividí-las, então separei em 2: um com duas mudas maiores e no outro as mudas menores (umas 4) essas últimas coloquei na minha micro estufa versão 1.0 :lol: . Fiz com sphagnum puro já que não serão vasos definitivos e agora tenho uma mistura de sphagnum com vermiculita (quase 1:1 - erro na mistura :roll: ) e tenho outros 2 vasos com dionaea com mudas para separar, dá pra plantar tranquilo nessa mistura de sphagnum/vermiculita?
E como podem ver nas fotos, as plantas parecem estioladas, talvez porque no lugar onde foram produzidas não havia disponibilidade de luz direta ou muita densidade de plantio. Por isso como devo fazer, coloquei elas para pegar luz indireta no medo de queimá-las na adaptação, agora: quanto tempo espero para deixá-las no sol direto?

Abraços.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


21.12.2011(Qua)8:11
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato? atual. 21/12
Pode plantar na sua mistura... Pois a dionaea, é bem resistente quanto a isso...

Acostume com sol direto evitando apenas as horas quentes. Faça isso aos poucos, de hora em hora vai aumentando até ficar o máximo possível...

Abs... Bom cultivo...

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


21.12.2011(Qua)10:34
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 19.12.2011(Seg)11:30
Mensagens: 18
Localização: Pelotas RS
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato? atual. 21/12
estou com o mesmo problema amigo...... as floriculturas vendem com este substrato...
Só que pior, onde moro não tem sphagnum à venda....terei que encomendar na net.....

É muito dificil trocar o substrato ???? Só tirar a planta do velho....limpar bem a raiz.....ai coloco areia no fundo e sphagnum na camada de cima ?????

É mais ou menos isso ?


21.12.2011(Qua)11:04
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato? atual. 21/12
Obrigado Carnovaaugusto vou plantá-las hoje mesmo. :D
Pois é Yuri, aqui onde moro quando vou a floriculturas e pergunto: "Gostaria de comprar substrato sphagnum. Vocês têm?" Na mesma hora os vendedores fazem uma cara de quem viu a metade do bicho de goiaba depois da mordida na fruta... Não fazem idéia do que sphagnum :( . Uma vez encontrei um pouco de sphagnum numa propriedade de um conhecido. Não sabia se era sphagnum mesmo mas plantei ele num pote fechado e agora tenho uma quantidade considerável (mas já usei todo o seco) crescendo. Infelizmente não tenho o suficiente sempre que quero por isso também tenho que comprar na internet.
Pra trocar o substrato até que achei simples, fui com um borrifador tirando o substrato que veio com ela e com cuidado separei as mudas mais soltas, fiquei com dó e medo de cortar as outras mudas para separá-las mas vai ter uma próxima vez.

Mais a noite ponho as fotos das mudas separadas.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


21.12.2011(Qua)15:59
Perfil

Registrado em: 19.12.2011(Seg)11:30
Mensagens: 18
Localização: Pelotas RS
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato? atual. 21/12
Pois é....é um problema encontrar.....

Ok, fico no aguardo pra ver as fotos !!!

Eu mandei vir a mistura de pó de fibra de côco + sphagnum para plantar minha drosera.....

Quando chegar este, vou mandar vir o sphagnum puro ai quando chegar procuro um pouco de areia aqui. Ai vou realizar esta "cirurgia" hehehe


21.12.2011(Qua)20:04
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: Dionaea de floricultura: trocar substrato?
Atualizando:

Essas são as mudas que os 3 vasinhos que comprei renderam:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Infelizmente não tirei uma foto logo que troquei o substrato para ter um antes e depois mas parecem que estão sorrindo quando olho
para elas :D .

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


28.12.2011(Qua)19:33
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB