Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)13:44



Responder  [ 5 mensagens ] 
 ajuda 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 07.01.2012(Sáb)17:14
Mensagens: 14
Localização: Petropolis Rj
Mensagem ajuda
bom , eu fiz o transplante da minha dionaea para o musgo sphagnum tem poucas semanas. o substrato so foi o spahgnum puro , e com o prato molhado em baixo . A areia de piscina é muito cara , intao comprei pó de xaxim que vendia aki perto de casa . Posso misturar o xaxim no meu sphagnum? leva quanto tempo em media para apodrecer? tem algum problema por xaxim? obrigado

_________________
A natureza geme , em dores do parto.


24.01.2012(Ter)14:38
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.12.2011(Seg)11:25
Mensagens: 36
Localização: Barueri - SP
Mensagem Re: ajuda
No lugar da areia de piscina você poderia ter usado areia de construção bem lavada. Mas enfim...
O xaxim é rico em tanino, que a certo prazo prejudica a planta sim. Quem o usa (o mesmo é proibido por lei, pois ele corre risco de extinção) recomenda deixar ele de molho por uns dias trocando a água todo dia para eliminar o tanino.
Se não me engano, em dois anos ele apodrece...
Então ao meu ver você poderia usar outros materiais na composição e evitar futuros problemas a sua planta pelo uso do xaxim.


24.01.2012(Ter)14:54
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: ajuda
Olá SrRafans.

Antes de qualquer coisa, tente mudar o título do tópico de "Ajuda" para algo como "Ajuda com o tipo de substrato para dionaea" pois facilita a quem está lendo a lista saber de que assunto se trata o tópico.
Assim como o WAFERnando disse a areia de construção mais grossa pode ser utilizada, mas estando bem lavada. E quanto ao xaxim, pode ser utilizado mas como foi dito ele apodrece mais rápido e libera ácidos úmicos e tanino na sua decomposição. Por isso caso for utilizá-lo tente molhar com cuidado o subtrato por cima (sem jogar diretamente na dionaea) e deixar a água escorrer pelos furos do vaso, e fazer isso sempre que possível. Quanto a proibição quanto ao uso do xaxim com a resolução 278/2001 do CONAMA foi proibida a extração e o uso de material proveniente do mesmo. Por isso tenha em mente antes de comprar xaxim sem conhecer a sua procedência pois há locais onde o xaxim é produzido corretamente mas em alguns estados não são aceitos produtos do xaxim de forma alguma. Caso consiga encontrar na sua cidade, use a fibra de coco. :D

Boa sorte no cultivo.

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


24.01.2012(Ter)16:01
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.12.2011(Seg)11:25
Mensagens: 36
Localização: Barueri - SP
Mensagem Re: ajuda
Como o Jadson disse, a fibra de coco pode ser utilizada, mas da mesma forma ela libera o tanino, tendo você que deixar alguns dias de molho e trocar a água todo dia igual ao xaxim.
Eu sou iniciante, mas leio bastante o que membros mais experientes escrevem, então recomendo você fazer uso da areia de construção bem lavada!
Fácil de achar, barata e não agride a natureza!


24.01.2012(Ter)16:15
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: ajuda
Ultilize o melhor: sphagnum / areia.. Areia de constrção bem lavada, não tem risco nenhum...

Evite usar o pó de xaxim, pois o mesmo se degrada rápido, tem tanino, e xaxim está em risco de extinção. Ajude o planeta evitando a compra...

Você pode encontrar muita coisa pesquisando nos tópicos já existentes: viewforum.php?f=13

Abs...

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


24.01.2012(Ter)16:37
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB